Anais do Encontro de Educação
Anais do Encontro de Educação
ISBN: 2595-332X
Todas as submissões de artigos e relatos de experiência devem ser encaminhados diretamente para o e-mail encontroeducacaocameta @ gmail.com
Título (e subtítulo, se houver): ambos não devem ultrapassar um total de 16 palavras; somente o título deve vir em negrito; primeira letra em maiúscula; devem ser objetivos e mostrar o principal foco do trabalho.
Autoria: Informar no início do artigo, logo abaixo do Título, nome por extenso e, em nota de rodapé: titulação máxima, instituição a que está ligado, endereço funcional completo, outras informações curriculares relevantes.
Resumo de 250 a 400 palavras: deve apresentar problema, solução e conclusões; sequência de frases concisas e objetivas, contendo: Contextualização: uma ou duas sentenças que identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área; Propósito: principal objetivo do trabalho, o que foi feito; Metodologia: uma ou duas frases discorrendo sobre a metodologia utilizada; Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa; Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.
Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5; essencialmente relevantes e retiradas do texto; não extrair do título; separar as palavras por ponto.
Introdução: justifica e define o problema, anunciando o assunto; resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral; discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos; não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto: Contextualização: grande área onde seu trabalho está inserido e qual a importância da grande área. Aqui definem-se termos, jargões etc.); Estado da arte: o que há de mais avançado na área da pesquisa em questão; Propósito: quais os objetivos do trabalho e do estudo.
Material e Métodos: descreve os detalhes do delineamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo. Na elaboração desta seção deve-se: descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados; fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso; referenciar técnicas e métodos já conhecidos; evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.
Resultados e Discussão: os resultados obtidos devem ser apresentados de forma precisa e clara; podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos; os dados experimentais obtidos podem ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão; a discussão deve relacionar causas e efeitos; indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos; apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa; apresentar propostas ou sugestões para novas pesquisas de atuação em determinadas áreas.
Conclusões: sintetizar argumentos que confirmam ou negam hipóteses; dar ênfase para o principal resultado; elaborar breve interpretação dos principais resultados; mostrar a importância desses resultados para a grande área do trabalho.
Apêndices: textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação; devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início.
Ilustrações (ABNT NBR 14724:2011): incluem: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros; as ilustrações devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem a necessidade de uma contribuição significativa do texto; palavras utilizadas nas figuras devem ser idênticas às utilizadas no texto quanto à capitalização, itálico e símbolos; devem se apresentadas na ordem em que aparecem no texto. No caso de serem extensas, enviar em arquivos separados, indicando onde devem ser inseridas no texto; nas ilustrações que contêm mais de uma imagem, identificar cada imagem com letras maiúsculas, por exemplo A, B, C (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada imagem; posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título.
Figura 1– Título; Gráfico 1– Título; Quadro 1– Título, e assim por diante.
No texto para se referir as palavras figuras e tabelas usar caixa baixa.
Legenda: breve e objetiva; com notas e outras informações necessárias à sua compreensão; a fonte consultada é indicada na parte inferior, após a ilustração; a fonte é um elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor; as fontes deverão constar da seção de Referências.
Observações: a qualidade das figuras é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados. Recomenda-se simplicidade no decorrer das interpretações; verificar a necessidade de figuras e se é possível colocar as informações em forma de texto; deve haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas.
Tabelas: devem ser autoexplicativas; localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto; título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela; preferencialmente em posição vertical; continuação na página seguinte: não delimitar por traço horizontal na parte inferior, repetir cabeçalho na página seguinte, indicar continua na 1a. página, continuação para as demais e conclusão para a última página; colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências; usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais; editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela.
Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, mencionados no final do artigo, antecedendo a seção Referências.
Quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por: trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado; trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado); trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas.
As citações mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Observar as questões de direitos autorais (plágios e autoplágios).
Exemplos das citações no texto:
Um autor: Silva (2011) ou (SILVA, 2011).
Dois autores: Araujo e Rodrigues (2012) ou (ARAUJO; RODRIGUES, 2012).
Três autores: Araujo, Silva e Rodrigues (2013) ou (ARAUJO; SILVA; RODRIGUES, 2013)
Mais de três autores: Araujo et al. (2014) ou (ARAUJO et al., 2014).
Autor Entidade: Iphan (2015) ou (IPHAN, 2015)
Autor desconhecido: Educação...(2017) ou (EDUCAÇÃO..., 2017)
Somente referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo; usar itálico para títulos de periódicos em artigos, títulos de livros, títulos de eventos etc.; não usar itálico para abreviações em latim, tais como et al., apud tanto nas citações no texto como nas referências; usar letras maiúsculas nas referências para sobrenomes, com os prenomes abreviados, seguidos de ponto (.) e sem espaços. Aplica-se também para autorias de entidades coletivas (entrada pelo título) e título de eventos:
ARAUJO, R.M.L.
ENCICLOPÉDIA Larousse
COLÓQUIO NACIONAL PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO
Para autores e ou títulos repetidos, colocar 6 traços sublineares seguidos de ponto final. (______.);
ARAUJO, R.M.L. Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, p. 53-64, 2008.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Pelo menos um dos autores possui o grau de Graduado
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, atendendo às Normas Editoriais do periódico.
Endereços eletrônicos para as referências foram informados quando possível.
O texto: está em espaço 1,5; usa uma fonte no tamanho 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas Editoriais do periódico.
A identificação de autoria foi informada no manuscrito. A identificação de autoria foi retirada na opção Propriedades no Word, sendo que a equipe editorial garantirá o sigilo da avaliação pelos pares cega, ao retirar as informações antes de encaminhar aos avaliadores.
A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade dos Anais do Encontro, ficando sua distribuição, impressão ou reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Direção da FAED/CUNTINS/Cametá-UFPA. Deve ser consignada a fonte de publicação original. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Os nomes e endereços informados nestes anais serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.