Seguindo com o nosso estudo, vamos começar a ver como determinar a área de uma região plana, mas ainda sem falar nada sobre fórmulas.
Como vocês viram na seção anterior, a unidade de medida padrão para áreas é o metro quadrado (m²). Esta unidade é derivada da unidade de comprimento, que é o metro. Como o nosso estudo de áreas compreende figuras em duas dimensões, podemos representar a unidade de área como um quadradinho com um metro de lado.
Partindo desse quadradinho, podemos montar uma malha quadriculada para calcular a área de qualquer forma bidimensional. É claro que este método não nos oferece uma medida exata dessa área, mas conseguimos ter uma aproximação beeeeem confiável.
Mas como fazemos pra calcular esta área, mesmo no caso de superfícies bem estranhas (tipo essa aqui em cima)?
O método é bem simples, e pode ser descrito em três passinhos bem tranquilos:
Vamos contar quantos quadradinhos estão inteiros dentro da figura;
Agora, contaremos quantos quadradinhos contém a figura [mesmo que tenha algum pedaço do quadradinho fora da superfície];
Por último, calcularemos a média aritmética dessas duas quantidades [ou seja, somaremos estas duas quantidades e dividiremos por 2].
Neste caso ao lado, temos a área valendo (10+27):2 = 37:2 = 18,5 m².
Agora que entendemos como a gente pode medir a área de uma figura plana com a malha quadriculada, vamos colocar essa parada na prática? No jogo a seguir, vocês vão ter dois modos diferentes, um pelo botão Explore e outro pelo botão Jogo.
Em Explore, primeiramente clique neste botão laranja para não ver as respostas antes da hora. Depois disso, desenhe as figuras abaixo e calcule a área e o perímetro de cada uma. Após anotar esses valores, clique novamente no botão laranja para conferir os resultados.