O Woocommerce é um plugin que funciona como plataforma de ecommerce, em código aberto, construído para o Wordpress pela Automattic.
O Woocommerce serve para criar uma plataforma de venda online integrada em Wordpress.
Funciona como um plugin (ou módulo de extensão, é um programa ou pedaço de código usado para adicionar funções a programas maiores, como o Wordpress) e é de fácil instalação.
Em 2021, calcula-se que mais de 600.000 lojas online no mundo todo usavam Woocommerce, cerca de 28% de todas lojas virtuais.
O comércio eletrónico está cada vez a aumentar mais e a reduzir as compras em lojas físicas. Esta mudança foi drasticamente acelerada pelo impacto mundial da Covid 19.
Existem muitas mais vantagens do que apenas 8, mas estas são as vantagens do Woocommerce que considero mais relevantes para a realidade de Portugal.
Com os negócios online a acelerar, a venda online é mais competitiva mas também mais aliciante para as empresas.
O plugin WooCommerce é gratuito (1)
Por definição, o WooCommerce é um plugin de código aberto gratuito para o WordPress. Por ser gratuito, é utilizado por muitas pessoas e empresas que estão a começar no comércio eletrônico.
O Woocommerce funcionar muito bem com o WordPress (2)
O WordPress é a plataforma CMS mais popular do mundo - estima-se que quase 30% dos sites sejam feitos em WordPress - e além disso, fornece suporte de desenvolvimento direto para o WooCommerce. É o casamento perfeito!
Uma loja WooCommerce pode ser instalada e colocada a funcionar em tempo recorde, se compararmos com soluções de lojas virtuais personalizadas ou de soluções de CMS mais complicadas.
O Woocommerce é facilmente personalizável via temas / themes (3)
A qualquer altura pode personalizar a sua loja virtual com recursos a temas pré-preparados.
Esta característica pode não parecer muito importante, mas depois de um site customizado estar live, por norma é bastante difícil e caro fazer alterações.
No caso do WooCommerce, é relativamente fácil alterar de tema, seja um tema grátis ou pago.
Os próprios temas não são muito caros. Por cercade 90-100€ pode comprar um tema Woocommerce Premum e ainda receber suporte dedicado da equipa que o desenvolveu.
Um bom lugar para procurar temas premium de WordPress e WooCommerce é a ThemeForest.
O seu site ecommerce pertence-lhe apenas a si (4)
No mercado existem várias alternativas ao Woocommerce, como o Shopify ou o Wix.
A principal questão é que estas alternativasobrigam a uma mensalidade. Isto significa a sua loja nunca será realmente sua.
Não apenas isso, mas de cada vez que utiliza um serviço como o Shopify ou Wix, está sujeito aos termos e condições de serviços dessas plataformas e em alguns casos, pode mesmo ficar sem a sua loja e sem o seu dinheiro...
Grande número de plugins com inúmeras opções (5)
Pode encontrar centenas de plugins oficiais para o Woocommerce.
Estes plugins permitem acrescentar várias opções e customizações à sua loja, algo que lojas virtuais personalizadas talvez não permitam, ou sejam simplesmente demasiado caras.
A equipa de suporte do Woocommerce controla inúmeras extensões de terceiros para garantir que elas são compatíveis com as versões mais recentes do Woocommerce.
Funciona bem para SEO (6)
O WooCommerce é utilizado numa das plataformas mais bem adaptada às diretrizes de SEO fornecidas pelo Google.
SEO é a otimização para motores de pesquisa como o Google e permite que os seus produtos e serviços sejam encontrados por pessoas que já estão a pesquisar por eles - é um tiro certeiro para qualquer empresa!!
Além de toda a plataforma ser otimizada para SEO, ela também permite uma otimização de SEO dos produtos nela contidos.
O WooCommerce tem uma interface de utilizador muito intuitiva, onde os principais detalhes do produto e informações de SEO podem ser inseridos e armazenados.
Além disso, existem excelentes plug-ins de SEO de terceiros (como a Yoast) que podem ajudá-lo a otimizar cada produto e página do seu site.
O Woocommerce é uma alternativa económica (7)
Em comparação com a maioria das plataformas ecommerce, as soluções WooCommerce são quase sempre significativamente mais econômicas.
Isto acontece não apenas por ter origem numa base de código aberto, mas essencialmente devido à sua utilização massiva.
Existem ainda outras opções como o Wix que também podem ser exploradas. Deixamos essa opção para outra altura.