No Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, a promoção da leitura é uma prioridade visível em diversos ângulos do nosso espaço escolar. Uma das evidências dessa dedicação é a afixação do lema/ logótipo do programa "aLeR mais e melhor" em pontos estratégicos da escola.
Esta iniciativa destina-se a criar um ambiente estimulante que recorde diariamente a importância da leitura para toda a comunidade educativa. O logótipo foi colocado em locais de grande circulação, servindo como um convite constante para que alunos, docentes e funcionários integrem a prática da leitura nas suas rotinas.
A visualização do logótipo não apenas inspira o envolvimento com a leitura, mas também fortalece a identidade do programa, reforçando o compromisso do Agrupamento em cultivar hábitos de leitura e promover uma cultura de literacia que se estende para além das salas de aula.
Nome da atividade: Leituras em Voz Bem Alta
Objetivo: Promover a leitura como experiência coletiva e partilhada, sensibilizando os alunos para a literacia e o prazer de ler, através de textos próximos dos seus interesses, e incentivar o contacto com a poesia, prosa e outros géneros literários, valorizando a leitura enquanto prática expressiva, significativa e envolvente.
Público-alvo: Alunos do 3.º ao 5.º ano (15 turmas, 308 alunos).
Parceria: Casa da Esquina.
Docentes envolvido: Professores Titulares de Turma, Diretores de Turma e Equipa da Biblioteca Escolar.
Nome da atividade: Fase Escola | Prova Escrita/Digital e Prova de Palco - Desafio de Leitura "Dar Voz aos Alunos"
Objetivo: Promover o gosto pela leitura, a reflexão sobre os livros lidos e a valorização da expressão escrita e digital, reforçando a importância da leitura no desenvolvimento pessoal e académico dos alunos.
Público-alvo: Alunos do 4.º Ano, 2.º e 3.º CEB (194 alunos).
Docentes envolvidos: Professoras e professores Titulares de Turma, e Professores de Português e Equipa da Biblioteca Escolar.
Parceria: Biblioteca Municipal de Coimbra.
No dia de Reis, 6 de janeiro, os alunos do 3.º ano do Centro Escolar de Montes Claros construíram histórias sobre os magos Gaspar, Baltazar e Melchior, partindo da leitura de excertos da obra "Os três reis do Oriente".
Seguindo pistas, imaginaram o caminho percorrido pelo deserto até chegar ao local traçado pela estrela.
Nome da atividade: Concurso “Vamos Viver o Natal” – Desafio de Ilustração de Postais
Objetivo: Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos a partir da leitura de obras literárias, incentivando a produção artística e a expressão pessoal através da criação de postais de Natal.
Público-alvo: Alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB ( 187 alunos)
Docentes envolvidos: Professores Titulares de Turma, Professores de Português, Professores de Educação Visual e Equipa da Biblioteca Escolar.
Parceria: Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O "Diário Inventado de Camões", produzido pelos alunos das EB1 de Montes Claros, EB1 de Coselhas e EB1 de Santa Cruz, no âmbito da Comemoração dos 500 anos do Poeta, durante ano letivo 2024-2025, foi apresentado no Congresso Internacional "Ensinar Camões no século XXI". O evento, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra., o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC), o Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), decorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na FLUC.
Todos os alunos, professores e encarregados de educação envolvidos fizeram um trabalho que mereceu o apreço da Comissão Organizadora.
Projeto: Poupar é Pensar no Futuro com Sabedoria e Bem-Estar- 5 ações de articulação com o curriculo.
Objetivo: Promover a literacia financeira entre os alunos, agentes de mudança- incentivar a reflexão sobre hábitos de poupança, tomada de decisões responsáveis e planeamento financeiro pessoal.
Público-alvo: Alunos do 4.º ano (21 alunos)
Docentes envolvidos: Professora titular da turma e equipa da Biblioteca Escolar.
Parceria: Biblioteca Escolar.
Pena vermelha
No dia 12 de novembro realizou-se, no âmbito do Clube de Leitura "De pequenino se torce o pepino" da EB1 de Santa Cruz, o encontro a distância entre os alunos do 1.º CEB e a escritora Vanessa Guarani Ratton, orientado pela nossa voluntária de leitura Teresa Sá.
A partir da leitura da obra "Pena vermelha", que criou com as autoras Kuri e Lucia Tucuju, ilustrada por Ani Ganzala, Vanessa relatou a sua busca pessoal da ancestralidade e explicou como, a partir do repertório infantil, reinterpretou o clássico conto infantil "O Capuchinho Vermelho", celebrado universalmente pelos irmãos Grimm. Com a leitura de "Pena Vermelha", a ecologia e o respeito pelos valores tradicionais de cada povo foram objeto de reflexão numa sessão interativa de perguntas e respostas.
