5 a 9 de janeiro de 2026
Esta semana, a Biblioteca da Martim esteve em plena azáfama!
Foi tempo de recenseamento de candidaturas.
Os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos, apresentaram os livros que candidatam à eleição, defenderam escolhas, partilharam argumentos e mostraram que ler também é participar.
Histórias que apaixonam,
Personagens que marcam,
Livros que querem ser eleitos.
A democracia começa cedo… e passa pela Biblioteca
"10 Minutos a Ler": Um Momento Diário para Crescer com a Leitura
No nosso agrupamento, a leitura faz parte do dia a dia de todos, desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo (1784 alunos). A atividade "10 Minutos a Ler" é um momento especial, dedicado exclusivamente à leitura silenciosa, seja no horário curricular ou extracurricular.
Durante esses dez minutos diários, cada aluno escolhe um livro e mergulha na leitura, criando um hábito essencial para o seu desenvolvimento. Mais do que uma pausa na rotina, esta prática promove o gosto pelos livros, melhora a concentração, amplia o vocabulário e fortalece a imaginação.
Ao proporcionar esta oportunidade de leitura diária, estamos a incentivar um caminho de descoberta e prazer pela literatura, tornando a leitura uma experiência natural e valorizada no percurso escolar de cada aluno. Afinal, bastam 10 minutos por dia para criar leitores para a vida!
Diversificar a coleção | Aquisição de revistas/ jornais de acordo com os interesses e respeitando as sugestões dos nossos leitores.
Concursos de Leitura | Fase Escola
Encontro com...Sérgio Franclim | #encontrocom
Ler, Explorar e Criar: Atividades Lúdico-Pedagógicas na Biblioteca Escolar
No Dia Escolar da Não Violência e da Paz, 74 alunos do 8.º ano participaram numa sessão de Booktalk sobre inclusão e respeito mútuo, dinamizada pela Biblioteca Escolar e o Serviço de Psicologia e Orientação.
A partir da leitura do livro Como Ser um Leão, de Ed Vere, os alunos refletiram sobre as diferentes formas de violência escolar, com especial enfoque no bullying. A discussão realçou a importância da empatia e do respeito na construção de relações saudáveis.
A atividade culminou na criação de um compromisso em forma de versos, reforçando a necessidade de uma escola segura, onde todos se sintam valorizados.
Semana dos Afetos: A Escola como Espaço de Emoção e Partilha
Na Semana dos Afetos, a Biblioteca Escolar da EB Martim de Freitas, em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação, lançou um desafio especial aos alunos do 6.º ano e das turmas do 3.º e 4.º anos: refletir e expressar, através de palavras e emoções, o verdadeiro significado do amor.
Inspirados pelo célebre poema de Camões – "Amor é fogo que arde sem se ver" –, os alunos partilharam as suas definições de amor em palavras sentidas. Cada pensamento e emoção transformou-se numa folha da Árvore dos Afetos, que agora floresce repleta de sentimentos, simbolizando o que nos une e nos faz crescer.
Na Biblioteca Escolar, cada turma partilhou as suas reflexões e assumiu uma missão especial: ser um agente ativo do amor! O compromisso é transformar a escola num verdadeiro espaço de afetos, onde a empatia, o respeito e a amizade se multiplicam em cada gesto.
Porque o amor não se explica apenas… vive-se, partilha-se e faz a diferença!
Incentivar a leitura autónoma e a requisição de livros na biblioteca | Atividade Mensal
Mostras de livros: novidades divulgadas, semanalmente, na comunidade escolar
Encontro com... | Alunos do 2.º CEB (167 alunos) | #encontrocom
Feira do Livro | Atividade anual da Semana da Leitura | Comunidade Educativa
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade Cruzeta de Leituras, envolvendo um total de 46 turmas, 844 alunos e 51 docentes.
Cada turma recebeu uma Cruzeta de Leitura, um suporte simbólico onde foi colocada uma leitura selecionada para permanecer na sala de aula durante o mês de outubro. Esta leitura foi explorada e dialogada com os alunos nos momentos dedicados aos "10 Minutos a Ler", promovendo hábitos de leitura e reflexão.
A iniciativa destacou-se pela promoção de leituras com ciência e leituras transversais ao currículo, incentivando a ligação entre diferentes áreas do saber e o prazer da leitura. Através desta abordagem, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos, cruzar perspetivas e fortalecer a sua literacia, num ambiente de aprendizagem colaborativa e enriquecedora.
A Biblioteca Escolar agradece a participação de todos os envolvidos e reforça o compromisso de continuar a promover a leitura como um eixo essencial do percurso educativo dos alunos.
Taleigos de Leitura: A Leitura Vai à Sala de Aula
A Biblioteca Escolar (BE) seleciona cuidadosamente um conjunto de livros e disponibiliza "Taleigos de Leitura" para cada turma, incentivando o contacto regular dos alunos com a leitura. Atualmente, circulam pela comunidade escolar 104 "Taleigos de Leitura", que enriquecem a atividade diária "10 Minutos a Ler".
Esta iniciativa tem como principal objetivo promover o prazer da leitura e incentivar momentos de leitura silenciosa e autónoma. Ao proporcionar um acesso facilitado a diferentes géneros e autores, pretende-se contribuir para a criação de uma cultura de leitura na escola, tornando a leitura um hábito natural e significativo no quotidiano dos alunos. Quando os alunos, por qualquer motivo, se esquecem do livro recorrem ao "Taleigo de leitura"