Acolhimento de alunos
Archangelos Gymnasium, Lakatamia, Chipre e 4ºGel Arsanio Sfakaki,Rethymno, Grécia
Archangelos Gymnasium, Lakatamia, Chipre e 4ºGel Arsanio Sfakaki,Rethymno, Grécia
Acolher a Anastasia, uma estudante do Chipre, foi uma das experiências mais marcantes da minha vida.
Participar no programa Erasmus+ foi uma oportunidade única de aprender, não apenas sobre uma nova cultura, mas também sobre os valores fundamentais da União Europeia, como a cidadania, a inclusão e a solidariedade.
O momento que mais me impactou foi quando discutimos a liberdade de movimento dentro da União Europeia e como isso facilita a inclusão. A Anastasia partilhou como, sendo do Chipre, se sentiu mais conectada a uma comunidade global, graças às políticas da União Europeia. Essa conversa fez-me perceber como esses valores não são apenas princípios, mas práticas reais que afetam a vida das pessoas.
A convivência com ela mostrou-me a importância de respeitar e valorizar as diferenças culturais. Vi, de forma concreta, como o multiculturalismo é essencial para criar um futuro mais inclusivo e harmonioso.
Estou muito grata à escola por me proporcionar esta experiência. Não só cresci enquanto pessoa, mas também aprendi a importância da empatia, da comunicação e do respeito mútuo. Esta vivência ensinou-me que a cidadania europeia é mais do que uma ideia: é uma prática diária que nos ajuda a construir um mundo mais unido.
Arianna Jacinto, 10ºE
Durante a semana de 24 a 28 de fevereiro, a escola recebeu dois grupos de alunos e professores, alguns da Grécia e outros do Chipre, no âmbito do projeto ERASMUS+ do AESA 2024/2027.
Este projeto tem como objetivo pôr em prática os valores da União Europeia, tais como o respeito pela dignidade humana, a solidariedade, a diversidade cultural, entre outros.
No decorrer deste projeto, os alunos portugueses acolheram em suas casas os 10 alunos estrangeiros e esforçaram-se por fazê-los sentir-se o mais em casa possível.
Eu acolhi uma menina grega e posso dizer que gostei bastante! Nesta semana, nós conversámos sobre as nossas culturas, rimos, jogámos jogos, conhecemos características de Portugal e, mais importante, fizemos uma grande amizade.
Considero que um dos objetivos deste projeto está cumprido, uma vez que nós convivemos durante uma semana e posso dizer que as nossas diferenças culturais contribuíram para uma amizade ainda melhor em que todos os dias aprendemos algo novo uma sobre a outra! Além disso, as atividades que desenvolvemos trouxeram-nos mais saberes sobre a cidadania europeia e ajudaram-nos na colaboração e na criatividade.
Lara Nunes, 12ºD
No âmbito do AESA Erasmus+ 2024/2027, entre 24 a 28 de fevereiro, a ESSA acolheu 2 grupos de alunos em mobilidade, provenientes do Chipre e da Grécia. No total, recebemos 10 alunos, que ficaram alojados em famílias, e 5 professores.
Ao longo da semana, foram levadas a cabo inúmeras ações que pretenderam conjugar os diferentes objetivos dos projetos dos 3 estabelecimentos de ensino (Agrupamento de Escolas de Santo André, 4º Gel Rethymnou-Arsanio Sfakaki e Gymnasio Archangelou Lakatameias), a saber: os valores europeus (liberdade, dignidade humana, democracia, direitos humanos, igualdade e Estado de direito); a cidadania ativa; a inclusão; o multiculturalismo; as técnicas teatrais na sala de aula; as ferramentas digitais e a inteligência artificial.
No 1º dia, para além das atividades quebra-gelo “My selfie” e “Intercoolturaly”, os jovens apresentaram os seus países e cidades, assim como a presença e o cumprimento dos valores europeus nos mesmos. Houve, ainda, tempo para um workshop de técnicas teatrais, dinamizado pela encenadora Sofia Carô, e para um de artes (“The mask of human values”), coordenado pela professora Francisca Pataco e pelo estagiário Ivo Fernandes. No final da tarde, foi a vez da receção nos Paços do Concelho da CMB, pela Vereadora Arlete Cruz.
No 2º dia, rumámos à capital para uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, cuja interactividade encantou, em particular, os alunos cipriotas e gregos, e ao Oceanário de Lisboa que deixou todos deslumbrados com a beleza e diversidade marinhas.
O 3º dia foi dominado pelo teatro e pela presença da encenadora Sofia Carô, que conduziu os trabalhos. As dramatizações, que tanto divertiram e que versaram sobre os valores europeus, ocorreram durante a tarde. Pelo meio, foi, ainda, possível a participação dos alunos no workshop digital “Learning with AI” (professora Francisca Pataco). Ao final do dia, o encontro foi à volta da mesa e de deliciosas iguarias cipriotas, gregas e portuguesas, num jantar multicultural, que também envolveu as famílias.
No 4º dia, regressámos a uma Lisboa fria e chuvosa, que em muito dificultou as actividades previstas: o passeio pela Baixa lisboeta; a ida a Belém e a degustação dos famosos pastéis; o passeio no Hippotrip.
Finalmente, ao 5º dia, chegaram as despedidas, não sem antes os alunos exibirem breves vídeos que ilustraram os melhores momentos da semana; serem entrevistados pela AESA FM; e ter-se procedido à avaliação da mobilidade.
Houve, ainda tempo para a atribuição de certificados de participação, muitos abraços e algumas lágrimas.
Foi uma semana e tanto…
Em abril e maio próximos, será a vez dos alunos do AESA voarem, plenos de expectativas, até à Grécia e ao Chipre, respetivamente.
Maria Dias, subdiretora e professora de Português
Sara Calisto, professora de Português