Nome da atividade: A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar – Sessão com João Manuel Ribeiro
Objetivo: Proporcionar aos alunos contacto direto com um escritor e editor, permitindo-lhes compreender o processo de criação de histórias e poemas, explorar fontes de inspiração e motivação artística, e valorizar a leitura e a expressão literária de forma envolvente e emotiva.
Público-alvo: Alunos (226 alunos) do 1.º ciclo do Agrupamento.
Docentes envolvidos: Professores Titulares de Turma e Equipa da Biblioteca Escolar.
Parceria: Rede de Bibliotecas de Coimbra .
Nome da atividade de apoio ao curriculo: “Sabes mais que um poema de dez cantos?” – Espetáculo sobre Camões
Objetivo: (Re)descobrir Luís de Camões e dar vida aos seus versos através de atividades em palco, promovendo o contacto direto com a cultura camoniana.
Público-alvo: 47 alunos das turmas do 9.º B e 9.º C.
Docentes envolvidos: Professores de Português das turmas envolvidas, Diretores de Turma e Equipa da Biblioteca Escolar.
Parceria: Rede de Bibliotecas de Coimbra e Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.
Bibliotecas Escolares do 1.º CEB
1.º período
Diogo Carvalho esteve nas nossas bibliotecas a falar sobre Direitos Humanos, em sessões muito dinâmicas e interativas.
No fim deixou um desafio: a elaboração de um cartaz que ilustrasse um dos Direitos
Um livro que fala sobre os Direitos Humanos e sobre a necessidade de os conhecermos para melhor os defendermos.
Este livro faz parte de um projeto artístico que revisita monumentos e paisagens de Coimbra antiga. Conta a história de Maria, uma criança de 6 anos que viveu em Coimbra, em 1929. Escrito em Português e Inglês, tem ilustrações de alguns monumentos e paisagens da cidade que já não existem e um CD com as canções que «Maria» aprendia na escola.
A escritora Alice Cardoso deslocou-se à EB da Conchada para dar a conhecer a história de Maria, numa performance que incluiu a leitura, a representação e a música. Tudo misturado com muita imaginação e boa disposição.
Uma história que conta a aventura de Ariela, uma pequena fada de asas transparentes que, com a ajuda das suas amiguinhas, vai tornar especial o Natal na cidade muito cinzenta e triste.
Alice Cardoso contou-nos a história da pequena Ariela numa sessão cheia de magia.
25 de janeiro 2024
EB de Montes Claros
A escritora Lara Xavier esteve na biblioteca da EB de Montes Claros, nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro.
Nas duas sessões que realizou (1.º e 2.º anos) falou do seu percurso enquanto escritora e dos processos subjacentes à criação literária, o que se revelou uma excelente oportunidade para os nossos alunos conhecerem estratégias facilitadoras e potenciadoras da escrita e do processo criativo.
Ao longo da manhã, as crianças foram imergindo no universo das personagens que povoam as obras da autora e participaram ativamente na dinâmica das sessões.
No final, houve uma sessão de autógrafos e de fotografias.
22 e 23 de fevereiro de 2024
O escritor e contador de histórias Rodolfo Castro esteve no nosso agrupamento para dinamizar um conjunto de ações destinadas a alunos, professores e pais. Assim, durante dois dias, a comunidade escolar pôde usufruir da sua presença e conhecimento.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos das EB de Montes claros e da Martim de Freitas assistiram a duas divertidíssimas sessões de histórias.
Também os docentes usufruiram de uma formação de curta duração acreditada ("A Leitura Selvagem") onde o nosso convidado forneceu algumas pistas que ajudam a enriquecer e a apoiar o crescimento e o enriquecimento da experiência da leitura.
Os encarregados de educação e as famílias puderam, por sua vez, contactar com a arte de contar de Rodolfo Castro que, num serão agradável, presenteou-nos com um conjunto de histórias e narrativas plenas de humor.
Ailé! Ailé! …Zeca cantado e contado
Encontro com José Fanha e Daniel Completo
Na quarta-feira, 24 de abril de 2024, as turmas do 3.º e 4.º anos da EB de Montes Claros e a turma do 4º ano da EB de Santa Cruz assistiram ao espetáculo “Ailé, ailé…Zeca cantado e contado”, com José Fanha (poeta, declamador e companheiro de Zeca Afonso) e Daniel Completo (músico ex- “Ronda dos quatro caminhos”).
Esta iniciativa integra-se nas comemorações do 25 de Abril e é constituída por um diálogo entre a poesia e as canções de Zeca Afonso. Trata-se de uma oportunidade de os alunos ouvirem o testemunho de quem viveu o 25 de abril e de quem acompanhou Zeca Afonso.
No final, a turma do 4.º C da EB de Montes Claros brindou os autores com um poema construído a partir da primeira estrofe do poema “Centopeia”, incluído na obra de José Fanha “Mão no chão e pé no ar”
.
O espetáculo foi bem acolhido pelos alunos que reconheceram e entoaram algumas das canções.
No final, houve uma sessão de autógrafos.