GRUPOS DE PESQUISA

GRUPOS DE PESQUISA EM QUE ATUO: 

Ajudei a fundar o GITEA em 2020, com a profa. Vanessa Fialho, e participo dele deste então. Em 2022, assumi a liderança do grupo junto com a profa. Andrea ad Reginatto. Atualmente, desenvolvemos uma cartografia complexa da educação online pós-pandemia de COVID-19.


Ingressei no NEPSol em fevereiro de 2022. Sob liderança da profa. Luzineth Rodrigues Martins e do prof. Eliabe Procópio, realizamos pesquisas no viés da sociolinguística e dos estudos de letramentos, e trabalhos na construção de um Atlas Linguístico de Roraima.


Neste grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Roraima, liderado pelos professores Cora Elena Gonzalo Zambrano e Marcus Vinícius da Silva, eu investigo questòes sobre Português como Segunda Língua (L2) e, mais pontualmente, Português Língua de Acolhimento (PLAc).

GRUPOS DE PESQUISA EM QUE ATUEI ANTERIORMENTE:

O LinCE é um grupo fundado em 2009 e liderado pelos professores Felipe Gustsack e Cláudio José de Oliveira, da UNISC. Participei do grupo durante o Doutorado, contribuindo com pesquisas sobre articulação complexa dos modos de fazer e pensar a educação e as linguagens. 


Participo do POLIFONIA desde o primeiro semestre de 2021. Junto aos professores Marcus V. L. Fontana e Angelise Fagundes (ambos da UFFS), desenvolvemos trabalhos sobre o ensino crítico de línguas, políticas linguísticas e a formação de professores.


O GAIA é um grupo coordenado pela profa. Nize Pellanda que busca repensar a construção cognitiva/subjetiva dos sujeitos, investigando o que chamamos de ontoepistemogênese (o processo integrado da constituição do humano). No âmbito do GAIA, escrevi minha tese de Doutorado.


Quando ingressei no Mestrado, sob orientação do prof. Vilson J. Leffa, ele me inseriu no grupo por ele liderado. Durante minha participação, publiquei pesquisas sobre tecnologias no ensino de línguas e Recursos Educacionais Abertos (REA), sobretudo referentes ao sistema ELO em Nuvem.


Ingressei no grupo como orientando de Iniciação Científica da profa. Vanessa Fialho, durante minha graduação em Letras na UFSM. No grupo, realizei pesquisas sobre redes sociais, objetos de aprendizagem para o ensino de espanhol e Educação a Distância (EaD).

Parte do GITEA

Profa. Eduarda Oliveira, profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho, prof. Me. André Firpo Beviláqua e eu, no último dia da IX JETAL, em novembro de 2019, realizada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Parte do grupo NEPSol

Café, bolo e bate-papo após reunião do NEPSol, no Laboratório Imprimatur (Labim), CCLA-UFRR, abril de 2022. Prof. Marcus Vinícius da Silva, eu, prof. Eliabe Procópio e prof. Fabrício Paiva Mota, atualmente docentes na UFS.

GITEA em banca online

Participamos em peso da banca de defesa de tese de doutorad do prof. André Firpo Beviláqua, sob orientação do prof. Vilson Leffa, no PPGL-UFPel. A profa. Vanessa Ribas Fialho ajudou a compor a banca como examinadora. Dezembro de 2022.

GITEA no CBLA-2022

Prof. Vilson J. Leffa e eu coordenamos o simpósio intitulado "30 anos de pesquisa em Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil", no 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA). Novembro de 2022.

Parte do grupo PLA-RR

Primeiro encontro presencial do grupo de Português como Língua Adicional em Roraima (PLA-RR) no ano de 2023, na UERR. Com os professores Marcus Vinícius Silva, Naira Lamarão, Mateus Moreth e Cora Elena Zambrano, entre outros.

Parte do GAIA

Prof. Felipe Gustsack, profa. Nize Pellanda, eu e profa. Fabiana Piccinin (da esquerda para a direita). Minha defesa de qualificação de tese, UNISC, outubro de 2019. Também participaram, por envio de parecer, o prof. Pierre Lévy e o prof. Vilson Leffa.