Atualidade
Projetos e iniciativas
Projetos e iniciativas
Projetos e iniciativas que buscam incentivar a inclusão feminina na computação.
Participação da Disney no evento em 2023
Criado em 1994 por Anita Borg e Telle Whitney, o Grace Hopper Celebration of Women in Computing é o maior evento de tecnologia para mulheres e pessoas não-binárias. A conferência reúne milhares de profissionais, estudantes e líderes do setor para promover a diversidade e inclusão desses grupos no campo da tecnologia. O evento inclui palestras, painéis, workshops, feiras de carreiras, cerimônias de premiação e muitas outras atividades.
Com a missão de combater a disparidade de gênero na tecnologia, o Girls Who Code é uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece programas de verão para ensinar habilidades de computação a garotas jovens. Fundada em 2012 por Reshma Saujani, o projeto já teve mais de 500 mil alunas e estabeleceu parcerias com empresas como Dell Technologies, TikTok e Riot.
Promovida pelo GRACE (Grupo de Alunas de Ciências Exatas), do ICMC, a Technovation Summer School for Girls é realizada anualmente desde 2018 e tem o objetivo de oferecer oportunidades a garotas entre 8 e 18 anos de adquirirem conhecimentos de computação e empreendedorismo. A iniciativa também busca incentivar a participação no Technovation Challenge, um desafio internacional para estudantes dos ensino fundamental e médio. Nele, as equipes devem desenvolver um aplicativo que solucione um problema social.
Terminou a leitura? Gostaríamos de saber sua opinião! Conte-nos sobre sua experiência aqui.