fórum cipa
fórum cipa
A CIPA UNICAMP organiza anualmente, desde 2023, o Fórum UniCIPAs esse sendo a reformulação do Fórum CIPA, realizado juntamente com as CIPA’s da USP e UNESP
FÓRUM UNICIPAS
Aconteceu em 22/05/2025
No dia 22 de maio de 2025, a Sala do Conselho Universitário da USP, em São Paulo, sediou junto das universidades estaduais paulistas — USP, Unesp e Unicamp — a UNICIPAS. O encontro reuniu dirigentes das CIPA’s e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho (SESMTs) das três instituições e membros externos, com o objetivo de discutir ações sobre saúde, segurança e bem-estar no ambiente profissional e acadêmico.
O evento iniciou-se com uma palestra de abertura (Um panorama da sst no Brasil), a programação foi ministrada pelo médico sanitarista Pedro Tourinho. Favorecendo a disseminação de práticas inovadoras e a construção de políticas integradas que ampliem a proteção, à saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade universitária. O presidente da Fundacentro abordou o papel histórico das CIPA’s na redução de acidentes, os novos desafios ligados aos riscos psicossociais e a necessidade de incluir saúde mental nas políticas preventivas, ressaltando que ambientes universitários devem ser exemplares na proteção integral de quem trabalha e estuda.
Em seguida houve um compartilhamento de boas práticas do Hospital Albert Einstein (Questões de segurança no Trabalho e a relação com a CIPA) ministrado por Bruna Fernandes Leonardi - Coordenadora de Segurança do Trabalho do Hospital Israelita Albert Einstein. Um dos projetos destacados foi o “Dia da Autoestima”, realizado mensalmente com o objetivo de promover o bem-estar dos colaboradores, a iniciativa busca fortalecer a autoestima, estimular a expressão individual e proporcionar momentos de leveza e descontração ao longo da jornada de trabalho.
Depois disso, ocorreu uma Ginástica Laboral (Laura Susan Brito, Vivian Santos Xavier Silva, alunas da FEF-Unicamp), ação que reforça a importância do cuidado com a saúde do(a) trabalhador(a) dentro do ambiente universitário, coerente com os princípios que norteiam o fórum: o bem-estar físico, mental e social de quem constrói diariamente as universidades públicas, iniciativas como essa apontam para um horizonte mais saudável e humano.
Sucedeu-se ainda uma Atividade Cultural na UNICIPAS, uma apresentação de Cravo - Por Sérgio Carvalho, do Coral USP o qual trouxe um momento de beleza, sensibilidade e pausa significativa. Porque tão importante quanto discutir direitos e políticas é alimentar o espírito com aquilo que nos lembra, todos os dias, por que vale a pena lutar por uma universidade viva, diversa e sensível.
Finalizou-se com a mesa redonda com os representante das CIPA’s e do SESMT de cada universidade acerca do SST dentro dos muros das universidades.
O debate revelou que há uma potência significativa de evolução mútua das organizações por meio do compartilhamento de experiências, histórias e metodologias, sendo essas vivências contextualizadas na individualidade de cada uma. Além de reafirmar a ideia de que a saúde do(a) trabalhador(a) não pode ser tratada como tema secundário.
Pode-se ter como resultado do encontro que a experiência reforçou a importância de manter um canal permanente entre as CIPAs e parceiros externos favorecendo a disseminação de práticas inovadoras e a construção de políticas integradas, que ampliem a proteção à saúde e a qualidade de vida de toda a comunidade universitária.
2º FÓRUM DA CIPA
Neste ano o II Fórum CIPA aconteceu no dia 15 de agosto de 2024, no Centro de Convenções da Unicamp
As drogas K fazem parte de um grupo novo de substâncias psicoativas com alto potencial lesivo, podendo inclusive levar à morte. Os efeitos dessas drogas sintéticas no corpo humano ainda não são totalmente conhecidos, mas os impactos na sociedade são visíveis e devastadores.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC UNICAMP e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - CIPA UNICAMP, onde discutiu-se neste fórum o contexto das novas drogas que estão surgindo e como a sociedade está se adaptando a essa ameaça, tanto do ponto de vista da ciência, da saúde e da segurança pública, como da sociedade civil. Essa discussão abrange também os efeitos das drogas no ambiente de trabalho e como a universidade pode e deve contribuir para minimizar os impactos, acolher as famílias e auxiliar os setores de saúde e segurança pública frente a esse novo desafio.
