A história do LLARR inicia-se com o ingresso dos professores Alan Ricardo Costa e Cora Elena Gonzalo Zambrano no PPGL-UFRR, por meio de edital de credenciamento de novos docentes (primeiro semestre de 2023). Na primeira reunião do colegiado com os novos professores permanentes do programa, foi pautada a atualização das comissões e dos laboratórios do PPGL-UFRR. Nessa ocasião, os professores foram incentivados a pensar em propostas de laboratórios que pudessem contribuir com as duas linhas de pesquisa do PPGL-UFRR, a saber: Linha 1 – Língua e Cultura Regional; e Linha 2 – Literatura, Artes e Cultura Regional.
Dessa reunião, ideias ainda embrionárias sobre um laboratório de Linguística Aplicada (LA) começaram a surgir. Os estudantes dos cursos de graduação em Letras da UFRR contavam com o Laboratório Imprimatur (LABIM), fundado em 2014 e coordenado pelo prof. Dr. Alan Ricardo Costa desde 2022. No entanto, tal espaço, além de ser destinado à graduação, não tinha como escopo a pesquisa em LA. Nesse mesmo sentido, os professores Cora e Alan lideravam seus grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, respectivamente: (1) Grupo de Pesquisa de Português Língua Adicional em Roraima (PLARR/UERR) e (2) Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA/UFSM), nenhum deles, até então, vinculado a um laboratório na UFRR.
Finalmente, para a fundação de um laboratório de LA, foram considerados também o crescimento e o sucesso da Jornada de Linguística Aplicada em Roraima (JoLARR), evento anual realizado em parceria entre a UFRR e a UERR desde 2022. Antes um congresso pequeno e de abrangência local, logo a JoLARR passou a contar com participações nacionais e internacionais. Em sua terceira edição, o evento contou com a publicação de uma obra de impacto na agenda de pesquisa de Roraima: Caminhar, transitar e transgredir pela Linguística Aplicada crítica e decolonial (Costa et al., 2024), que reuniu textos assinados por pesquisadores de diversas IES de todas as regiões do Brasil. A potência de um evento que, em pouco tempo, cresceu e se consolidou no cenário nacional demandava um laboratório que proporcionasse as devidas condições para sua organização e realização anual.
Assim, em janeiro de 2024, o LLARR foi oficialmente fundado, por meio do relatório de APCN (Apresentação de Proposta para Curso Novo) do Doutorado em Letras do PPGL-UFRR. A pedido da professora Verônica Prudente Costa, então coordenadora do PPGL-UFRR e principal responsável pelo texto da APCN, o professor Alan Ricardo redigiu uma primeira versão do texto formal sobre o LLARR, apresentada depois à professora Cora e prontamente aceita por ela. Os dois docentes passaram a ser, então, não apenas os fundadores do laboratório, mas também os responsáveis pela primeira gestão, a qual será renovada a cada dois anos, conforme estatuto aprovado.
A seguir, para fins de preservação da memória do LLARR, registramos as gestões do laboratório:
Gestão de 2024-2025:
Prof. Dr. Alan Ricardo Costa e Profa. Dra. Cora Elena Gonzalo Zambrano.
Gestão de 2026-2027:
Profa. Dra. Cora Elena Gonzalo Zambrano e Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva.