XXI SEMANA DE GEOGRAFIA

JUSTIÇA CLIMÁTICA NÃO BASTA

A SEMANA DE GEOGRAFIA EM 2023

Em 2024, a vigésima primeira edição da Semana de Geografia abordará o tema “JUSTIÇA CLIMÁTICA NÃO BASTA: Vamos repensar nosso mundo”, buscando tensionar o acalorado debate sobre as mudanças climáticas, em evidência nos últimos anos, a partir da perspectiva sistêmica em que os impactos são humanos e sociais. Nesse sentido, a Semana de Geografia vai se debruçar em abordar os aspectos econômicos, sociais e políticos das mudanças climáticas, que são muitas vezes tidos como subjacentes deste fenômeno. 

Levar a discussão sobre mudanças climáticas às escolas visa proporcionar compreensão das possíveis temáticas envolvidas e possibilitar o protagonismo dos estudantes e da comunidade escolar. A partir disso, pretende-se estimular a construção de uma escola democrática, onde os estudantes se percebam como agentes de transformação social e ambiental, capacitados para decidir sobre o uso do meio ambiente. Para isso, é fundamental conhecer o território escolar e suas características, incluindo áreas verdes e recursos hídricos muitas vezes negligenciados, para melhor entender os impactos ambientais locais e globais. Essa abordagem, integrada ao ensino de Geografia, possibilita aos alunos compreenderem e refletirem sobre a produção do espaço que estão inseridos.

Com a Escola de Projetos, sob o tema "Justiça Climática não basta" as escolas inscritas deverão propor seus projetos que serão auxiliados pela Comissão Organizadora da Semana de Geografia. Os resultados serão apresentados durante o evento final realizado em outubro na USP. 

Paralelamente, teremos encontros mensais, com temas propostos pelos próprios participantes, como professores, palestrantes convidados e demais interessados no curso que vem acontecendo desde 2020, esse ano em parceria com a FFLCH (acesse aqui para mais informações e saiba como se inscrever)

A participação na Semana de Geografia é inteiramente gratuita e fornecerá certificado de participação para as/os envolvidas/os.