1º FÓRUM CIPA UNICAMP
Aconteceu 28 de julho de 2023
Postado em 02/08/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Yara Daniele Januario Batista e Victor Augusto Teixeira.
Como marco dos 40 anos da CIPA Unicamp, foi realizado no dia 28/7/23 o I Fórum CIPA Unicamp com o tema "Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho". Clique aqui e veja notícia completa. Abaixo video completo do evento.
O I Fórum CIPA Unicamp ocorreu no dia 28 de julho de 2023, como marco de comemoração dos 40 anos da CIPA Unicamp e do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. O tema do evento foi "Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho". O evento aconteceu, com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas, no auditório 5 da FCM. Foram apresentadas as seguintes palestras:
Cenário Nacional de Segurança do Trabalhador - Gilmar da Cunha Trivelato - Ministério do Trabalho e Previdência;
Mesa Redonda - A Qualidade de vida no trabalho
Promoção à saúde no trabalho - Sergio de Lucca
Bem-estar na vida e no trabalho - Carlos Zamai
Qualidade de vida no trabalho - Antonia Dalla P. Bankoff
Linha do tempo: CIPA Unicamp 40 anos de sucesso - Alessandra Roscani;
A psicologia aplicada ao bem-estar - Manoella Fiochi Marques;
O que é a comunicação não violenta e como ela pode prevenir situações de assédio moral? - Letícia Penteado;
Mesa Redonda - A segurança no trabalho
Percepção de riscos e perigos no trabalho - Marco Antonio Alves de Moraes
Atividade física e promoção da sáude - Thiago Mattos Frota de Souza
Saúde mental no ambiente de trabalho - Catarina Guimarães
Palestra Motivacional SuperAção - Eliane Assis
"O evento foi um marco importante para os cipeiros Unicamp" afirma Aldo Gomes, presidente da CIPA Gestão 2022-2023. As palestras oportunizaram um momento de aprendizagem e reflexão quanto as atribuições dos cipeiros, a organização dos processos institucionais, considerando o contexto mundial e nacional para a segurança do trabalhador.
A palestra magna do evento, proferida pelo Prof. Dr. Gilmar Trivelatto, do Ministério do Trabalho e Emprego, apresentou o cenário da segurança do trabalhador. "As Universidades de destaque internacional têm a cultura da segurança como um eixo importante de atuação e está incorporada ao planejamento estratégico das instituições. O Brasil necessita desenvolver a cultura de segurança do trabalhador nas instituições e, principalmente, nas Universidades. A prevenção de acidentes e do assédio é o foco de atuação da CIPA e o apoio institucional é uma premissa importante para bons desfechos institucionais" destacou o Prof. Gilmar Trivelatto.
Destaca-se ainda, as palestras relacionadas ao tema qualidade de vida do trabalhador como eixo de atuação da CIPA Unicamp. "Desenvolver pessoas para o autocuidado e a melhoria contínua da qualidade de vida é uma premissa para a atual gestão da CIPA Unicamp" afirma a vice-presidente Alessandra Roscani.
A comissão organizadora agradece o apoio institucional para a realização do I Fórum e a presença e participação de todos os participantes. Além disso, registra o convite para o II Fórum Cipa Unicamp que acontecerá em 2024.
Para assistir o vídeo completo do evento clique aqui
Mesa de Abertura
Gilmar da Cunha Trivelatto
Gilmar Trivelatto e Alessandra Roscani
Mesa Redonda - Qualidade de vida no trabalho
Mesa Redonda - Qualidade de vida no trabalho
Alessandra Roscani
Manoella Fiochi Marques e Carlos Zamai
Manoella Fiochi Marques e Carlos Zamai
Letícia Penteado
Denise Álves Bittar e Letícia Penteado
Mesa Redonda - A segurança no trabalho
Mesa Redonda - A segurança no trabalho
Eliane Assis
Eliane Assis e Denise Álves Bittar