Na UFRR, coordeno dois laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, a saber:
1) Laboratório de Linguística Aplicada de Roraima (LLARR)
Fundado oficialmente em 2024, o LLARR é um laboratório do PPGL-UFRR que tem por objetivo fomentar conexões e trabalhos colaborativos entre pesquisadores, professores e demais interessados na área indisciplinar, crítica e transgressiva da Linguística Aplicada. Nesse viés, o LLARR é um espaço híbrido de ações e reflexões referentes ao objeto de estudo da LA - a linguagem como prática social -, em sua amplitude, complexidade e abrangência. Na perspectiva da LA, a linguagem como prática social é constituída e perpassada por múltiplos elementos, tais quais: línguas, culturas, histórias de vida, discursos, políticas, ideologias e letramentos.
2) Laboratório Imprimatur (LABIM)
Desde junho de 2022, coordeno o Laboratório Imprimatur (LABIM), junto da colega profa. Vivian G. Leão Simões. O LABIM tem por objetivo maior servir como espaço de formação de profissionais linguistas, no âmbito da graduação, nas áreas de pesquisa em linguística, tradução, versão, revisão textual e transcrição. Para tanto, o laboratório abarca variados projetos práticos. Atua como colaborador do LABIM o professor Dr. Eliabe dos Santos Procópio (antigo coordenador e fundador do LABIM, atualmente docente na UFS) e os colegas professores do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRR: prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva, prof. Me. Antonio Lisboa S. Silva Júnior e profa. Patrícia L. Pantoja.
Tecnologia de acolhimento linguístico e colonialismo digital na Pan-Amazônia (2025- atualmente)
O objetivo geral do projeto é investigar as potencialidades das tecnologias de acolhimento (linguístico) e o impacto do colonialismo digital nas experiências e vivências de migrantes e refugiados na Pan-Amazônia. É, portanto, uma ação que busca contribuir para a compreensão crítica dos impactos das tecnologias digitais sobre populações vulneráveis e oferecer subsídios para a formulação de estratégias inclusivas e interculturais no contexto da migração. O arcabouço teórico é composto por pesquisas e trabalhos prévios no viés da Linguística Aplicada, das políticas linguísticas e dos estudos de novas tecnologias digitais.
Colaboração e produção de Recursos Educacionais Abertos (2014-2016)
Durante o meu mestrado em Letras, sob orientação do prof. Vilson Leffa, atuei nesse projeto cujo objetivo era pesquisar a construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos (REAs) com alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Propõe-se a construção colaborativa de REAs por meio da Ferramenta de Autoria para Professores (FAP) conhecida como Ensino de Línguas Online (ELO), disponível em nuvem. Através da construção colaborativa de REAs sob a Perspectiva Complexa de ensino e de aprendizagem, pretende-se incrementar a base de dados de REAs do Repositório de Módulos para o Professor do ELO. O projeto foi concluído no final de 2016.
Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras (NucLi/IsF) - Rede Andifes (2023- atualmente)
O Núcleo de Línguas (NucLi) é responsável por efetivar na UFRR as ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), anteriormente vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e hoje implementado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede Andifes). O NucLI/IsF da UFRR foi fundado em 2014, e eu estou coordenando suas ações desde setembro de 2022. Além das ofertas de cursos do IsF, o NucLI também contribui com ações de pesquisa, ensino e extensão, sobretudo eventos acadêmicos, como a Jornada de Linguística Aplicada em Roraima (JoLARR) e os Ciclos de Palestras sobre Ensino de Línguas da UFRR.
Pesquisa e Extensão para todos: difundindo epistemologias críticas na Educação a Distância (2018-2019)
Descrição: Este projeto tem o objetivo geral de ampliar a oferta de atividades acadêmicas para a formação de educadores(as) críticos no âmbito do curso de Licenciatura em Letras Espanhol a distância (EaD) da Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Aberta do Brasil (UFSM/UAB). Tais atividades pedagógicas, ancoradas na obra de Paulo Freire e, ainda, na perspectiva teórica da Pedagogia Crítica e dos Letramentos Críticos, serão efetivadas via palestras e oficinas realizadas nos polos de apoio presencial à EaD. Coordenado pela profa. Vanessa Ribas Fialho, o projeto foi concluído no final de 2019.