A nona edição, preparada durante o 2º semestre de 2020 pela equipe DIECI UFF em parceria com equipe da Escola de Inclusão, atualmente coordenada pela professora Fernanda Serpa, foi a primeira a ser realizada no formato online. O Curso de Verão manteve o formato original oferecendo atividades tanto para as crianças e jovens identificados com comportamento superdotado, quanto para pais e responsáveis. Vale destacar que, em função da importância da participação da família e da comunidade no processo de inclusão e atendimento às necessidades educacionais especiais do aluno, o atendimento à família do aluno com comportamento superdotado é considerado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
O Curso de Verão ocorreu em uma semana de Janeiro de 2021, durante as férias escolares da Educação Básica. As atividades oferecidas aos pais/responsáveis dos alunos com comportamento superdotado acontecem paralelamente às dos alunos e incluem palestras, realizadas por profissionais da área da educação inclusiva, além de espaços de discussão sobre as questões de atendimento e emocionais de seus tutelados. Aos estudantes, cuja faixa etária vai de 07 a 18 anos, são oferecidas diversas oficinas, onde são estimulados ao trabalho colaborativo, buscando atender suas necessidades de desenvolvimento cognitivo e contribuir para o desenvolvimento de competências sociais.
Nos botões abaixo há o acesso para os resumos das oficinas interativas oferecidas nesta edição e os produtos realizados pelos alunos.