DE MÃOS DADAS POR AMPLOS CAMINHOS | DE LA MANO POR ANCHOS CAMINOS

Materiais didáticos para a educação em direitos humanos, valores e cidadania

Glossário educativo para identificação e prevenção de discursos de ódio e de extremismos na escola

Entre os anos 2002 e 2023 foram perpetuados 36 ataques a recintos escolares do Brasil. A idade média dos atacantes é de 16 anos, quase todos alunos ou ex-alunos da instituição violentada.

O glossário possibilita conhecer e identificar os extremismos e os discursos de ódio que atingem especialmente crianças, adolescentes e jovens. O objetivo final é que sejam realizadas ações preventivas e de detecção, a tempo, do que pode constituir um discurso de ódio ou se tornar um caso de extremismo violento, nas escolas e outros lugares.

O objetivo desta cartilha didática é aprender a dizer "não ao bullying". Nesta encontrarão leituras e vídeos sobre o que é este ato de violência, as suas consequências e que atitudes e ações permitem evitá-lo. Dizer não ao bullying exige o conhecimento e prática de alguns valores importantes, como o respeito, a empatia e a amizade.

No al bullying.

El objetivo de esta cartilla es aprender a decir "no al bullying". En esta encontrarán lecturas y vídeos sobre qué es este acto de violencia, sus consecuencias y qué actitudes y acciones permiten evitarlo. Decir no al bullying exige el conocimiento y prática de algunos valores importantes, como el respeto, la empatía y la amistad.