A oficina visa introduzir a observação e uso dos ângulos que acompanham o ser humano desde a Idade Clássica, levando os alunos a notarem sua presença na natureza e nas intenções humanas, para então, construir conceitos trigonométricos de maneira intuitiva e lógica. A partir destes, os alunos serão apresentados ao teodolito, compreendendo o instrumento e montando o seu próprio, a fim de ser utilizado para medir alturas dos objetos ao seu redor aplicando os conceitos trigonométricos previamente compreendidos.
CONSTRUÇÃO DOS TEODOLITOS
PRIMEIRO DIA
Emanuel
João L.
FOTOS DOS GRUPOS
João Pedro mediu a altura da geladeira e Victor mediu a altura da sua estante.
Ana Luiza, Emanuel e João L. mediram a altura de suas paredes e Marcos mediu sua bancada.
Thiago mediu a altura de seu armário e de sua porta. Arthur, José Luiz e Vinícius fizeram medições das alturas de suas respectivas paredes.
SEGUNDO DIA
Beatriz
Davi Lucas
Gabriel
João A.
Rodolpho
Thomas
FOTOS DOS GRUPOS
Daniel mediu a altura da sua porta, Miguel mediu a altura de sua geladeira e Rodolpho mediu a altura da sua janela até o chão.
Davi Lucas mediu a altura do seu espelho, João A. mediu a altura do seu armário e Rafael mediu a altura da sua janela até o chão.
Beatriz mediu o seu armário, Emilly mediu a altura da porta do seu quarto, Gabriel mediu a altura da sua mãe e Thomas mediu a tangente do ângulo que ele veria, encontrando esse ângulo.