BREVE HISTÓRIA DO PROJETO 

De mãos dadas por amplos caminhos é o resultado de um trabalho associado entre projetos de pesquisa e de extensão universitária. Em 2017 e 2018, realizamos um estudo de campo aplicando entrevistas à docentes, com bastante experiência, que atuam nos sistemas escolares da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A análise das entrevistas revelou muitos dados importantes, entre os quais destacamos estes dois: que a formação em direitos humanos, valores e cidadania deve ser um eixo presente em todo o processo formativo; que o cultivo desses conceitos deve ser pautado no diálogo e no trabalho colaborativo. 

Em 2019, para a seleção dos conteúdos dos materiais, e para a escolha da metodologia, articulamos esses dados com o estudo do currículo e da didática escolar, além das legislações de diferentes paises da América Latina e Caribe, particularmente no que se refere a: direitos humanos; direitos da criança e adolescente; educação das relações étnico-raciais; igualdade de gênero; inclusão; ética e cidadania.

Após os estudos de campo e teórico, em 2020 iniciamos o processo de extensão universitária com a finalidade de criar materiais didáticos bilíngues (português-espanhol) para a educação em direitos humanos, valores e cidadania. A ideia é disponibilizá-los de maneira digital, com acesso livre, para que qualquer(a) educador(a) possa utilizá-los.

Por fim, cabe ressaltar que os materiais são elaborados não apenas para a construção de valores e atitudes éticas, mas também para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Entre os valores e atitudes encontramos: o respeito, o diálogo, a democracia, a solidariedade, a empatia, o trabalho em equipe e a resolução conjunta de problemas. Entre as habilidades intelectuais destacamos a interpretação de textos e de materiais audiovisuais, a produção oral e escrita, além da argumentação e reflexão crítica.

DE MÃOS DADAS POR AMPLOS CAMINHOS

O nome do projeto é a união de dois poemas, Dame la mano (De-me a mão), de Gabriela Mistral, e Vamos por anchos caminos (Vamos por amplos caminhos), de Víctor Jara. Ambos artistas são reconhecidos pela brilhante qualidade de seus versos e pela constante luta por transformar o mundo em um lugar mais justo e solidário. DE MÃOS DADAS POR AMPLOS CAMINHOS é um reconhecimento à Prêmio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral, e ao grande músico Víctor Jara. 

DE LA MANO POR ANCHOS CAMINOS 

El nombre del proyecto es resultado de la unión de dos poemas, Dame la mano, de Gabriela Mistral, y Vamos por ancho camino, de Víctor Jara. Ambos artistas son reconocidos por la brillante calidad de sus versos y por sus constantes luchas por transformar el mundo en un lugar más justo y solidario. DE LA MANO POR ANCHOS CAMINOS es un reconocimiento a la Premio Nobel de Literatura, Gabriela Mistral, y al gran cantautor Víctor Jara.