CONSELHO EDITORIAL 

O Conselho de LER E CRESCER é composto por quatro profissionais que lecionam, pesquisam e/ou produzem no âmbito da literatura. O Conselho tem a função de analisar os textos literários propostos para publicação.

FELIPE DOS SANTOS MATIAS 

Felipe dos Santos Matias é docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC). Doutor em Letras/Estudos Literários (2014) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Tem experiência e publicações na área de Letras, com ênfase no ensino e pesquisa referentes às Literaturas em Língua Portuguesa, Poéticas Latino-Americanas e Literatura Comparada.

MARIANA CORTEZ

Mariana Cortez é professora da UNILA na graduação e no mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). É Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), projeto fomentado com bolsa sanduíche (CAPES) - estágio de doutorado no exterior, Portugal (UTAD). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Linguagem, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil. 

FEDERICO ZURITA HECHT

Federico Zurita Hecht, es Doctor en Literatura por la Universidad de Chile. Actua como profesor de la Facultad de Artes de la Universidad Finis Terrae, Santiago de Chile. Es autor del libro "Expulsión de la casa, dramas históricos chilenos 1920-2020*"(Ediciones Universidad Finis Terrae, 2021). En literatura, es autor de la obra de cuentros "El asalto al universo" (Eloy, 2012), y de las las novelas "Lo Insondable" (La Pollera, 2015; Eduvim, 2018) y "Nostalgia de la madre muerta* (La Pollera, 2020), además de los dramas "Apocalipsis a la hora de comer" (Cía Pehelagarto, 2015) y "Una temporada en Puerto Azola" (Cía. Pehelagarto, 2018). 

EMERSON PERETI

Emerson Pereti é professor da UNILA na graduação e no Mestrado em Literatura Comparada. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e integrante dos Grupos de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre Ficção Histórica no Brasil" e "Imaginários Latino-Americanos". Sua produção acadêmica concentra-se em estéticas e políticas da memória e do esquecimento na literatura latino-americana, abarcando questões como silêncios, ausências e outras poéticas da reminiscência; estruturas, discursos e práticas do esquecimento; corpo, poder e resistência. 

CARLOS LOPES DE ALMEIDA

Carlos Lopes de Almeida é Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Integração Latino-americana, atuando na área de ensino de Língua espanhola como língua adicional e Literatura Latino-americana. Desenvolve pesquisas sobre Literatura Comparada na América Latina. 

IMPORTANTE 

Ao se tratar de um projeto com apoio das pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão da UNILA, os textos editados por LER E CRESCER são publicados com registro ISBN. Se você ficou interessado(a) em colaborar, escreva para delamanoporanchoscaminos@gmail.com solicitando as normas para a submissão de textos literários (para crianças e/ou adolescentes).