Escola de projetos

O QUE É A ESCOLA DE PROJETOS?

A Semana de Geografia tem duas frentes de atuação: a formação inicial e continuada de professores e a aproximação entre a universidade e a escola pública.

A frente que busca aproximar a universidade da escola pública é a Escola de Projetos, em que os monitores da Semana de Geografia apoiam o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e inovadores de ensino e geografia nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

A Escola de Projetos funciona em três momentos: a monitoria, a apresentação e o Descobrindo o Campus. Veja abaixo como funciona cada uma desses momentos.

MONITORIA

A primeira atividade realizada com as escolas é a monitoria. Este é o momento em que os monitores constroem e desenvolvem coletivamente os projetos com os estudantes e professores.

As/os monitoras/es podem visitar as escolas localizadas na Região Metropolitana de São Paulo ou participar dos projetos virtualmente, através de chamada de vídeo, chat e e-mail, no caso das escolas localizadas nas outras regiões do estado de São Paulo. As monitorias ocorrem desde o resultado das inscrições até um dia antes do início da Semana de Geografia.

APRESENTAÇÃO

A apresentação dos projetos no Departamento de Geografia é o momento mais empolgante para nós e para vocês. Afinal, após quase um ano de desenvolvimento de projeto, vai acontecer um dos momentos mais gratificantes.

As escolas, no máximo quatro por período, vão mostrar umas às outras como elas interpretaram e desenvolveram os projetos acerca do tema proposto. Após as apresentações acontece um debate, em que as escolas dialogarão, enriquecendo o conhecimento e estimulando o senso crítico dos alunos.

DESCOBRINDO O CAMPUS

Enquanto quatro escolas estão apresentando os projetos, outras quatro escolas fazem uma visita guiada a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”. O intuito é mostrar toda a infraestrutura da qual dispõe a universidade.

Os roteiros são montados especialmente para cada escola, levando em consideração o projeto que está sendo desenvolvido. Museus, bibliotecas, institutos/faculdades/escolas e o Centro de Práticas Esportivas são alguns dos lugares visitados.

🍴

ENTRE A APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS E O DESCOBRINDO O CAMPUS, AS/OS ESTUDANTES SÃO LEVADOS PARA ALMOÇAR DE GRAÇA NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - O FAMOSO BANDEJÃO. O ALMOÇO TAMBÉM É FORNECIDO PARA AS/OS FUNCIONÁRIAS/OS E PROFESSORAS/ES QUE ACOMPANHAM AS ESCOLAS.