O CA XXXI de Outubro é uma entidade formada e composta pelos estudantes da escola de enfermagem da USP. Ela existe desde 1944 e ocupa a antiga lavanderia desde 1977, que foi desativada em 1973. Durante a ditadura militar (1964-1985) e em decorrência de suas repressões constantes, se faziam necessários espaços para organização e discussão política, além de assuntos acadêmicos. Sua importância e atuação são históricas na luta em defesa dos direitos e interesses dos estudantes, levando a nossa voz e demandas às diversas instâncias da Universidade. A gestão atual é a Gestão Maria Barbosa.
Instagram: @caenfusp
Além desse importante papel de representação discente, o CA oferece com seu espaço físico um ambiente de trocas, socialização e formação político-cultural para os estudantes por meio das rodas de conversa, reuniões abertas, assembleias, cine-debates e eventos em conjunto com outros CA’ s da USP. Teve um papel fundamental na Luta em Defesa do HU (hospital universitário e um dos locais de campo de estágio da enfermagem), organizando e mobilizando os estudantes em passeatas, corujões e eventos de conscientização da população. Estiveram presentes nas manifestações em defesa da Educação e mantendo contato com as outras entidades estudantis, como o DCE Livre da USP, trocando vivências e experiências de modo a reforçar o lema "juntos somos mais fortes".
O CA da enfermagem é organizado através de eleições anuais que elegem uma gestão composta por no mínimo 9 membros oficiais e colaboradores. Essa associação de estudantes organiza reuniões periódicas fechadas para a gestão ou abertas, para que possam ser discutidas as demandas dos estudantes, a conjuntura política na qual estamos inseridos e qual nosso papel enquanto estudantes.