Na presente oficina, através de uma retrospectiva das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas pelo Grupo DIECI UFF entre janeiro e dezembro de 2020, os pais e/ou responsáveis serão convidados a compartilharem das principais atividades desenvolvidas pelo Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado (PRAACS!) neste período, refletindo em como elas repercutem em suas relações com seus filhos.
Objetiva propor uma abordagem reflexiva sobre em que consiste o perfil de pessoas com inteligência de amplo senso moral, tendo por foco a análise do comportamento social da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, prêmio Nobel da paz em 2014, que tem empreendido esforços na luta pelo direito à educação de meninas em todo o planeta. Malala ficou conhecida mundialmente pelo atentado que sofreu do grupo extremista Talibã na região denominada como Vale do Swat, Paquistão, no ano de 2012, quando tinha 14 anos, tendo sobrevivido ao mesmo. A metodologia utiliza como principal instrumento o Documentário He named me Malala de 87 minutos, dirigido por Davis Guggenheim, para uma abordagem dialógica sobre a Inteligência do senso moral. Além de princípios conceituais sobre Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva de Renzulli e sobre os conceitos de senso moral e altruísmo, utilizados na sociologia. Tem por população alvo os pais participantes do IX Curso de Férias para Superdotados, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Constitui-se de atividades programadas para dois dias consecutivos. O primeiro traz a apresentação do Documentário, reduzido em sua versão original e compartimentado em seções, para uma interatividade reflexiva sobre o conteúdo apresentado na película. O segundo consiste numa exposição teórica sobre as Altas Habilidades/Superdotação com foco no conceito de senso moral. Esta Oficina é produto da parceria entre o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências–DIECI, da Universidade Federal Fluminense–UFF, e do Grupo de Pesquisa Altas Habilidades/Superdotação, Humanismo e Cidadania, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
A presente oficina visa provocar junto aos familiares dos alunos superdotados um momento de reflexão sobre os vínculos vivenciados na relação entre pais e filhos, sendo solicitado aos responsáveis a rememoraram fatos ao longo do desenvolvimento de seus filhos nos quais experimentaram diversos sentimentos, dentre estes, a alegria e a contrariedade, próprios da tarefa do educar. Além deste momento, os participantes serão estimulados a projetarem a médio e a longo prazo as expectativas e desejos em relação ao futuro de seus filhos. Finalizando a oficina os familiares serão convidados a exporem como foi a experiência vivencia nas atividades propostas.