No Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, a promoção da leitura é uma prioridade visível em diversos ângulos do nosso espaço escolar. Uma das evidências dessa dedicação é a afixação do lema/ logótipo do programa "aLeR mais e melhor" em pontos estratégicos da escola.
Esta iniciativa destina-se a criar um ambiente estimulante que recorde diariamente a importância da leitura para toda a comunidade educativa. O logótipo foi colocado em locais de grande circulação, servindo como um convite constante para que alunos, docentes e funcionários integrem a prática da leitura nas suas rotinas.
A visualização do logótipo não apenas inspira o envolvimento com a leitura, mas também fortalece a identidade do programa, reforçando o compromisso do Agrupamento em cultivar hábitos de leitura e promover uma cultura de literacia que se estende para além das salas de aula.
Camões entrou em palco e nós também!
Em parceria com a Rede de Bibliotecas de Coimbra, 47 alunos e 3 professores das turmas do 9.º B e 9.º C, viram e participaram no espetáculo “Sabes mais que um poema de dez cantos?”.
O objetivo foi (re)descobrir Camões. Com a participação de Diogo Carvalho e de vários alunos das escolas de Coimbra foi possível dar vida aos versos do poeta, através de várias atividades em palco.
Tudo aconteceu no Grande Auditório da Quinta das Flores da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
Bibliotecas Escolares do 1.º CEB
1.º período
Diogo Carvalho esteve nas nossas bibliotecas a falar sobre Direitos Humanos, em sessões muito dinâmicas e interativas.
No fim deixou um desafio: a elaboração de um cartaz que ilustrasse um dos Direitos
Um livro que fala sobre os Direitos Humanos e sobre a necessidade de os conhecermos para melhor os defendermos.
Este livro faz parte de um projeto artístico que revisita monumentos e paisagens de Coimbra antiga. Conta a história de Maria, uma criança de 6 anos que viveu em Coimbra, em 1929. Escrito em Português e Inglês, tem ilustrações de alguns monumentos e paisagens da cidade que já não existem e um CD com as canções que «Maria» aprendia na escola.
A escritora Alice Cardoso deslocou-se à EB da Conchada para dar a conhecer a história de Maria, numa performance que incluiu a leitura, a representação e a música. Tudo misturado com muita imaginação e boa disposição.
Uma história que conta a aventura de Ariela, uma pequena fada de asas transparentes que, com a ajuda das suas amiguinhas, vai tornar especial o Natal na cidade muito cinzenta e triste.
Alice Cardoso contou-nos a história da pequena Ariela numa sessão cheia de magia
25 de janeiro 2024
EB de Montes Claros
A escritora Lara Xavier esteve na biblioteca da EB de Montes Claros, nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro.
Nas duas sessões que realizou (1.º e 2.º anos) falou do seu percurso enquanto escritora e dos processos subjacentes à criação literária, o que se revelou uma excelente oportunidade para os nossos alunos conhecerem estratégias facilitadoras e potenciadoras da escrita e do processo criativo.
Ao longo da manhã, as crianças foram imergindo no universo das personagens que povoam as obras da autora e participaram ativamente na dinâmica das sessões.
No final, houve uma sessão de autógrafos e de fotografias.
22 e 23 de fevereiro de 2024
O escritor e contador de histórias Rodolfo Castro esteve no nosso agrupamento para dinamizar um conjunto de ações destinadas a alunos, professores e pais. Assim, durante dois dias, a comunidade escolar pôde usufruir da sua presença e conhecimento.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos das EB de Montes claros e da Martim de Freitas assistiram a duas divertidíssimas sessões de histórias.
Também os docentes usufruiram de uma formação de curta duração acreditada ("A Leitura Selvagem") onde o nosso convidado forneceu algumas pistas que ajudam a enriquecer e a apoiar o crescimento e o enriquecimento da experiência da leitura.
Os encarregados de educação e as famílias puderam, por sua vez, contactar com a arte de contar de Rodolfo Castro que, num serão agradável, presenteou-nos com um conjunto de histórias e narrativas plenas de humor.
Ailé! Ailé! …Zeca cantado e contado
Encontro com José Fanha e Daniel Completo
Na quarta-feira, 24 de abril de 2024, as turmas do 3.º e 4.º anos da EB de Montes Claros e a turma do 4º ano da EB de Santa Cruz assistiram ao espetáculo “Ailé, ailé…Zeca cantado e contado”, com José Fanha (poeta, declamador e companheiro de Zeca Afonso) e Daniel Completo (músico ex- “Ronda dos quatro caminhos”).
Esta iniciativa integra-se nas comemorações do 25 de Abril e é constituída por um diálogo entre a poesia e as canções de Zeca Afonso. Trata-se de uma oportunidade de os alunos ouvirem o testemunho de quem viveu o 25 de abril e de quem acompanhou Zeca Afonso.
No final, a turma do 4.º C da EB de Montes Claros brindou os autores com um poema construído a partir da primeira estrofe do poema “Centopeia”, incluído na obra de José Fanha “Mão no chão e pé no ar”
.
O espetáculo foi bem acolhido pelos alunos que reconheceram e entoaram algumas das canções.
No final, houve uma sessão de autógrafos.