MAPA DE RISCOS

O que é?

Mapa de riscos é uma representação gráfica que, por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, representam diferentes riscos existentes na empresa e em cada ambiente de trabalho. O objetivo principal do mapa de risco é informar e lembrar os trabalhadores, de forma clara e visual, os riscos existentes no ambiente de trabalho. É a ferramenta mais utilizada pelas instituições para identificar os riscos para os trabalhadores até 2023, quando entra em vigor o nova NR5. 

O mapa de riscos tem como função: Estimular análise de risco do trabalho, incentivar a participação de todos nas atividades de prevenção e divulgar e alertar quanto aos riscos existentes em cada ambiente de trabalho. Normalmente, o mapa de riscos é fixado nas paredes das unidades, em local de fácil acesso e visualização, dessa maneira, os frequentadores dos diferentes ambientes serão informados dos riscos aos quais estão expostos.

Do que é constituído um mapa de risco?

• Uma planta baixa com layout do local analisado;

• Uma disposição dos riscos identificados nos ambientes conforme o tipo e a gravidade de cada um, através de uma legenda composta por círculos de diversas cores e tamanhos.

Por que fazer o mapa de riscos é importante?

É necessário que todos os trabalhadores inseridos nos ambientes de trabalho conheçam bem as suas funções, procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), os níveis de exposição aos riscos ocupacionais e as medidas de controle. Isto é, os trabalhadores, além das atividades que desempenham nos setores onde estão inseridos devem saber bem a quais riscos estão expostos e como preveni-los.

Mapa de riscos na Unicamp

Conforme normas vigentes a DSTr e CIPA utilizarão a ferramenta de inventário de riscos das unidades  a partir de 2023. No entanto, os mapas de riscos serão mantidos no histórico de mapa de riscos disponível para a comunidade.

Quer saber mais? Acesse os videos abaixo