QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos definir a qualidade de vida no trabalho, como:

“A percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (Promoción de la salud: glosario. Genebra: OMS, 1998).

Esse conceito de qualidade de vida entrou em foco depois da Primeira Guerra Mundial, onde fatores econômicos, sociais e políticos ajudaram na necessidade de mudar o tratamento com os trabalhadores para aumentar a produtividade.

Importância da qualidade de vida no trabalho

O trabalho ocupa uma parte importante da vida da maioria das pessoas,  que passam uma grande parte de suas vidas dentro das empresas, se dedicando e vendendo o seu tempo de trabalho. Dessa forma, é importante perceber e avaliar o impacto das atividades profissionais na vida das pessoas. Com essa evolução da qualidade de vida no trabalho, o colaborador deixou de ser visto apenas como um recurso da organização e passou a ser visto em sua completude, ou seja, como um ser humano que possui outras necessidades além da econômica, como necessidade social e psicológica. As empresas precisam de um funcionário comprometido e disposto a usar seus conhecimentos, habilidades e competências para atingir um nível máximo de desempenho. Vivenciar experiências positivas no ambiente de trabalho, é um fator fundamental não só para o profissional, mas também, para a organização como um todo. Um modelo no qual, todos ganham.

Quer saber mais sobre qualidade de vida no trabalho