(SHRINER, 2023, p.460)
Adicionar 1 g do composto a 4 mL de ácido sulfúrico concentrado. Adicionar 4 mL de ácido nítrico concentrado, gota a gota, com agitação após cada adição. Conecte o frasco a um condensador de refluxo e mantenha em um béquer com água a 45°C por 5 min. Verter a mistura reacional em 25 g de gelo picado e isolar o precipitado por filtração. Recristalize a partir de etanol 60%.
Coloque 4 mL de ácido nítrico concentrado em um balão de fundo redondo de 50 mL e coloque em banho de gelo. Adicionar 4 mL de ácido sulfúrico concentrado gota a gota. Adicione 1 g do desconhecido algumas porções de cada vez, agitando após cada adição. Refluxe a solução e trabalhe como descrito acima.
Obs: A posição do substituinte nitro no anel aromático depende do efeito direcionador do grupo éter e dos outros grupos que estão ligados ao anel aromático. Frequentemente o grupo nitro substitui em mais de uma posição no anel aromático.