Sobre:
O LLARR é um espaço de conexões, diálogos e trabalhos colaborativos entre pesquisadores, professores e demais interessados na área indisciplinar, crítica e transgressiva da Linguística Aplicada. Nesse viés, o LLARR é um território híbrido de ações e reflexões referentes ao objeto de estudo da LA - a linguagem como prática social -, em sua amplitude, complexidade e abrangência. Na perspectiva da LA, a linguagem como prática social é constituída e perpassada por múltiplos elementos, tais quais: línguas, culturas, histórias de vida, discursos, políticas, ideologias e letramentos.
Cabe elucidar, ainda, que o sintagma "de Roraima" no nome do laboratório não visa à redução ou restrição de ideias e discussões, mas, em lugar disso, ao registro do nosso "local de fala", nossa posição no mundo, que pode conectar-se com muitos outros locais. Compreendemos essa posição à luz do conceito de "glocal", popularizado na área por Kumaravadivelu, Celani e outros, que remetem ao amálgama entre o local e o global. Destarte, o LLARR, assim como o próprio estado de Roraima e a própria Linguística Aplicada, é um espaço glocal, decolonial, que questiona e ressignifica fronteiras, expande horizontes, e está continuamente aberto aos “de Roraima”, que aqui nasceram e/ou (para) (d)aqui migraram.
Objetivos:
- Fortalecer redes de diálogo e colaboração entre pesquisadores da área de Linguística Aplicada.
- Contribuir com a qualificação de pesquisas em LA e ações de ensino e de extensão, em nível de pós-graduação.
- Produzir e fazer circular trabalhos e investigações científicas sobre questões de políticas linguísticas, interculturalidade, letramento(s), tecnologias digitais e outros temas afins da LA contemporânea.
Quem faz o LLARR:
O Laboratório de Linguística Aplicada de Roraima é composto principalmente por docentes, pesquisadores, estudantes e demais vinculados aos estudos de LA de dois grupos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: o grupo Português Língua Adicional em Roraima (PLARR, CNP/UERR) e o Grupo de Investigações de Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA, UFSM/CNPq).
Ademais, interessados vinculados ao PPGL-UFRR também podem integrar o LLARR, pois este é um espaço aberto para o diálogo e a pesquisa colaborativa.
Banca de defesa de Mestrado da profa. Marcélia Nicácio. (Dez. 2024)
Logotipo do LLARR (produzido e escolhido pelos coordenadores em 2024).
Mesa de abertura da III Jornada de LA em Roraima. (Jun. 2024)
Logotipo do PPGL-UFRR, que foi atualizada em 2024.
Endereço:
Campus Paricarana, anexo do Bloco I (entrada pela EDUFRR, livraria da UFRR), Av. Cap. Ene Garcez, nº 2413.