ORIENTAÇÕES
Compartilho aqui alguns temas de interesse e as perspectivas teóricas com as quais trabalho.
Também podemos dialogar sobre outros possíveis temas e tópicos de interesses. Estou sempre interessado em "expandir horizontes" e aprender mais.
Compartilho aqui alguns temas de interesse e as perspectivas teóricas com as quais trabalho.
Também podemos dialogar sobre outros possíveis temas e tópicos de interesses. Estou sempre interessado em "expandir horizontes" e aprender mais.
TEMAS DE INTERESSE:
Tenho interesse principalmente no estudo de Português Língua Adicional (PLA), Português Língua de Acolhimento (PLAc), Espanhol (como primeira ou segunda língua) e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os materiais didáticos na mediação dos processos de ensino e de aprendizagem de línguas também me interessam.
CALL é uma sigla já consolidada para referir-se à Computer-Assisted Language Learning, área que hoje em dia já é mais usualmente designada como "Ensino de línguas mediado por tecnologias". Curadoria digital e (co)produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) são alguns dos temas que mais me interessam nessa seara.
Entendo a formação docente como um processo contínuo e complexo (e, portanto, imprevisível, não-linear, caótico etc.) de auto-trans-formação docente. Minhas principais referências nessa área são Paulo Freire e Edgar Morin. Meu interesse maior é a formação inicial de professores de línguas em cursos de licenciatura em Letras.
TEORIAS DE INTERESSE:
Fortemente inspirado pelo prof. Vilson J. Leffa e pela profa. Vera Menezes Paiva, penso a lingua(gem) e a formação docente como Sistemas Adaptativos Complexos (SAC): sistemas abertos, dinâmicos, imprevisíveis e caóticos.
Dentre as principais teorias do pensamento complexo, trabalho com a Teoria da Complexidade e a Teoria da Autopoiesis. Mas também estou aberto a orientar trabalhos sobre a Teoria do Caos e outras.
Como bibliografia base, recomendo os livros Introdução ao Pensamento Complexo, de Edgar Morin, e Sistemas Adaptativos Complexos: lingua(gem) e aprendizagem, organizado por Vera Menezes Paiva e Milton do Nascimento, além de textos da profa. Maximina Freire.
Não tenho trabalhado muito com questões de letramento na Educação Básica. De modo geral, pesquiso mais os Letramentos Digitais e Letramentos Críticos na universidade (Ensino Superior).
Mais recentemente, também tenho pesquisado questões de Letramentos Raciais. Portanto, recomendo a leitura das publicações da profa. Ana Paula Duboc e da profa. Aparecida de Jesus Ferreira.
Recomendo fortemente a leitura das obras Letramento: um tema em três gêneros, de Magda Soares, e Letramentos na sociedade digital: navegar é e não é preciso, de Nara Hiroko Takaki, e Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras, de Ana Paula Duboc.
Tenho buscado no legado de Paulo Freire elementos para pensar a aprendizagem e a formação docente em uma perspectiva crítica, problematizadora do entorno social e com foco na emancipação/libertação dos indivíduos.
Com base na Pedagogia Crítica, tenho estudado a obra de Freire para repensar os letramentos (críticos), as tecnologias na atualidade e a educação linguística contemporânea.
Para entender a teoria de base, proponho a leitura de Pedagogia do Oprimido, de Freire, e algumas obras que produzi ou organizei nos últimos anos, como Letras para a Liberdade e Paulo Freire hoje na cibercultura, entre outras (para ver essas obras, clique em Meus textos).
TRABALHOS ORIENTADOS E PUBLICADOS:
Tenho por hábito solicitar que os trabalhos orientados por mim sejam publicados na forma de artigos em periódicos (abertos e gratuitos) ou capítulos em e-books. Acredito que é importante dar esse retorno à comunidade acadêmica e ao público em geral. A pesquisa não é feita para ficar impressa em uma gaveta, envelhecendo, ou esquecida em um arquivo digital dentro de uma pasta no computador.
A seguir, disponibilizo alguns trabalhos publicados que são produtos de pesquisas orientadas por mim:
GOULART, Andressa Alves. A evolução tecnológica digital e sua influência na aprendizagem de línguas na escola. Revista Diálogo & Interação, Cornélio Procópio, v. 16, n. 1, p. 354-375. 2022.
LOPES, Marta Vanusa de Menezes. Fake news, descredibilização das práticas pedagógicas e a importância da leitura crítica. In: BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo, REGINATTO; Andrea Ad; FIALHO, Vanessa Ribas. (Org.) Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias. Boa Vista: UERR Edições. 2024. p. 27-43.
RATZLAFF, Taiane Mello. O Ensino Remoto Emergencial no Brasil e em Quaraí: mudancas e desafios na Educação Básica. Revista Diálogo & Interação, Cornélio Procópio, v. 16 n. 1, p. 328-353. 2022.
RODRIGUES, Flávia Regina Irigarrai. Educação em tempos de pandemia: estudo de caso com professoras de português de Quaraí, Rio Grande do Sul. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), Santa Maria, v. 4, n. 1, 2023.
SANTOS, Ana Cassol dos. Incorporação do ensino à Tecnologia Digital: como os jogos eletrônicos podem auxiliar no aprendizado. Revista Diálogo & Interação, Cornélio Procópio, v. 16, n. 1, p. 305-327. 2022.
SILVA, Fátima Inabel Tres da. Autonarrativa de uma professora de línguas em Hulha Negra: vivências em tempos de Ensino Remoto Emergencial. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), Santa Maria, v. 4, n. 1, 2023.
VICTORIANO, Marranda Gilliane. Tecnobiografia macuxi: estudo de caso com mulheres indígenas residentes em Boa Vista, Roraima. In: BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo, REGINATTO; Andrea Ad; FIALHO, Vanessa Ribas. (Org.) Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias. Boa Vista: UERR Edições. 2024. p. 136-157.
Também disponibilizo as dissertações e teses por mim orientadas ou coorientadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL-UFRR):
AGRELLA, Antonia Santos. Multiletramentos e tecnologias: práticas dos professores de língua portuguesa no Colégio Estadual Militarizado Prof. Camilo Dias, Boa Vista-RR. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2023.
ALMEIDA, Jhanayna Thamíris de Souza. Práxis tecnológica de professoras de língua espanhola: uma análise da prática docente em escolas públicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2024.
ALVES, Eliane de Jesus Leite. Práticas translíngues nas produções escritas dos alunos venezuelanos no ensino de Português na EJA. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2023.
SILVA, Adailton da. Português como língua de acolhimento e Letramentos Críticos: experiências em um curso com migrantes venezuelanos. 2025. 133f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2025.
SILVA, Marcélia Nicácio da. Educação linguística orientada pelo Caderno 'A ocasião faz o escritor': da autonarrativa docente à produção textual de estudantes migrantes de um colégio público de Roraima. 2024. 150f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2024.
SIQUEIRA, Ana Paula de Oliveira. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR. 2025.