Erasmus+

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

Ilha da Madeira - Portugal

PROJETO "BRINGING LIFE SKILLS INTO THE CLASSROOM"

Esta candidatura à ação-chave 2 (Parcerias de Intercâmbio Escolar) do Programa Erasmus+, no setor do Ensino Escolar, com o n.º 2020-1-PL01-KA229-081512_2, foi aprovada com a subvenção de 38.700,00 €.


DURAÇÃO

Início: 01/09/2020     Fim: 31/08/2023    Duração total: 36 meses  (prorrogado 12 meses devido à COVID-19).


PESSOAS-CHAVE DO PROJETO


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – TURQUIA/TURKEY, de 12 a 15/10/2021


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – ILHA DA MADEIRA/MADEIRA ISLAND, de 22 a 25/03/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – CROÁCIA/CROATIA, de 7 a 10/06/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – ROMÉNIA/ROMANIA, de 13 a 16/09/2022


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – ESLOVÁQUIA/SLOVAKIA, de 21 a 24/03/2023


INTERCÂMBIO DE CURTO PRAZO DE GRUPOS DE ALUNOS / SHORT-TERM EXCHANGE OF GROUPS OF PUPILS – POLÓNIA/POLAND, de 30/05/2023 a 02/06/2023


ATIVIDADES DO PROJETO DESENVOLVIDAS NA ESCOLA COM OS ALUNOS / PROJECT ACTIVITIES DEVELOPED IN SCHOOL WITH STUDENTS 



"Bringing life skills into the classroom" é um projeto “Erasmus +” dedicado a alunos dos 12 aos 15 anos e a professores de 6 países: Croácia, Portugal, Polónia, Roménia, Eslováquia e Turquia. 

As atividades e tarefas do projeto são baseadas num artigo escrito pelo psicólogo polaco, Michał Pasterski (https://michalpasterski.pl) que selecionou uma série de habilidades para a vida que fazem falta no currículo escolar. Os nossos principais objetivos incluem promover inovação, o empreendedorismo, a criatividade, empregabilidade, trocas de experiências e know-how, inclusão de crianças desfavorecidas no projeto e desenvolvimento de habilidades essenciais.  

De entre as atividades principais do projeto devemos destacar: intercâmbios curtos de alunos; criação de um logótipo; preparação de apresentações digitais; elaboração de um Curriculum Vitae, bem como cartas de apresentação em inglês; manutenção de uma casa com o respetivo orçamento familiar; técnicas para gerir de stress diário; promoção da atividade física entre as crianças; criação de negócios virtuais. 

Todo o projeto é baseado na metodologia STEAM, sobre a qual trabalhamos durante a primeira reunião virtual.  

Esta abordagem educacional dota os nossos alunos de habilidades e conhecimentos necessários para ter sucesso no século XXI, a fim de se tornarem criadores e não apenas consumidores passivos. 

Os alunos trabalham em grupos e, principalmente nas reuniões do projeto, realizam atividades em grupos mistos (um ou dois alunos de cada país).  

Os resultados incluem um documento digital com a comparação dos preços dos alimentos em todos os países parceiros em euros e outras moedas parceiras; um manual digital com métodos para lidar com situações estressantes; um manual digital de métodos eficazes de aprendizagem e um manual digital obrigatório para viajantes nas diferentes regiões envolvidas.  

Outros resultados comprovam a aprendizagem de habilidades para a vida, melhorando as capacidades e competências-chave em Inglês e Tecnologias de Informação e Comunicação.  

Os alunos envolvidos tornam-se inovadores, empreendedores, ativos e desenvolvem aptidões essenciais para um futuro no mercado de trabalho. Além disso, professores e discentes, ganham experiências inesquecíveis de vários sistemas educacionais, diferentes línguas e países distantes.  

Graças ao projeto Erasmus +, cada parceiro desenvolve uma rede de escolas/parceiros para troca de experiências e novas ideias para os próximos anos.