O WordPress é a plataforma de sites mais utilizada no mundo, com cerca de 40% do total de sites online. Descubra como criar um site em WordPress!
Antes de criar o seu site Wordpress, tem de compreender 3 pontos importantes sobre esta plataforma:
O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos, onde quase todas as características avançadas surgem como adicionais (add-ons).
Isto significa que a versão base do WordPress é extremamente simplista e é muito improvável que sirva para mais do que um blog básico.
Se o seu objetivo é fazer um site profissional com uso do WordPress, vai necessitar de adquirir (ou utilizar opções grátis) temas e plugins que disponibilizam as características que procura.
Para exemplificar, imagine que é um fotógrafo profissional e quer criar um site como o da Photoloja, para servir de montra para os seus serviços e portfólio.
Provavelmente vai necessitar de escolher um layout de website com uma componente visual muito forte. Talvez queira um banner rotativo ou slider, pelo que terá de a) escolher um tema ou b) instalar um plugin que forneça essa opção.
O mesmo acontece se necessitar de colocar um formulário para ser contactado, ou qualquer outra característica mais avançada.
É claro que quanto mais funcionalidades e requerimentos de design necessários, maior é a probabilidade de vir a necessitar de uma empresa para fazer a criação do seu site Wordpress.
Agora que esclarecemos este ponto, vamos a outro: a hospedagem.
O WordPress é simplesmente um software que agrega e gere informação, de forma a que ela possa ser publicada online.
Este software necessita de estar guardado num local (servidor) que sempre que é solicitado, disponibiliza a informação solicitada para quem a pediu.
É possível utilizar o seu computador pessoal como um servidor web para WordPress? Sim, é. Mas não é aconselhável.
Porquê? Porque o seu computador pessoal (pc) não está preparado para um uso frequente e profissional.
Além disso, o seu pc não tem sistemas de redundância que permitem recuperar dados caso algo errado aconteça.
Não apenas isso, mas o seu pc não estaria sempre ligado 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Seria estranho se um utilizador tentasse aceder ao seu site e ele estivesse offline porque o seu pc está em modo de standby ou mesmo desligado, não acha?
"Uma grande vantagem de um website profissional, é que ele funciona como um vendedor que trabalha 24 hrs por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano para si e para o seu negócio!"
- copiado de um cliente meu :)
A forma de resolver isso é através do uso de servidores especialmente pensados para a web. Estes servidores são mais rápidos, com maior capacidade e preparados para trabalhar horas a fio com poucos ou nenhuns problemas.
Assim, ao pensar em criar o seu site WordPress, lembre-se sempre de adicionar no seu orçamento o custo de um servidor web adequado.
Existem muitas opções e eu da minha parte recomendo:
Dica bónus: muitos destes provedores de serviço de alojamento já lhe permitem comprar o seu domínio, junto com uma pré-instalação do WordPress, o que acaba por ser uma boa opção para quem está a começar.
Outro ponto que necessita de esclarecimento é o uso do seu domínio:
Em termos simples, um domínio web é o seu endereço na internet. É a forma como alguém o encontra online.
Isto acontece através de protocolos (regras de codificação pré-definidas), mas para todos os efeitos, o que importa saber é que quando alguém clica no seu domínio está na realidade a fazer um pedido ao seu servidor: a informação presente naquele endereço web.
Um domínio serve para ser encontrado e deve ter 2 características básicas: ser exclusivamente seu e ser facilmente associado ao seu tipo de negócio.
Agora que já esclarecemos estes 3 pontos, já podemos avançar para a nossa lista top 10:
Para criar um site WordPress profissional de raiz em 2023, necessita de considerar esta lista com 10 pontos básicos:
Encontrar e registrar um nome de domínio para o seu site WordPress;
Criar o seu logótipo e marca, com uma palete de cores associada;
Escolher um servidor / hospedagem na web adequado a WordPress;
Instalar o WordPress;
Instalar um modelo base de site (chamamos "Tema");
Alterar o modelo base para o design que pretende para o seu site;
Criar a estrutura do seu site WordPress com páginas e sub-páginas;
Personalizar o seu site WordPress com os plugins adaptados às funcionalidades que necessita;
Adicionar o seu conteúdo e finalmente publicar o seu site na web;
Fazer manutenção regular à sua versão de WordPress e ao tema e plugins utilizados;
Qualquer um destes pontos acima podem ser feitos por qualquer pessoa, mesmo que um iniciante na construção de sites WordPress, mas dependendo do nível de design e funcionalidades que deseja é muitas vezes preferível encontrar um developer profissional ou uma agência especialista em WordPress.