Sistema Maharlika

O Arnis Maharlika surgiu com o objetivo de resgatar os valores tradicionais das Artes Marciais Filipinas, oferecendo um caminho de crescimento físico, mental e espiritual para todos aqueles que buscam o auto-conhecimento através das Artes Marciais. Os fundadores do Arnis Maharlika são os irmãos: Datu Shishir Inocalla, mestre Herbert "Dada" Inocalla e Drª. Madhuree Inocalla.

Os fundadores do Arnis Maharlika tiveram como inspiração maior para a criação de sua Arte os ensinamentos de seus pais: Vicente Luna Inocalla e Beatriz Villafria Inocalla. Contudo, outros mestres também contribuíram para a elaboração deste sistema, tais como: Shrii Shrii Anandamurti (Fundador do Sistema de Yoga Ananda Marga), o Grão Mestre Irmansyah Effendi (Fundador do Reiki Tummo), o Mestre Woo (Fundador da Associação Being Tao) e o Grão Mestre Remy Presas (Fundador do Sistema “Modern Arnis”).

Maharlika, o nome escolhido para identificar este sistema, foi também o nome original das Filipinas e significa, literalmente, "A Grande Criação". Maha significa "Grande" e Likha significa "Criação".

Como principais benefícios decorrentes da prática do Arnis Maharlika, podemos destacar: domínio de técnicas simples e eficientes de defesa pessoal; desenvolvimento da autoconfiança; superação do medo e da insegurança; desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e sensoriais; aumento do condicionamento físico; alívio do estresse; aumento da capacidade de concentração e da habilidade para tomar decisões rápidas em situações difíceis.

No sistema Maharlika, os exercícios tradicionais do Arnis são trabalhados de forma a equilibrar as energias sutis do corpo humano, levando ao desenvolvimento de nossos poderes latentes. O mandirigma – guerreiro filipino – além de dominar as técnicas de combate, deve conhecer e aplicar as técnicas de cura e manutenção da energia vital.

Em síntese, o Arnis Maharlika mescla de forma criativa e inteligente técnicas marciais com terapias tradicionais, resultando em uma verdadeira Terapia Marcial Filipina.

1. Trecho do livro Arnis Maharlika, de Maurício Viegas.


Características do Arnis Maharlika (por Paulo Burgos)

Os adeptos do Arnis Maharlika são inicialmente treinados em Solo Baston, Doble Baston (Sinawali) e Espada y Daga. Nos níveis intermediário e avançado também estudam luta com facas. O Arnis Maharlika se caracteriza não apenas por ser um sistema de luta com bastões e facas, os praticantes também aprendem a lutar com mãos vazias. As técnicas desarmadas se dividem da seguinte maneira:

a) Mano y Mano (luta corpo-a-corpo)

b) Suntukan (pugilismo)

c) Sikaran (técnicas de chute)

d) Dumog / Buno (Grappling).