Erasmus+

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

Ilha da Madeira - Portugal

PROJETO "PROTECT EARTH, SAVE LIFE”  

Esta candidatura à ação-chave 2 (Parcerias de Intercâmbio Escolar) do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar, com o n.º 2020-1-SK01-KA229-078247_4, foi aprovada com a subvenção de 30.424,00 €.  


DURAÇÃO

Início: 31/12/2020     Fim: 30/07/2023    Duração total: 31 meses  (prorrogado 7 meses devido à COVID-19).


PESSOAS-CHAVE DO PROJETO



EVENTO DE CURTO PRAZO DE FORMAÇÃO CONJUNTA DE PESSOAL/ SHORT-TERM JOIN STAFF TRAINING EVENT -  de 27 a 30/09/2021


PROJETOS eTwinning 

INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS - REPÚBLICA CHECA/CZECH REPUBLIC, de 16 a 20/05/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS - ESPANHA/SPAIN, de 17 a 21/10/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS - ILHA DA MADEIRA/MADEIRA ISLAND, de 21 a 25/11/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS - ITÁLIA / ITALY, de 26/02/2023 a 04/03/2023


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS - ESLOVÁQUIA/ SLOVAKIA, de 23/04/2023 a 19/04/2023


EVENTO DE CURTO PRAZO DE FORMAÇÃO CONJUNTA DE PESSOAL/ SHORT-TERM JOIN STAFF TRAINING EVENT - Espanha de 15 a 19/05/2023 


DISSEMINAÇÃO PÚBLICA/PUBLIC DISSEMINATION - 16/06/2023

O projeto “Protect Earth, Save Life” tem como objetivo alertar os alunos para viverem de forma responsável, tendo em consideração o futuro das próximas gerações, em tempos de alterações climáticas. As escolas participantes são de diferentes partes da Europa – Istituto Omnicomprensivo San Marcello Pistoiese em Itália, Ies Maria Sarmiento em Espanha, Zakladni skola a Materska skola, Uherske Hradiste na República Checa, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos em Portugal e Základná škola, ČSA 22, Prešov na Eslováquia.  

Este projeto visa a vida quotidiana e o seu impacto no nosso planeta. Pretende mostrar aos jovens o que eles, de forma individual, podem fazer para proteger e salvar a vida na Terra. Os alunos têm de conhecer o perigo real que o Planeta enfrenta neste momento e, só esta geração está em condições para fazer uma mudança reversível ao nível das alterações climática. Assim, pretende-se mostrar aos nossos alunos como as atividades humanas quotidianas influenciam os recursos naturais sem os quais não podemos viver (água, florestas, solo). O principal objetivo do projeto é ajudar os nossos alunos a encontrar a melhor forma de diminuir o consumo, o desperdício frequente e, ao mesmo tempo, a aumentarem a sua própria responsabilidade para com o Planeta. 

Através desta cooperação internacional, os alunos podem compreender que também os seus pares de outros países europeus são conscientes da sua própria contribuição para a pegada ecológica. A permanência nas famílias de acolhimento pode ajudá-los a comparar os seus hábitos com outras famílias europeias. Será importante procurar e descobrir as razões pelas quais certos lugares têm um aspeto diferente e o que podemos fazer. O lema é "Eu sou responsável" com o objetivo de transformar o "Eu" em "Nós" podemos. Este projeto prevê envolver os alunos, mas também os seus pais, famílias, professores e todas as comunidades participantes. 

Durante cerca de dois anos e meio, o projeto visará pelo menos 1000 estudantes entre os 12 e 16 anos e cerca de 100 professores de diferentes departamentos. Alunos e professores serão os principais grupos a participar nas mobilidades. 

Os professores trabalharão com os alunos em várias tarefas relacionadas com o projeto e, drão bons exemplos de comportamento amigo do ambiente. Após a partilha de boas práticas de mobilidades, em conjunto com os diretores das nossas escolas, todos os professores irão cooperar no processo de implementação de novos conhecimentos e experiências nas escolas envolvidas. 

Os municípios têm tido as suas próprias atividades para apoiar a política "verde". Serão divulgados os nossos projetos comuns (escola e município), salientando os principais pontos da "política verde" local. 

Durante este projeto, vamos cooperar em dois projetos eTwinning. Já foi iniciado o projeto "Comemos de forma responsável", enquanto o segundo projeto eTwinning "Proteger a Terra, Salvar a Vida" será iniciado em novembro de 2021, e planeia explorar os cinco principais tópicos do nosso projeto Erasmus+: Alimentação, Água, Reciclagem, Resíduos e Transporte. Cada país anfitrião preparará várias atividades de apoio a um tema concreto de mobilidade. Todos os conhecimentos e as nossas dicas serão resumidos, pois o produto final será um livro eletrónico "Live Ecologically" (em inglês e nas 5 línguas nacionais das escolas participantes) com conhecimentos e dicas práticas para a nossa vida quotidiana. O livro eletrónico será carregado na Plataforma de Resultados do Projecto Erasmus+. 

Durante cada mobilidade, os estudantes organizar-se-ão em equipas internacionais promovendo estratégias de cooperação que requerem que cada aluno seja um pedaço do todo. Os alunos trabalharão em conjunto para descobrir e melhorar a sua própria especificidade, as suas capacidades e talentos. Durante todas as atividades, utilizaremos diferentes resultados de aprendizagem: Aprendizagem pela prática, Aprendizagem cooperativa, Debate, e outros métodos inclusivos para reduzir o abandono precoce e a pobreza educativa. 

Todos os resultados do projeto (livros eletrónicos, questionários, vídeos, fotografias) serão visíveis em linha no nosso website do projeto e nos websites das escolas e, através das redes sociais (Facebook escolares, blogs, …). Em cada escola teremos uma exposição permanente apresentando os resultados do projeto. Após cada mobilidade, cada escola organizará um seminário para os estudantes da escola para partilhar experiências e conhecimentos resultantes da mobilidade. No final do projeto, cada escola participante terá de organizar uma conferência convidando representantes de escolas locais, organizações ambientais locais, representantes do poder político local e imprensa.  

Todos os resultados do projeto serão uma parte permanente do processo educativo nas nossas escolas. Queremos também enriquecer e motivar outros professores e alunos, pelo que o material será oferecido a bibliotecas e outras escolas para aplicar no futuro processo de educação nas escolas. 

Será um projeto das escolas como um todo. Ajudará todas as comunidades a encontrar formas adequadas de serem eco responsáveis. 

Através dos nossos alunos, iremos influenciar as suas famílias e comunidades mais vastas em prol de um mundo melhor para o futuro de todos.