NOTÍCIAS 

Bombeiros de SP criam plataforma online para cursos de primeiros socorros, engasgo e combate à incêndios.

Para acessar clique aqui

 NOTÍCIAS DA CIPA UNICAMP

1ª Reunião Ordinária CIPA UNICAMP de 2024

Postado em 02/02/2024 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho

No último dia 25 de janeiro, às 14h00, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unicamp se reuniram no Auditório do GGBS para a primeira reunião ordinária da gestão de 2024. O encontro foi marcado por discussões importantes e definições para a atuação da CIPA ao longo do ano. 

Durante a reunião foram discutidas as seguintes pautas:

Cerimônia de Posse CIPA Unicamp (Gestão 2024)

Postado em 22/12/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unicamp realizou, na quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023, a cerimônia de posse da nova gestão para o ano de 2024. O evento aconteceu no auditório do GGBS, localizado no prédio da DGA. O momento marcou o comprometimento da nova gestão e dos cipeiros em promover condições de trabalho cada vez mais saudáveis e seguras.

A nova gestão da CIPA Unicamp, para 2024, é composta pelo presidente Aldo Gomes, a vice-presidente Lucília Vilela de Melo, a 1ª secretária Alessandra Roscani e o 2º secretário Jorge Luís Florêncio, que juntos assumem o compromisso de conduzir a CIPA com dedicação e empenho.

Neste momento, é expresso profundo agradecimento à gestão anterior e aos cipeiros, que desempenharam papel fundamental na promoção de ambientes de trabalho mais seguros.

Para 2024, é desejada uma excelente gestão à CIPA Unicamp. Que o próximo ano seja marcado por realizações significativas na promoção da segurança e bem-estar de todos os colaboradores.

9ª Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 17/11/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unicamp, realizou, no dia 16 de novembro de 2023, a sua 9ª Reunião Ordinária, que foi a última da gestão 2022/2023. O encontro teve como palco o auditório do GGBS. A reunião contemplou pontos cruciais para a finalização da gestão, promovendo reflexões sobre o período de atuação e proporcionando espaço para a apresentação de considerações. Foram apresentada as seguintes pautas:

Lucília - IQ

Nilson - IB

Laura e Adriana - DEDIC

Pedro - IFGW

Devison - IFCH

Artur e Érico - IG

Anderson - GGBS

Gabriel (aniversariante) e Alessandra

Reunião ordinária CIPA (2023-11-16 14:16 GMT-3)

Aldo - Presidente CIPA

Alessandra - Vice Presidente CIPA

8ª Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 25/10/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho

Na tarde do dia 19 de outubro, a CIPA realizou sua 8ª Reunião Ordinária. O encontro contou com pautas e temas relevantes para os cipeiros e todos presentes. A CIPA estabeleceu parceria com o Cecom para oferecer a oportunidade de participar do programa "Circuito Saúde", que ocorreu durante o evento e contou com as seguintes atividades : Aferição de Pressão Arterial, Glicosimetria, Avaliação do IMC, Avaliação da Mucosa Oral, Feedback/encaminhamentos e Aplicação do Escore de Risco para Diabetes. A reunião teve início às 14h e foi conduzida com eficiência, abordando os seguintes pontos:

Aldo Gomes - Presidente da CIPA

Lila Cruvinel

Morgana Roncolatto

Alessandra Roscani - Vice-Presidente da CIPA

Circuito Saúde

Circuito Saúde

Reunião ordinária CIPA (2023-10-19 14:10 GMT-3)

7° Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 27/09/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Victor Augusto Teixeira.

No dia 21 de setembro de 2023, durante o período da tarde, a CIPA Unicamp, realizou no Auditório do GGBS, localizado no interior do prédio da DGA, sua 7ª Reunião Ordinária. O encontro reuniu membros da CIPA, funcionários e especialistas para discutir tópicos relevantes relacionados à segurança no ambiente de trabalho.

