Pensando principalmente em meus alunos e orientandos (da graduação e da pós-graduação), tenho investido em alguns cursos online autoinstrucionais, tendo como inspiração o conceito de MOOC (Massive Open Online Course, ou Curso Online Aberto e Massivo). Em síntese, trata-se de um tipo de curso online, gratuito, aberto a um grande número de aprendizes e geralmente estruturado a partir de conteúdos digitais, como vídeos e textos.
Os cursos aqui apresentados não contam com docentes ou instrutores, e não há horários fixos: cada cursista pode realizar as atividades em seu próprio ritmo e local.
Tenho tentado ofertar pelo menos uma edição de cada curso por ano, com divulgação e inscrições online, avaliações formais de aprendizagem e emissão de certificado pelo PPGL-UFRR. Mesmo quando os cursos não estão sendo ofertados, procuro manter o conteúdo disponível de forma aberta; nesses casos, contudo, não há emissão de certificado.
Veja informações sobre os cursos a seguir:
O objetivo maior do curso é apresentar (in)definições e conceitos fundamentais da Linguística Aplicada, esse campo crítico, transdisciplinar, híbrido e mestiço e crítico de estudo da linguagem como prática social. O curso abarca um pouco da história da LA no Brasil e, também, alguns temas emergentes.
Carga horária: 20h.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores interessados em aprender sobre a Linguística Aplicada.
Modalidade: online.
Este curso tem por objetivo introduzir ideias centrais da obra e do legado de Paulo Freire, ainda muito atuais e necessários à educação contemporânea, em relação às tecnologias. No curso, são abordadas reflexões sobre a práxis tecnológica e os usos críticos das tecnologias digitais.
Carga horária: 22h.
Público-alvo: educadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em aprender sobre tecnologias digitais no viés de Paulo Freire.
Modalidade: online.
Parte-se do pressuposto de que o colonialismo digital é uma pauta urgente na Linguística Aplicada (LA) contemporânea. Assim, este curso busca apresentar conceitos e arcabouço teórico-metodológico para enfrentar tal lógica colonial, com vistas à almejada soberania digital.
Carga horária: 20h.
Público-alvo: educadores, acadêmicos de estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudar o colonialismo digital à luz da LA.
Modalidade: online.