Longe do casamento, Zeus se uniu a outras incontáveis mulheres: imortais, semideusas e mortais, que lhes deram inúmeros filhos, alguns heróis, outros transformados em deuses ou semideuses.
Com a mortal Dânae, Zeus gerou Perseu, o heroico neto de Acrísio.
Filha de Eurídice e do rei de Argos, Acrísio, a mortal Dânae foi encarcerada ainda bem jovem numa torre de bronze por seu pai, que temia um mau presságio dito por um oráculo. Segundo a profecia o rei seria assassinado por seu neto, antes mesmo de se tornar pai de um varão.
A princesa virgem, foi mantida prisioneira por muitos anos, constantemente vigiada por uma ama e alguns guardas do rei, fortemente armados, evitando assim que qualquer homem a assediasse.
Porém uma noite, Júpiter apaixonado pela jovem, enganou os guardas, introduziu-se na torre transformado em uma chuva de ouro e fecundou a jovem. Quando o rei descobriu, esperou o neto nascer e mandou lançá-los ao mar dentro de uma pequena barca, que as águas jogaram nas praias da ilha de Sérifo, junto ao arquipélago das Cíclades, no mar Egeu.
Orazio Lomi GENTILESCHI (1563-1639) Danaë, ca. 1623. Óleo sobre tela, 162 x 228.5. The Cleveland Museum of Art, Cleveland, EUA.
Nascido na Toscana, Orazio Lomi GENTILESCHI (1563-1639) começou sua carreira em Roma, pintando no estilo Maneirista. Na virada do século XVII, no entanto, seu estilo tendeu mais para o naturalismo, sob a influência da pintura de Michelangelo Merisi da CARAVAGGIO [1] (1571-1610)
A pintura mostra Dânae recebendo uma chuva de ouro.
[1] Michelangelo Merisi da CARAVAGGIO[1] (1571-1610) produziu grandes telas, entre os anos de 1599 a 1610, cujas composições naturalistas receberam traços vibrantes e dramáticos claro-escuro.
REFERÊNCIAS
APOLODORO. Biblioteca Mitológica. Tradução Julia García Moreno. Madrid, Espanha: Alianza Editorial, 2016. 340 p.
HESÍODO. Teogonia. Organização e tradução Christian Werner. São Paulo: Hedra, 2013. 103p.
HIGINO, C. J. Fábulas e Astronomia. Tradução Guadalupe Morcillo Exposito. Madrid, Espanha: Ediciones Akal, 2008. 359 p.
OVIDIO. Metamorfoses. Tradução Domingos Lucas Dias. São Paulo: Editora 34, 2017. 909p
THE CLEVELAND MUSEUM OF ART, Cleveland, EUA. Disponível em http://www.clevelandart.org/art/1971.101
Parte do Artigo publicado em Artigos Acadêmicos na ArteRef - Por Fátima Sans Martini - out. de 2019. Disponível em: https://arteref.com/artigos-academicos/zeus-o-governante-do-mundo/