A pauta da reunião incluiu temas cruciais para a comunidade universitária e o ambiente de trabalho, sendo eles:

Patricia Luisa de Souza Bergo - DEPI

Jorge Luiz Florêncio – GEARE

Lucília Vilela de Melo - IQ

Reunião ordinária CIPA (2023-09-21 14:11 GMT-3)

6° Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 18/08/2023 - Texto: Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Victor Augusto Teixeira.

No dia 17 de agosto, às 14h00, o auditório do GGBS foi palco de realização da 6ª Reunião Ordinária CIPA Unicamp, um evento marcado por discussões sobre segurança, prevenção e também de atualizações. Contou com a presença de especialistas e membros da comunidade, foi um ambiente de trocas de informações e esclarecimentos de dúvidas. Na reunião foram apresentadas as seguintes pautas:

Aldo Gomes Santos

Talita de Almeida Mendes

Marcio Clebson

Anderson Araújo

Marcos Vasconcelos

Aldo Gomes e Alessandra Roscani

Reunião ordinária CIPA (2023-08-17 14:17 GMT-3)

I Fórum CIPA Unicamp 40 anos

Postado em 02/08/2023 -  Texto:  Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Yara Daniele Januario Batista e Victor Augusto Teixeira.

O I Fórum CIPA Unicamp ocorreu no dia 28 de julho de 2023, como marco de comemoração dos 40 anos da CIPA Unicamp e do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho.  O tema do evento foi "Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho". O evento aconteceu, com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas, no auditório 5 da FCM. Foram apresentadas as seguintes palestras:

     Promoção à saúde no trabalho - Sergio de Lucca

Bem-estar na vida e no trabalho - Carlos Zamai

Qualidade de vida no trabalho - Antonia Dalla P. Bankoff

Percepção de riscos e perigos no trabalho - Marco Antonio Alves de Moraes

Atividade física e promoção da sáude - Thiago Mattos Frota de Souza

Saúde mental no ambiente de trabalho - Catarina Guimarães

"O evento foi um marco importante para os cipeiros Unicamp" afirma Aldo Gomes, presidente da CIPA Gestão 2022-2023. As palestras oportunizaram um momento de aprendizagem e reflexão quanto as atribuições dos cipeiros, a organização dos processos institucionais, considerando o contexto mundial e nacional para a segurança do trabalhador. 

A palestra magna do evento, proferida pelo Prof. Dr. Gilmar Trivelatto, do Ministério do Trabalho e Emprego, apresentou o cenário da segurança do trabalhador. "As Universidades de destaque internacional têm a cultura da segurança como um eixo importante de atuação e está incorporada ao planejamento estratégico das instituições. O Brasil necessita desenvolver a cultura de segurança do trabalhador nas instituições e, principalmente, nas Universidades. A prevenção de acidentes e do assédio é o foco de atuação da CIPA e o apoio institucional é uma premissa importante para bons desfechos institucionais" destacou o Prof. Gilmar Trivelatto.

Destaca-se ainda, as palestras relacionadas ao tema qualidade de vida do trabalhador como eixo de atuação da CIPA Unicamp. "Desenvolver pessoas para o autocuidado e a melhoria contínua da qualidade de vida é uma premissa para a atual gestão da CIPA Unicamp" afirma a vice-presidente Alessandra Roscani. 

A comissão organizadora agradece o apoio institucional para a realização do I Fórum e a presença e participação de todos os participantes. Além disso, registra o convite para o II Fórum Cipa Unicamp que acontecerá em 2024.


Para assistir o vídeo completo do evento clique aqui

Mesa de Abertura

Gilmar da Cunha Trivelatto 

Gilmar Trivelatto  e Alessandra Roscani

Mesa Redonda - Qualidade de vida no trabalho 

Mesa Redonda - Qualidade de vida no trabalho

 Alessandra Roscani

Manoella Fiochi Marques e Carlos Zamai 

Manoella Fiochi Marques e Carlos Zamai 

Letícia Penteado 

Denise Álves Bittar e Letícia Penteado

Mesa Redonda - A segurança no trabalho

Mesa Redonda - A segurança no trabalho

Eliane Assis

Eliane Assis e Denise Álves Bittar

5° Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 21/07/2023 -  Texto:  Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista.

