Para compostos solúveis em água: Dissolva 1 mL ou 1 g da cetona, 1 g de cloridrato de semicarbazida e 1,5 g de acetato de sódio em 10 mL de água em um tubo de ensaio. Agite a mistura vigorosamente e coloque o tubo de ensaio em um béquer com água fervente por 5 min. Retire o tubo de ensaio do béquer, deixe esfriar e coloque-o em um béquer com gelo. Raspe as laterais do tubo com um bastão de vidro. Isolar os cristais da semicarbazona por filtração e recristalizar em água ou etanol 25 a 50%. (SHRINER, 2023, p. 415)
Para compostos insolúveis em água: Dissolva 1 mL ou 1 g da cetona em 10 mL de etanol. Adicione água até que a solução fique levemente turva; remover a turbidez com algumas gotas de etanol. Em seguida, adicione 1 g de cloridrato de semicarbazida e 1,5 g de acetato de sódio e, a partir deste ponto, siga o procedimento em (a). (SHRINER, 2023, p. 416)
Dissolver 100 mg de cloridrato de smicarbazida e 150 mg de acetato de sódio em 1 mL de água. Adicionar 100 mg da cetona a esta solução. Se a cetona for insolúvel em água, adicionar etanol 95% v/v, gota a gota, até que se forme um sistema homogêneo. Aquecer, a seguir,a mistura em banho-maria por 10 minutos. Resfriar e filtrar os cristais da semicarbazona formada. Lavar com água. Recristalizar de água ou de etanol-água 25-50% v/v. A cristalização da semicarbazona às vezes é lenta. Ela pode ser acelerada se a solução for resfriada a 0ᵒC e se as paredes do tubo forem atritadas com um bastão de vidro. (COSTA NETO, 2004, p. 978)