17 de dezembro de 2021
26 de novembro de 2021
19 de novembro de 2021
27 de outubro de 2021
29 de setembro de 2021
29 de setembro de 2021
10 de setembro de 2021
19 de fevereiro de 2021
O Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) em Nova Venécia realiza diariamente o Serviço de Abordagem Social com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento para andarilhos e pessoas em situação de rua.
Durante a semana é realizado uma ronda nos principais bairros da cidade, que tem por objetivo localizar os moradores de rua e identificar suas necessidades imediatas, como a retirada de novos documentos, encaminhamentos para serviços da saúde e assistência, passagem para cidade de origem e outras orientações. “Temos em nossa base cadastral cerca de 15 pessoas sendo acompanhadas pela nossa equipe de abordagem. A Assistência Social por meio do CREAS busca dar assistência não só as pessoas, mas também suas famílias. Buscamos monitorar os locais onde esses andarilhos e/ou pessoas em situação de rua se encontram para dar apoio, cuidando da saúde e da ordem pública tanto para eles quanto para os cidadãos que transitam pelos locais”, disse a assistente do Serviço de Abordagem Social.
Esse serviço é constituído por um vinculo entre CREAS e sua equipe técnica, junto com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial e com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Organizações de Defesa de Direitos Humanos e demais políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
“Pedimos para população, para as pessoas do comércio, e familiares que em qualquer dúvida possa entrar em contato com nosso setor para esclarecimento, tirar dúvidas, dar a assistência e nos ajude a fiscalizar juntamente com os órgãos parceiros. Estamos também buscando formalizar reuniões em busca de oficializar uma força-tarefa específica e permanente da municipalidade, envolvendo assistentes sociais, psicólogos, policiais sensíveis a esse quadro social, o próprio Judiciário, a Promotoria local, além da inciativa privada, para minimizar a situação dessas pessoas”, finaliza.
A população em situação de rua é um grupo heterogêneo, mas que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares rompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Procuram os logradouros públicos (ruas, praças, jardins, canteiros) como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.
Para mais informações e sugestões, entre em contato com o CREAS pelo telefone 3752-9040.
22 de março de 2021
A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em função da pandemia do novo coronavírus e do decreto estadual nº 16277, informa que a distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e CDA – Compra Direta de Alimento para famílias beneficiarias do Programa Federal Bolsa família e do BPC – Beneficio de Prestação Continuada, deverá acontecer mediante agendamento.
A ação visa atender as medidas de contenção contra a Covid-19 em Nova Venécia. Para realizar o agendamento é preciso ligar para o telefone da Casa dos Conselhos no numero 3752-9039. “Vale destacar que os produtos só serão entregues para os usuários do CadÚnico e BPC benefício de prestação continuada”, disse Herileny Teresa Pratte, Secretária de Assistência Social.
“Pedimos que os usuários usem máscaras e mantém o distanciamento e que possam deixar as crianças com algum responsável, no momento da entrega”, destacou Fernanda Barbosa da Silva, coordenadora do PAA de Nova Venécia.
As famílias que realizarem o agendamento poderão buscar os alimentos na Casa dos Conselhos, Rua Callegari, nº 75 – Bairro Rúbia.
Para consultar a lista dos beneficiários, basta acessar o link: https://www.novavenecia.es.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/CARTAO-ES-SOLIDARIO-LISTA.pdf
Para mais informações, basta acessar o site da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, pelo link https://setades.es.gov.br/cartao-es-solid%C3%A1rio-perguntas-frequentes e pelos telefones (27) 3752-3842 e (27) 3752 – 9038 e (27) 3752-9035.