FORMAÇÃO ACADÊMICA

Estágio de Pós-Doutorado (2021-2022)

Entre julho de 2021 e setembro de 2022, realizei estágio pós-doutoral sob supervisão do prof. Dr. Vilson J. Leffa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No referido estágio, realizei pesquisas sobre curadoria digital, (co)produção de materiais didáticos para o ensino de línguas e educação linguística na perspectiva dos letramentos críticos na pandemia de COVID-19. Alguns dos trabalhos frutos desse estágio são: Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem (artigo publicado na revista Ilha do Desterro) e Recursos Educacionais Abertos e o ensino crítico de línguas: experiências na formação de docentes (capítulo do livro Linguagem: Tecnologia e Ensino, organizado pela profa. Roberta Caiado e pelo prof. Vilson Leffa, e publicado em 2021 pela editora Pontes).


Doutorado em Letras (2018-2021)

Sou Doutor em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com o apoio de uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A qualificaçeão da minha tese ocorreu em outubro de 2019, com banca que contou com a participação do prof. Pierre Lévy e do prof. Vilson Leffa. A tese foi defendida em março de 2021, é intitulada "Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na Educação a Distância", e versa sobre a formação de professores de línguas na EaD no viés do Pensamento Complexo. O trabalho foi orientado, em um primeiro momento, pela profa. Dra. Nize Maria Campos Pellanda, e, na sequência, pelo prof. Dr. Felipe Gustsack. A co-orientação do trabalho ficou por conta da profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho.


Mestrado em Letras (2015-2017)

Iniciei meu Mestrado em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, por meio de bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que me permitiu ingressar e permanecer no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). No Mestrado, sob orientação do prof. Dr. Vilson J. Leffa, defendi em dezembro de 2016 a dissertação intitulada "Professores de Línguas 'na' e 'em' rede? Formação continuada de educadores para Práticas Abertas de (re)produção de materiais didáticos", que abordou tópicos como: o ensino de línguas mediado por computador (Computer-Assisted Language Learning, CALL), os Recursos Educacionais Abertos (REA) e as práticas colaborativas e de (co)autoria em rede entre docentes, sobretudo em ambientes online de aprendizagem.


Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2017-2018)

Em 2017, iniciei uma Especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Em tal especialização, cursada na modalidade EaD, pude me aperfeiçoar no estudo da Libras e da cultura surda, que tanto me instigam enquanto educador e pesquisador. A monografia de conclusão do curso de especialização, intitulada "Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino e a aprendizagem de LIBRAS disponíveis na Web", orientada pela profa. Nayara da Silva Cesario Martins, eu defendi presencialmente, num polo da UCDB em Porto Alegre, em 2018, e publiquei posteriormente como um artigo em dossiê especial da Revista Trama, como pode ser visto aqui. No referido trabalho, estudei as atividades didáticas e os materiais digitais disponíveis para o ensino e a aprendizagem de línguas em repositórios virtuais e portais educacionais online.


Especialização em EaD e as Tecnologias Educacionais (2014-2016)

Também pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), cursei pós-graduação (nível de Especialização) em Educação a Distância (EaD) e Tecnologias Educacionais. Para a obtenção do título de especialista, defendi a monografia intitulada "O viés social da Educação a Distância a partir de um projeto de extensão na forma de curso Pré-Universitário Popular", sob orientação da profa. Fernanda Carvalho Basilio Hernandez. Na referida monografia, tratei do uso de tecnologias digitais online como mediadoras de algumas práticas educacionais do curso Pré-Vestibular Popular Alternativa, de Santa Maria-RS, mas visando a contribuir com qualquer cursinho popular que se proponha a pensar as tecnologias como ferramentas podem mediar práticas mais freireanas e críticas de educação.


Graduação em Letras: licenciatura em Português/Inglês e respectivas literaturas (2019-2021)

Mais recentemente, concluí meu segundo curso de graduação em Letras, desta vez licenciatura com habilitação em língua portuguesa, língua inglesa e respectivas literaturas, na modalidade EaD. No referido curso da Universidade Cesumar, optei por tentar conciliar o Português como Língua Materna (PLM) e o Inglês como Língua Estrangeira (ILE), buscando aproveitar a oportunidade de, futuramente, atuar como docente em qualquer uma dessas línguas. Durante o curso, pude participar de projetos de pesquisa e extensão, como: (1) "Inovação e variação linguística no Português Brasileiro"; (2) "O Brasil através da Literatura: uma etnografia literária"; e (3) "Contribuições da Sociolinguística Educacional".


Graduação em Letras: licenciatura em Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (2009-2014)

No segundo semestre de 2009, ingressei na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado "Análise, desenvolvimento, implementação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira", foi orientado pela profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho e foi defendido por mim em junho de 2014, junto a uma banca que contou com a presença do prof. Vilson J. Leffa. Durante toda minha graduação, atuei em diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão, recebi apoio institucional por meio de bolsas, dentre as quais eu destaco a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passei a receber em 2012 e mantive até o final da graduação.