Aceda à nossa seleção de ferramentas e fique a conhecê-las. As ferramentas estão agrupadas em torno dos 6 principais motivos de abandono identificados na fase de pesquisa do projeto DIDO.
Em seguida, selecione as ferramentas que respondem às necessidades do seu grupo-alvo profissional em termos de prevenção de abandono do processo de aprendizagem dos adultos.
Fez a sua seleção? Em seguida, leia as instruções de cada ferramenta que deseja usar, faça o download dos documentos e ação!
DIDO é um projeto Erasmus +, cofinanciado pela Comissão Europeia e apoiado pela Movetia. Ao desenvolver um kit de ferramentas com medidas específicas, o projeto DIDO visa aumentar as hipóteses de sucesso dos aprendentes adultos em toda a Europa.
A obtenção de um certificado escolar e/ou profissional é um instrumento valioso na sociedade de hoje. Está demonstrado que as pessoas que não terminam a escolaridade obrigatória ficam desempregadas durante mais tempo do que as pessoas que obtiveram o certificado de conclusão da escolaridade (Creten, Van Damme e Van de Velde, 2002). Em 2015, 58,2% dos que abandonaram precocemente a educação e a formação dos 18 a 24 anos estavam desempregados ou inativos. Da população total de 18 a 24 anos de idade, 19,1% não estavam empregados, nem prosseguiram o seu processo de aprendizagem (NEET), e, portanto, corriam o risco de serem excluídos do mercado de trabalho.
Ainda assim, um número significativo de estudantes abandonam o ensino secundário antes de obter um diploma (= abandono escolar precoce). Alguns deles retomam os estudos mais tarde no seu percurso de vida. Nessa altura, estes pretendem obter um diploma para encontrar um emprego ou seguir para a ensino superior. A educação de segunda oportunidade na Europa, ensino recorrente em Portugal, geralmente é bem-sucedida em ajudar jovens que não concluíram o ensino secundário, ao adotar uma abordagem diferente para a aprendizagem.
Mas também numa segunda oportunidade os estudantes abandonam o ensino. O mesmo vale para outros setores de educação de adultos, como os cursos superiores técnicos profissionais ou cursos de aprendizagem de Português para falantes de outras línguas.
Os educadores de adultos têm noção do que causa o abandono precoce dos aprendentes, mas são apenas suposições. Muito poucas instituições de educação de adultos realmente analisam estas causas específicas perguntando sistematicamente aos seus aprendentes as razões porque estes pensam desistir ou já desistiram. Devido a esta falta de informação, a prevenção de abandono na educação de adultos geralmente não aborda as causas reais e, portanto, falha. A educação de adultos na Europa precisa de ferramentas concretas e práticas para lidar com o abandono no ensino recorrente e na educação de adultos em geral.
Com base nessa necessidade específica, surgiu o projeto DIDO, tendo sido desenvolvido este kit de ferramentas!
O consórcio DIDO é composto por 6 parceiros Europeus:
Deseja saber mais sobre estas organizações? Vá para a página de 'parceiros' no site DIDO.
O consórcio DIDO realizou por país uma investigação quantitativa e qualitativa sobre o abandono no processo de aprendizagem dos adultos. Cada análise deu um insight sobre a ocorrência de abandono na respetiva instituição ou país, as razões para o abandono de adultos e as estratégias e medidas existentes em cada organização/país para lidar com a prevenção do abandono dos adultos em processo de aprendizagem.
Com base nisso, foram identificadas 6 principais razões para o abandono na educação de adultos. Para conhecer estes motivos e / ou fazer o download do relatório completo da investigação, aceda ao website DIDO.
Durante a semana de formação transnacional que decorreu em Peniche, educadores de adultos dos 6 países reuniram-se e debateram sobre as ferramentas a serem desenvolvidas com base nas 6 principais razões identificadas para o abandono. Estas ferramentas foram desenvolvidas e testadas durante 5 meses e otimizadas com base no feedback dos utilizadores. E agora estão disponíveis para usar!
Por decisão da parceria somente as ferramentas direccionadas para os aprendentes adultos estão traduzidas para cada uma das línguas maternas das organizações parceiras. As restantes ferramentas estão disponibilizadas em inglês.
Temos que ser honestos: não, isto não impedirá que todos os aprendentes adultos desistam. MAS permitirá à sua organização:
Estas ferramentas não deverão ser utilizadas avulso, mas sim inseridas numa política geral da organização sobre prevenção de abandono precoce dos adultos nos processos de aprendizagem. No entanto, se acha que a sua organização ainda não está pronta para este desafio, poderão ser utilizadas na sua prática formativa individual! Encorajados, outros colegas podem seguir o seu exemplo quando perceberem que o que está a fazer é eficaz.
Tem alguma pergunta para o consórcio DIDO ou para uma das organizações parceiras? Aceda o site do projeto DIDO e deixe a sua pergunta na secção de 'contactos' .