Na ultima quinta-feira, 20 de julho de 2023, ocorreu a 5ª Reunião Ordinária da CIPA, com inicio às 14h, na sala IB01 situada no Instituto de Biologia. Durante a abertura, foram apresentados os principais temas que seriam discutidos na reunião, foram debatidas as seguintes pautas:

Para finalizar, houve abertura para manifestações dos presentes na reunião.

Apresentações das Palestras - SIPAT 2023

Postado em 07/07/2023

Palestra 1. Segurança Psicológica no Trabalho.pdf

Palestra 1: Segurança Psicológica no Trabalho - Daniele de Almeida Martins

Palestra 2. Qualidade Vida.pdf

Palestra 2: Qualidade de Vida - Catarina Bezerra de Oliveira Guimarães

Palestra 3. Unicamp Escorpiões 19.06.23.pdf

Palestra 3: Animais Peçonhentos - Cuidados e Providências - Prof. Luiz Afonso Pires

Palestra 4. Autocuidado com plantas medicinais.pptx.pdf

Palestra 4: Autocuidado com as Plantas Medicinais - Chás Calmantes e Tratamento de Feridas - Nilsa Sumie Yamashita Wadt

Palestra 5. Mulheres e os desafios da vida moderna como cuidar do bem-estar físico e mental.pdf

Palestra 5: Saúde da Mulher - Do Corpo e da Mente - Laise Poterio dos Santos

Palestra 6 e 7.ASSÉDIO MORAL - Sipat.pdf

Palestra 6 e 7: Assédio: Como Prevenir e Combater? - Dayane Gomes da Costa Baumgartner

Palestra 8.Auto cuidado com a Saúde Integrativa- uso de óleos essenciais e hidrolatosD.pdf

Palestra 8: Autocuidado Pela Saúde Integrativa com os Óleos Essenciais e Hidrolatos - Dra Eloisa Pimentel

Palestra 9. PANC - Arealva - Osmar.pdf

Palestra 9: Cuidando da saúde física e mental - Agricultura natural e as PANCs - Engenheiro Agrônomo, Osmar Mosca Diz

5º dia da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Texto:  Yara Daniele Januario Batista e Alessandra Roscani. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Yara Daniele Januario Batista e Victor Augusto Teixeira. 

Coral Zíper na Boca

Na sexta-feira, dia 23 de junho de 2023, aconteceu o quinto e último dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT, foi marcado pela atividade cultura, a apresentação do coral Zíper na Boca. O coral é composto de vários profissionais da Unicamp. Após foi proferida a palestra Cuidando da saúde física e mental - Agricultura natural e as PANCs - Osmar Mosca Diz e uma pequena apresentação sobre o tema Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD.

Além disso, muitos brindes foram sorteados fazendo a alegria dos participantes.

A SIPAT 2023 foi encerrada com uma foto dos cipeiros presentes e um café da tarde para todos.

4º dia da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Texto:  Yara Daniele Januario Batista e Alessandra Roscani. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho e Victor Augusto Teixeira. Fotografia: Yara Daniele Januario Batista

Dayane Gomes da Costa Baumgartner

Dra Eloisa Pimentel

Na manhã da quinta-feira, dia 22 de junho de 2023, aconteceu o quarto dia da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), foi marcado por duas palestras principais e um discurso sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e encerrou o dia com a atividade cultura de forró que animou todos que estavam presentes. Além disso, houve exposição de produtos de empresas parceiras. Foram apresentadas as seguintes palestras:

3º dia da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Texto:  Yara Daniele Januario Batista e Alessandra Roscani. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho e Victor Augusto Teixeira. Fotografia: Anna Julia.

