normas de uso

Cadastramento de projetos e usuários

O acesso ao equipamento é oferecido aos membros da comunidade do INCA que desenvolvam projetos de pesquisa em câncer que envolvam bioinformática e biologia computacional.

Quem pode requerer acesso

Pesquisadores com vínculo formal com o INCA podem cadastrar projetos e requerer o acesso para si e seus colaboradores (pesquisadores, tecnologistas, estudantes, pós-doutorandos, bolsistas e técnicos) que estejam envolvidos no projeto. Para requerer o cadastro de projetos e usuários o pesquisador responsável deve primeiramente preencher o cadastro de Investigador Principal e aceitar os termos de responsabilidade e confidencialidade da plataforma.

Formulário para cadastro de projetos

O cadastramento no HPCC-Crab é centrado em projetos. Para cada projeto, o investigador principal preenche o formulário de cadastro de projeto disponível na rede interna do INCA. Neste cadastro será solicitado uma breve descrição do projeto com relação às necessidades computacionais e uma sugestão de código de identificação (apelido) que será usado para identificar o diretório e o grupo de usuários que terá acesso aos dados. O pesquisador responsável será notificado por e-mail e solicitado a confirmar o cadastro.

Formulário para cadastro de usuários

O cadastro de usuários deve ser requerido pelo investigador principal de um projeto que ele seja colaborador. Cada usuário preencherá o formulário com o termo de responsabilidade disponível no site de cadastro.

Diretrizes da Plataforma Multiusuário de Bioinformática do INCA

O suporte aos usuários da plataforma de bioinformática envolve auxílio na instalação de programas, no gerenciamento de dados de projeto, auxílio na determinação dos recursos computacionais adequados para o seu projeto, e outros suportes operacionais. O suporte dado pela equipe da plataforma multiusuário não envolve análise de dados.

Não é necessário estabelecer colaboração científica com o Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional do INCA para utilização da plataforma, apenas o cadastro do pesquisador e registro de seu projeto e usuários autorizados, para fins de organização e gerenciamento da plataforma. Entretanto, o seu uso deve ser mencionado em todo o trabalho e publicação oriunda de análises nela realizadas.

Como sugestão, esta menção pode ser incluída nos agradecimentos: The authors would like to thank the Bioinformatics Core Facility (INCA-RJ) for their support.


Termo de Responsabilidade

O usuário da Plataforma Multiusuário de Bioinformática do INCA compromete-se a:

  • Não divulgar sua conta e senha para qualquer pessoa, sob pena de perda definitiva do acesso à plataforma;

  • Respeitar as diretrizes de uso das redes às quais está conectado;

  • Usar os recursos da plataforma exclusivamente para os propósitos explícitos do projeto apresentado;

  • Não utilizar o sistema para outra finalidade;

  • Não utilizar as informações confidenciais a que tiver acesso, para gerar benefício próprio exclusivo e/ou unilateral, presente ou futuro, ou para o uso de terceiros;

  • Não efetuar nenhuma gravação ou cópia da documentação confidencial a que tiver acesso;

  • Não apropriar-se para si ou para outrem de material confidencial e/ou sigiloso da tecnologia que venha a ser disponível;

  • Não repassar o conhecimento das informações confidenciais, responsabilizando-se por todas as pessoas que vierem a ter acesso às informações, por seu intermédio, e obrigando-se, assim, a ressarcir a ocorrência de qualquer dano e/ou prejuízo oriundo de uma eventual quebra de sigilo das informações fornecidas;

  • Incluir, em publicações e artigos decorrentes do projeto, menção de que o trabalho foi desenvolvido junto à Plataforma Multiusuário de Bioinformática do Instituto Nacional de Câncer [em inglês: Bioinformatics Core Facility (INCA-RJ) ].


Os pesquisadores responsáveis estão cientes que:

  • Será criado um diretório do projeto e um grupo de usuários associado ao projeto (usuários que terão acesso aos dados).

  • O pesquisador responsável define os usuários que terão acesso ao diretório do projeto.

  • O pesquisador responsável compromete-se a informar o desligamento de um usuário do projeto.

  • Usuários vinculados ao projeto, que estiverem inativos por mais de seis meses terão seu acesso suspenso até que a reativação da conta seja solicitada pelo pesquisador responsável.

  • Cada Investigador Principal possui uma quota de 10 TB de armazenamento de seus dados.

    • A quota é por Pesquisador principal e não por usuário.

    • Se mais de um projeto estiver vinculado ao pesquisador, a soma do armazenamento de todos os projeto não pode ultrapassar a quota de 10TB.

    • Somente dados que estão sendo processados devem permanecer armazenados na Plataforma Multiusuário de Bioinformática.

  • Após a finalização dos projetos, os dados devem ser transferidos para outra unidade de armazenamento, visando a liberação do espaço para outros projetos. É de responsabilidade do pesquisador fazer o backup de seus dados de projeto (dados brutos, resultados, documentação, scripts e programas instalados no diretório do projeto).

  • Os recursos da plataforma devem ser usados exclusivamente para o propósito do projeto cadastrado.

  • Não é permitido compartilhar dados de login de usuários.

  • É de responsabilidade do usuário fazer o backup de seus dados.