O gráfico ao lado apresenta a evolução do quadro de docentes do IFAP entre 2010 e 2024, com base em dados obtidos no site institucional e na plataforma Nilo Peçanha. O crescimento é significativo nos primeiros anos, especialmente entre 2010 e 2016, quando o número de docentes aumentou de 17 para 247, refletindo a expansão inicial das atividades do IFAP e a implementação de novos cursos e campi.
Evolução do quantitativo docente do IFAP (2010 a 2024).
Fonte: Elaborado por França(2024) dados oriundos da plataforma Nilo Peçanha (https://moduloextratorpnp.mec.gov.br/pnpquery/15) e do anuário do IFAP (https://www.ifap.edu.br/index.php/publicacoes/item/1161-anuario-estatistico-2010-2016).
A carreira EBTT em se tratando de regime, por carga horária, tem 3 categorias: 20 horas, 40 horas e dedicação exclusiva, esses regimes são relacionados ao que cada um recebe por desempenho de função no caso de vencimento básico, assim como, retribuição por titulação, dentro desses regimes.
As remunerações dos servidores docentes em exercício na carreira EBTT, recebem os vencimentos básico de acordo com o regime de trabalho,
Vencimento básico do Magistério no EBTT a partir de 1º de janeiro de 2025
Tabela demonstra o quadro geral do IFAP fazendo a relação de docentes por classe nível e titulações reconhecidas no sistema de pagamento, conforme dados públicos no site institucional.
Relação classe e nível de progressão com titulações reconhecidas
A análise dos dados do Gráfico ao lado revela uma clara distribuição das titulações dos servidores docentes do IFAP, oferecendo uma visão aprofundada da qualificação acadêmica dentro da instituição.
Os dados foram atualizados até a data de 15/08/2024.
Distribuição de servidores por Titulação
O gráfico ao lado mostra o quantifativo geral individual dos docentes no último antes da classe titular, do ponto de vista quantitativo, é relevante destacar que dos 13 servidores na classe D-404, 8 possuem doutorado e 5 possuem a titulação de Mestre ou Mestre + RSC III (Reconhecimento de Saberes e Competências) para uma possivel promoção é necessário que esses servidores ainda precisam obter o título de doutor.
Servidores e servidoras na classe D-404 no IFAP
A Tabela 10 apresenta sete servidores do IFAP que, em 15/08/2024-data de corte da pesquisa, estavam aptos a serem promovidos à classe de Professor Titular. Esses servidores se destacam por cumprirem os requisitos da Portaria nº 982/2013 do MEC, que exige o título de doutor, ao menos dois anos na classe D-404, e a aprovação em avaliação de desempenho, além da apresentação de uma tese ou memorial inédito.
Servidores Aptos a promoção a classe titular em 15/08/2024