O terceiro dia da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) ocorreu durante o período da tarde do dia 21 de junho de 2023, foi marcado por duas palestras e uma atividade cultura de alongamento realizada por Vania Raquel Monteiro. Além disso, houve exposição de produtos da empresa parceira Sumie Farmácia de Manipulação. O evento contou com as seguintes pautas:

Cristina Tanikawa e Aldo Gomes Santos

Laise Poterio dos Santos

Laise Poterio dos Santos

Dayane Gomes da Costa Baumgartner

2º dia da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Texto:  Yara Daniele Januario Batista e Alessandra Roscani. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Yara Daniele Januario Batista

O segundo dia da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) ocorreu no dia 20 de junho de 2023 durante o período da manhã sendo marcado por uma palestra e encerrando com uma atividade cultura de Taichi, realizado pela Profa Kazuko. Houve exposição de produtos das empresas parceiras: Clínica Skincare, Cozinha Medicinal, Casa do Pavão e Sumie Farmácia de Manipulação. O evento contou com uma palestra com a pauta:

Nilsa Sumie Yamashita Wadt

Nilsa Sumie Yamashita Wadt

Profa Kazuko

TAICHI - Profa Kazuko

1º dia da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Texto:  Yara Daniele Januario Batista e Alessandra Roscani. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Alessandra Roscani

Cerimônia de Abertuda - (da esquerdsa para direito) Aldo Gomes -Presidente Cipa Unicamp, Prof.Dr. Paulo Montagner - Chefe de Gabinete, **** - Diretor Execultivo Funcamp e Ariane F. I. de Carvalho - Presidente Cipa Funcamp.

Dia 19 de junho (segunda-feira) de 2023, no auditório do GGBS, situado no interior do prédio da DGA, ocorreu o primeiro dia da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da CIPA Unicamp e CIPA Funcamp. Durante a manhã, iniciou ás 09h, encerrando ás 11h com a atividade cultural de alongamento realizado por Vivian Santos Xavier. No período da tarde, a recepção aconteceu 14h, encerrando o primeiro dia de evento com a atividade cultural de dança, por Gabriela Regina. Houve exposição de produtos da Clínica Skincare, da Cozinha Medicinal, da Casa do Pavão, da Sumie Farmácia de Manipulação e teste gratuito de visão feto pela Ótica Plenitude. O evento contou com palestras com os seguintes temas:

Cristina Tanikawa

Daniele de Almeida Martins

Prof. Luiz Afonso Pires

Gravações da SIPAT 2023

Postado em 27/06/2023 -  Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. 

SIPAT 2023 (2023-06-19 09:54 GMT-3)

Dia 19/6/2023 

SIPAT 2023 (2023-06-19 14:22 GMT-3)

Dia 19/6/2023 

Reunião I Forum CIPA (2023-06-20 09:34 GMT-3)

Dia 20/6/2023 

SIPAT 2023 (2023-06-21 14:26 GMT-3)

Dia 21/6/2023 

SIPAT 2023 (2023-06-22 09:28 GMT-3)

Dia 22/6/2023 

SIPAT 2023 (2023-06-23 14:03 GMT-3)

Dia 23/6/2023 

EM BREVE AS PALESTRAS SIPAT ESTARÃO TODOS DISPONÍVEIS AQUI. 

4° Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 31/05/2023 -  Texto:  Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho. Fotografia: Alessandra Roscani

Apresentação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas

A 4ª Reunião Ordinária ocorreu no dia 18 de maio de 2023, no auditório do GGBS, situado no interior do prédio da DGA, iniciou às 14h e foi realizada no formato híbrido, possibilitando àqueles que, por algum impedimento, não conseguiriam comparecer presencialmente. Na reunião foram apresentadas as seguintes pautas:

3° Reunião Ordinária CIPA Unicamp de 2023

Postado em 28/04/2023 - Texto:  Alessandra Roscani, Yara Daniele Januario Batista. Apoio Audiovisual: Gabriel Alves Carvalho  Fotografia: Yara Daniele Januario Batista

Terezinha Lima e Luciana Batista - Equipe DGRH/CRIAT

Rodrigo Gonçalves de Lima - Presidente setorial, FCM

A 3ª Reunião Ordinária ocorreu no dia 20 de Abril de 2023, no auditório GGBS e foi aberta pelo presidente da CIPA Unicamp, Aldo Gomes. Na reunião foram apresentadas as seguintes pautas:

