Esta oficina tem como objetivo promover reflexões acerca da alimentação, ressaltando a importância da ingestão adequada de carboidratos, lipídios e proteínas, bem como evidenciar que esses nutrientes possuem em comum o fato de serem moléculas orgânicas formadas, principalmente, por átomos de carbono. Além de refletir sobre os impactos causados pela produção de alimentos, em larga escala, tendo o carbono (presente nos gases CO2 e CH4) como parâmetro de análise deste processo. A partir da quantificação do carbono presente nos alimentos, nas embalagens e no transporte, propomos o reconhecimento de como o modo de vida da sociedade atual aumenta a emissão de carbono, provocando o desequilíbrio em seu ciclo biogeoquímico.
Análise das fórmulas químicas dos carboidratos
Estimativa da quantidade de carbono nos alimentos a partir da fração mássica de algumas substâncias e dos rótulos de alimentos
REPRESENTAÇÃO DO CICLO DO CARBONO
Os seres humanos quebraram o equilíbrio do ciclo do carbono, por emitir muito mais carbono, com maquinários e gado, do que a natureza consegue reaproveitar, além de reduzir a própria natureza com desmatamentos e queimadas;
Esses gases em excesso contribuem para o efeito estufa, ao fazerem com que os raios solares fiquem presos na atmosfera, assim, aumentando a temperatura da terra;
Deste modo, tendo de reduzir a emissão de gases estufa, por meio de filtros, utilização de energia sustentável, atualização do maquinário para esse tipo de energia e redução da emissão de gases poluentes pela pecuária.
Ciclo do carbono é um ciclo biogeoquímico, ou seja, um processo que garante a reciclagem do carbono, possibilitando que esse elemento interaja com o meio e, também, com os seres vivos. Nesse ciclo, verificamos como o carbono movimenta-se pela atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. É importante destacar ainda que, nos últimos anos, os seres humanos têm contribuído para o aumento dos níveis de gás carbônico atmosférico. Atividades como o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis têm garantido um aumento significativo da emissão de CO2. O aumento dos níveis de gás carbônico é prejudicial à natureza, e atrapalha o ciclo natural de carbono com níveis elevados deste gás, instigando, assim, o aquecimento global, que assim representa uma grande ameaça para o nosso planeta.
A ação do ser humano tem provocado um aumento do gás carbônico disponível na atmosfera, acentuando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global, mas o que podemos fazer sobre isso? Temos muitas possibilidades, entre elas estão: Diminuir o uso de combustíveis fósseis, que pode ser feito, usando transporte público ou andando de bicicleta e preservar as florestas, que pode ser feito, criando leis que previnam as queimadas ou reflorestando áreas devastadas.
A redução do consumo poderia ser uma alternativa para resolver uma parte do problema do ciclo do carbono. Os seres humanos têm o costume de comprar diversos objetos que, até mesmo, não utilizam. Às vezes pode ser uma camisa de um time para que torcemos. Eles emitem um novo estilo de camisa e, muitas vezes compramos mesmo sabendo que já temos uma camisa que pode ser até recente.
Por que comprar uma nova? Isso ocorre muitas vezes à nossa volta quando compramos um novo jogo, quando compramos uma roupa nova, quando compramos itens que não usamos e encontramos tempos depois. A existência de acumulações está aumentando graças ao incentivo ao consumo que, mesmo que não participando de todos os processos da cadeia produtiva, quando compramos, nós somos os principais financiadores. Devemos PARAR! Use o necessário, antes que não tenhamos mais oportunidades!
As ações humanas como as queimadas, desmatamento, poluição das grande indústrias e os automóveis afetam de maneira negativa o meio ambiente e estão cada vez mais destrutivas. Porque como as árvores utilizam o gás carbônico, para realizar a fotossíntese, então, quando desmatamos, impediremos este processo e iremos "quebrar" o ciclo, além de a diminuição da população dos fitoplânctons, com o aumento do aquecimento global, com o aumento da emissão de CO2. Portanto, devemos nos conscientizar e fazer ações que ajudem nosso planeta, como: reciclar, não jogar lixo nas ruas, rios e nos mares. Devemos ser sustentáveis!
Emanuel, Marcos Vinícius, Vinícius e Anne Sofie
Beatriz, Felipe, Joao Pedro e Rafael
Victor, João, Gabriel, Davi Lucas, Emilly e Miguel
Sophia, Thiago, Jordan, Thomas e Ícaro