Envolvimento da família


AÇÃO DESENVOLVIDA


(Des)Mascarar 

O projeto Desmascarar teve a sua génese em 2010, enquadrado nas celebrações do Carnaval. 


Este ano, apresentou-se pela primeira vez no Dia do Patrono (16 de março), como um projeto artístico consolidado e de referência dos alunos do curso de artes visuais. Na disciplina de Desenho A, constituiu-se como unidade de trabalho "permanente" de caráter transversal e alternativo que permite ao aluno a autodescoberta dentro de parâmetros de responsabilização, autonomia, expressão e criatividade.  


Tendo a transdisciplinaridade e a multimodalidade como eixos basilares, o projeto promove a cooperação entre alunos, professores, pais, enc. de educação, biblioteca escolar, projetos nacionais, Município e outras entidades locais e nacionais, proporcionando experiências enriquecedoras aos alunos e à comunidade. 


Este ano, o tema escolhido foi Metamorfoses, articulado com o movimento artístico do Surrealismo (centenário do Manifesto Surrealista, de André Breton, e de Mário Cesariny).


Este projeto é já conhecido na cidade de Vila Real uma vez que a sua apresentação pública é feita em espaço aberto - na emblemática Avenida Carvalho Araújo. Os alunos de artes "vestem" literalmente os seus projetos e desfilam perante um auditório diversificado: colegas, professores, familiares, amigos, transeuntes ocasionais... 


São atribuídos prémios por um júri constituído, entre outros elementos, pela Diretora da Escola, Vereadora da Cultura, Professora Bibliotecária e docentes, com base nos seguintes parâmetros: criatividade na criação do projeto, rigor de execução e de utilização adequada de materiais, expressividade performativa na apresentação do trabalho.