2° reunião CIPA Unicamp de 2023

Postado em 21/03/2023 - Texto: Anderson de Oliveira Venturini Fotografia: Gabriel Alves Carvalho 

Presidente Aldo

Vice-Presidente Alessandra

A 2ª reunião ocorreu no dia 16 de março, no auditório do GGBS. O presidente da CIPA, Aldo Gomes, abriu a reunião saudando os Cipeiros e anunciando a pauta:

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) Unicamp fez sua primeira reunião do ano de 2023


A reunião ocorreu no dia 16 de fevereiro, no auditório do Instituto de Biologia – IB. O presidente da CIPA Aldo Gomes abriu a reunião saudando os Cipeiros e anunciando a pauta que além das medidas de combate à dengue, também trataria do planejamento da CIPA para o ano. Em respeito, antes de iniciar os trabalhos, pediu aos presentes um minuto de silêncio, lembrando o passamento de um ano do Coordenador Geral do STU Marcílio Ventura, ressaltando a importância do Marcilio para luta dos trabalhadores.

A enfermeira Edite Kazue Taniaga/CECOM e membro do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Unicamp – NVE iniciou a reunião apresentando o contexto do combate às arboviroses (dengue e a chikungunya), doenças que no verão aumentam muito. Edite expôs vários dados que demonstram o ciclo de contaminação e o quadro que demonstra os impactos da contaminação na comunidade da Unicamp ao longo dos últimos anos. Como parte da política da Unicamp de combate as epidemias, destacou o papel da CIPA e dos Cipeiros e a necessidade desse olhar preventivo para que em todas as áreas da Unicamp estejam protegidas da exposição ao mosquito.

Em seguida a vice-presidente da CIPA Alessandra Roscani apresentou o planejamento da CIPA para 2023. Dentre as ações desenvolvidas pela CIPA Central destacou que a presidência da CIPA se reuniu com o chefe de gabinete Prof. Cesar para estabelecer parceria e alinhar as as ações para atender as demandas estruturais necessárias para o devido funcionamento da CIPA. Além disso, pactuaram a execução de capacitações específicas para os Cipeiros, frente ao novo contexto determinado pela atualização da NR-5  e a Lei 14.457 de 21 de Setembro de 2022, que  no Capítulo VII trata das medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho e designa a CIPA, a partir de março de 2023, como um espaço para denúncias e acompanhamento de casos de Assédio Moral e Sexual na Unicamp. Também, no sentido do cumprimento da Lei se reuniram com a coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza para ajustar os fluxos e procedimentos necessários para a inclusão da CIPA, tendo em vista que a Unicamp e o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp - STU assinaram uma Termo de Ajuste de Conduta - TAC com o MPT específico para os casos de assédio. Em relação ao Assédio Sexual a direção da CIPA fará reunião com a pró-reitora de Direitos Humanos.

Outra ação da CIPA central foi se reunir com Dr. Ricardo – Coord. da Divisão de Segurança do Trabalho - DSTR/DGRH para conversar sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR das Unidades. Nas Portarias Nº 6730/20 - NR1 e Nº 6735/20- NR9 se previa que até 2022 as instituições deveriam estabelecer o PGR e o plano de ação desenvolvido frente ao inventário de riscos levantados no PGR.  No entanto, em função da pandemia esse processo foi adiado e sua execução e conclusão será um dos objetivos prioritários na CIPA.

A direção da CIPA também tomou a iniciativa de reunir-se com os presidentes das CIPAS setoriais para alinhar o plano e acompanhar as ações nas unidades. A proposta é fortalecer as CIPAS Setoriais e os Cipeiros para mapear e fortalecer as ações de prevenção e combate a situações de risco para o trabalhador na Unicamp. A política de formação e melhoria da comunicação é uma meta que contará com o auxílio e participação dos Cipeiros.

