O Curso de Verão para alunos superdotados da Universidade Federal Fluminense foi oferecido, pela primeira vez, em 2013 para atender a demanda identificada no contexto da pesquisa de doutorado da Drª. Fernanda Serpa Cardoso. Parceiro em edições anteriores, desde 2017, nosso grupo de pesquisa DIECI UFF – Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, do qual a Drª. Fernanda é Vice-coordenadora, assume a responsabilidade pela organização, divulgação e realização do Curso de Verão para alunos Superdotados, como uma das atividades do PRAACS! - Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado. Atualmente, o PRAACS! representa a única ação efetiva da UFF com atividades para o atendimento previsto pela LDB para a inclusão deste público alvo.
Esta décima edição, preparada durante o 2º semestre de 2021 pela equipe DIECI UFF em parceria com equipe da Escola de Inclusão, atualmente coordenada pela professora Fernanda Serpa, será a segunda a ser realizada no formato online. O Curso de Verão mantém o formato original, oferecendo atividades, tanto para as crianças e jovens identificados com comportamento superdotado, quanto para pais e responsáveis. Vale destacar que, em função da importância da participação da família e da comunidade no processo de inclusão e atendimento às necessidades educacionais especiais do aluno, o atendimento à família do estudante com comportamento superdotado é considerado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Devido à defasagem entre os semestres letivos da universidade e escola básica, as atividades dessa edição ocorreram nos dias 23 outubro e 27 novembro/2021 e nos dias 06, 07 e 08 janeiro/2022. As atividades oferecidas aos pais/responsáveis dos alunos com comportamento superdotado acontecem, paralelamente, às dos alunos, nos dias 06 e 07 de janeiro/2022, e incluem palestras, realizadas por profissionais da área da educação inclusiva, além de espaços de discussão sobre as questões de atendimento e emocionais de seus tutelados. Aos estudantes, cuja faixa etária varia entre 07 a 18 anos, são oferecidas diversas oficinas, que estimulam o trabalho colaborativo, buscando atender suas necessidades de desenvolvimento cognitivo e contribuir para o desenvolvimento de competências sociais.
Os Cursos de Férias têm representado, em nossa Universidade, um espaço-tempo único de atendimento aos estudantes com comportamento superdotado e de formação inicial e continuada de professores, proporcionando oportunidade ímpar tanto aos iniciantes docentes no DIECI, licenciandos de diversos cursos da UFF, quanto a outros que se voluntariam a colaborar, além da oportunidade oferecida aos pós-graduandos do CMPDI, de conviverem com alunos superdotados. Destacamos aqui que nenhum dos cursos de licenciatura de nossa Universidade, dos quais nossos licenciandos são alunos, oferece disciplinas relacionadas à docência para e/ou à inclusão de alunos superdotados. Naturalmente, a participação dos licenciandos demanda a capacitação prévia dos mesmos, a qual é realizada por nossa equipe nos meses que antecedem a organização, no ano anterior à cada edição.