Histórico

A  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - CIPA originou-se com a  OIT (Organização Internacional do Trabalho) , fundada em 1919, que organizou em 1921 um Comitê para estudos de assuntos de segurança e higiene do trabalho e de recomendações de medidas preventivas de doenças e acidentes do trabalho que passariam a ser adotadas pelos países de acordo com o interesse de cada um em promover as condições de trabalho de seu povo.

No  Brasil esta recomendação foi atendida,  parcialmente, por meio do Art. 82 do Decreto – Lei 7036, de 10 de novembro de 1944 e  este ano completa 70 anos de existência. A CIPA surgiu quando a sociedade e alguns empresários com inicio da industrialização, na década de 50, detectaram  a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes de trabalho no Brasil, "a única preocupação real era a perda de tempo e os prejuízos causados pelos acidentes ao empregador". 

Nas décadas de 60/70 começaram a se sobressair os conceitos de prevenção e higiene ocupacional, que ganharam um impulso maior com a classificação do Brasil como “Campeão Mundial de Acidentes de Trabalho”, em plena ditadura militar. Assim  mesmo, o país só veio a ter uma legislação ampla e articulada, voltada para a prevenção, apenas no final dos anos 70, após forte desgaste da imagem do país a nível internacional e da opinião pública nacional. 

HISTÓRICO DA CIPA UNICAMP

A primeira diretoria da CIPA Central, tomou posse em, 03 de julho de  1984. O  Sr. Nelson Antonio Pereira Camacho foi nomeado o primeiro presidente da  CIPA Unicamp e na sequência tivemos os seguintes presidentes: Alexandre Benedito Novaes; Manoel Guilherme da Silva Mello; Antônio Bliska Júnior; Juarez Candido (Vice-Interino); Raul Fernando Dada (in memorian);  Pedro Leone Luporini dos Santos; Azuir Ferreira Tavares Filho; Luís Augusto Passoni Ferreira; Jacques Gama; Celso Ribeiro de Almeida; Genésio Jatobá; Rosângela Maria Galante Martinhago; Francisco Genésio Lima de Mesquita e o atual Aldo Gomes Santos.

Além da CIPA central, atualmente, há mais 09 CIPAS Setoriais nas unidades: CAISM, COTIL(FT, FCA), FCM, FEA, FOP, HC, IB, IFGW e IQ. Cada uma delas tem um presidente setorial e demais cipeiros. 

No total, a CIPA conta hoje com mais de 200 cipeiros na Unicamp, distribuídos em 38 unidades: BC, CAISM, CCUEC, CEMIB, COTIL, COTUCA, CPQBA, DGA, FCA, FCM, FE, FEA, FEAGRI, FEC, FEEC, FEF, FEM, FENF, FEQ, FOP, FT, GGO, HC, Hemocentro, IA, IB, IC, IE, IEL/CEL, IFCH, IFGW, IG, IMECC, IQ, Prefeitura, Reitoria, Reitoria/Casa do Lago e SAR. 

A cada ano a CIPA passa por um novo processo eleitoral e um novo time de cipeiros é instituído. A composição da CIPA se dá por representantes eleitos e indicados pelas Unidades da Universidade.

Apresentação Linha do tempo CIPA .pptx (Apresentação (169)).pdf