Por fim, apresentou os quatros projetos da CIPA em 2023

1) CIPA + UNICAMP

- Aproveitar potencial acadêmico e científico da Universidade e colocá-lo a serviço da prevenção;

2) CIPA PRESENTE

- Visitas, ações de treinamento e um olhar inclusivo, atenção as pessoas com deficiência e a capacidade de acolher os trabalhadores assediados;

3) CIPA NO MAPA

- Envolvimento da CIPA e Cipeiros na elaboração do PGR das unidades;

4) CIPA MEMÓRIA

- Eventos que vão marcar os 40 anos de história da CIPA Unicamp.



O Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus na #Unicamp determinou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados da Universidade.


A medida inclui locais como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, restaurantes universitários e outros ambientes que não sejam ao ar livre.


Também passa a ser obrigatória a vacinação com a primeira e a segunda dose de reforço da vacina contra a #covid19, inclusive para realização da matrícula de 2023. Vale ressaltar que as aulas continuam em formato presencial.


Confira o vídeo com as orientações da coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti.


De acordo com o treinamento promovido pela CIPA Unicamp entre os dias 19 à 21 de outubro de 2022 e em cumprimento a Lei 14.457 de 21 de setembro de 2022, a CIPA Setorial FCM está divulgando em sua página da FCM (https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipa-setorial-fcm/assedio-moral ) o link da página do DGRH para acolhimento de denúncias de Assédio Moral. 

O objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável aos servidores, além de cumprir a Lei 14.457, capítulo VII, artigo 23.

https://www.fcm.unicamp.br/imprensa/ 


LEI Nº14.457 CLIQUE NA IMAGEM  

O curso preparatório para os novos cipeiros gestão 2022/2023 ocorreu nos dias 19, 20 e 21/10 . Tratou de temas importantes para que os novos cipeiros possam atuar e contribuir para que a comunidade da Unicamp tenha melhores condições de trabalho e de vida. Foram três dias de intensas discussões com a participação e contribuição dos novos cipeiros.  No primeiro dia foi virtual e nos demais presencial. O palestrante Valeriano conversou, discutiu e passou conceitos importantes para que os cipeiros possam atuar nos seus locais de trabalho.

Além das questões presentes na NR-5 que trata da estruturação da CIPA e seu papel, o palestrante procurou focar na abordagem aos cipeiros das várias situações de risco a serem identificadas. Também deu ênfase as doenças psicológicas que têm sido o grande mal do trabalho nos dias atuais e que tem relação com as relações de trabalho e as pressões que o trabalho tem imposto no contexto da sociedade moderna.

Teve bastante destaque no curso a nova tarefa que a CIPA terá a partir de março/2023, relacionado a Lei 14457 de 22/09/2022, que dá aos cipeiros a partir de março/2023 a tarefa de tratar das questões relativas a Assédio Moral e Sexual. Durante o curso várias preocupações foram levantadas. No caso do Assédio Moral é um tema bastante presente e que na Unicamp já existe inclusive uma Termo de Ajuste de Conduta – TAC, que determina obrigações da Unicamp. No debate foi bastante discutida a ação dos cipeiros e a necessidade de somar e fortalecer ações que a TAC prevê e que tem no sindicato um importante instrumento de ação.

O curso preparatório antecede a posse dos novos cipeiros que será marcado em breve. Com certeza os novos cipeiros após o curso terão melhores condições de atuar e a CIPA central sai mais preparada para articular políticas que ajudem na conscientização e na ação da comunidade.



Nova NR 5 CIPA e a NR-1

No dia 8 de outubro de 2021 foi publicado o novo texto da NR 5, que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA!

A revisão desta NR, assim como das demais, têm mantido o alinhamento com a Nova NR 1, que passará a ser o principal conjunto normativo de Saúde e Segurança do Trabalho. 


Confira o nosso calendário e não perca os próximos eventos!

SAIBA MAIS SOBRE OS EVENTOS E REUNIÕES !

Apresentação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas

A 4ª Reunião Ordinária ocorreu no dia 18 de maio de 2023, no auditório do GGBS, situado no interior do prédio da DGA, iniciou às 14h e foi realizada no formato híbrido, possibilitando àqueles que, por algum impedimento, não conseguiriam comparecer presencialmente. Na reunião foram apresentadas as seguintes pautas: