Quando Urano, da primeira geração de deuses, foi castrado por seu filho Cronos, avisou-o que ele também seria destronado por um de seus descendentes.
Desse modo, cauteloso, Cronos inaugurou a segunda geração ao retirar o poder do velho pai e instaurar o poder dos Titãs sobre o mundo.
Para dar continuidade à linhagem, escolheu sua irmã mais velha, Réia, que gerou os irmãos[1]: Héstia, Deméter, Hera; Hades e Poseidon No entanto, o deus destinado a ser subjugado, mantinha vigilância cega e engolia os filhos tão logo apareciam, para desespero da esposa.
[1] Os irmãos: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon, são chamados pelos romanos, consecutivamente de: Vesta, Ceres, Juno, Plutão e Netuno.
Gravado por Heinrich ALDEGREVER (ca. 1502-1555 / 1561) Saturno, 1533. Gravura, 30,5x24,5. MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França.
Sem rodeios, quando estava para parir o mais novo, Réia suplicou ajuda dos deuses antigos, que planejaram um ardil para enganar o pai devorador, enviando-a a Lictos, uma fértil região da grande ilha de Creta, no Mediterrâneo. Lá chegando, tão logo o filho nasceu, Réia escondeu-o em uma gruta rochosa, coberta por densa floresta.
Quando a negra noite chegou, a vingativa mãe voltou abraçada a uma pedra enrolada em manta, entregando-a ao grande senhor que a devorou rapidamente, sem notar a trapaça, “e não notou no juízo que para ele, no futuro, ao invés da pedra seu filho invencível e sereno ficou, quem logo iria com força e braços subjugá-lo.” (HESÍODO, 488-490, 2013, p. 65)
Edme BOUCHARDON (1698-1762) Réia enganando Crono, século XVIII. Giz vermelho sobre papel, duas folhas unidas, 33.2x26.4. Metropolitan Musem of Art.
REFERÊNCIAS
HESÍODO. Teogonia. Organização e tradução Christian Werner. São Paulo: Hedra, 2013. 103p.
METROPOLITAN MUSEUM OF ART. Nova Iorque, EUA. Disponível em https://www.metmuseum.org/art/collection/search/359646
MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/en/ark:/53355/cl020572566
OBS: Parte do Artigo publicado em Artigos Acadêmicos na ArteRef - Por Fátima Sans Martini - outubro 20, 2020. Disponível em: https://arteref.com/artigos-academicos/conheca-a-origem-dos-deuses-gregos/