Atualizado: E@D Ativo
A concretização do E@D pressupõe a utilização de estratégias distintas das que são usadas no ensino presencial. Procuraremos, neste espaço, apoiar os docentes do AE no conhecimento e utilização deste tipo de estratégias.
Para a atividade de teletrabalho, recomendamos o estabelecimento de rotinas e definição de horários que incluam momentos frequentes de pausa; devem ser cumpridas apenas as 7 horas de trabalho diárias; o docente pode definir um tempo para consultar a plataforma e responder a dúvidas; outro momento para dar feedback a tarefas já entregues e proceder à avaliação; outro para estar com alunos em sessão síncrona de videoconferência, de acordo com o calendário do PSA; e, por fim, outro para planificar a atividade da semana seguinte.
Recomenda-se que o professor não esteja constantemente a consultar as notificações de email sobre mensagens deixadas por alunos na plataforma; não deve, porém, deixar um aluno sem resposta por mais de 24 horas. Pode, por exemplo, dedicar dois momentos das sua horas de trabalho para essa tarefa.
"Webinars Leya - Educação a Distância" com Carlos Pinheiro :