CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - CAD
CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - CAD
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 07h ás 11h e 13h ás 16h.
ENDEREÇO: Praça Theodosia da Cunha Neves, 15 – Centro - SINE
COORDENADOR DO PROGRAMA: Erlane Silva Souza Bettim
TELEFONE: (27) 3752-7919,
EMAIL: bolsafamilia@novavaenecia.es.gov.br
O QUE É O CADASTRO ÚNICO
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento criado em 2003, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que tem:
• renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou
• renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família. Sendo assim, é porta de entrada para diversos programas sociais, por se tratar de base de dados completa e continuamente atualizada, e obrigatório para a concessão de benefícios como, por exemplo, o Programa Bolsa Família, Tarifa Social, Benefício de Prestação Continuada, requerimento de isenção de taxa para concurso público, CNH Social. Também fornece informações precisas, por meio de suas ferramentas de filtro e busca, acerca da realidade socioeconômica dos municípios, informações estas que podem ser usadas no desenvolvimento das políticas públicas socioassistenciais mais precisas.
O Programa Bolsa Família, criado em outubro de 2003 é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.
CURIOSIDADE
VOCÊ SABIA,
QUE O MUNICÍPIO TEM UM NÚMERO LIMITE DE FAMÍLIAS PARA RECEBER O BOLSA FAMÍLIA?
O número de famílias que receberão Bolsa Família no município é definido segundo um cálculo do Governo Federal, que leva em conta o número de famílias pobres no município, disponibilidade orçamentária e outros fatores. O que isso significa? Pode não haver benefício para todos que estão no perfil, de forma que as famílias formam uma “fila de espera” para receber o benefício. E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que, se uma família recebe sem estar no perfil, pode haver uma família que precisa muito e ainda está esperando a concessão.
Se você conhece alguma família que recebe o Bolsa Família de maneira indevida, procure o setor e faça uma denúncia anônima! Só é preciso informar o nome e qualquer outra informação que permita localizar a família que está recebendo indevidamente, para averiguação, como o endereço, por exemplo. Pode ser feita presencialmente ou pelo telefone do setor. Cada família que recebe sem ter direito é uma família que tem direito e ainda não está recebendo. Denuncie e contribua para o uso mais justo dos recursos públicos! Mais informações? Acompanhe no site
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia
Evento de Parceria entre o SINE e o CadÚnico