A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) foi criada em 31 de outubro de 1942, como parte integrante da Universidade de São Paulo. Tem por missão formar enfermeiras e enfermeiros visando promover a participação em estudos, pesquisas, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria do ensino e da prática de enfermagem, prestar serviços à coletividade, tendo em vista a transformação das condições de vida e saúde da população. Sua história é rica e se entrelaça com a história da Enfermagem no Brasil. Você pode conhecer melhor a história da Escola de Enfermagem da USP visitando o Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, situado dentro da própria EEUSP, no 1º Andar do prédio da Biblioteca. No site www.centrohistorico.ee.usp.br você poderá agendar sua visita, assistir vídeos que contam mais sobre a história da EEUSP e da Enfermagem e ainda fazer o download da cartilha "Escola de Enfermagem da USP - 80 Anos da Fundação à Consolidação de pontes com a História, a Sociedade e a Cultura", lançada em 2022.
O curso de Graduação em Enfermagem da EEUSP é composto por inúmeras disciplinas, obrigatórias e optativas, que são ministradas pelos quatro departamentos de ensino da Escola. Os Departamentos de Ensino da EEUSP são:
Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (ENC) - 3º Andar - Telefone: 3061-7544 - E-mail: enc@usp.br;
Departamento de Orientação Profissional (ENO) - 1º Andar - Telefone: 3061-7551 - E-mail: enoee@usp.br;
Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (ENS) - 2º Andar - Telefone: 3061-7652 - E-mail: ens@usp.br;
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (ENP) - 2º Andar - Telefone: 3061-7602 -
E-mail: enpee@usp.br.
O Serviço de Graduação fornece todo apoio logístico para o estudante de graduação. Ele esclarece dúvidas e fornece orientações sobre procedimentos de matrícula, dispensas, trancamentos, transferências, equivalências etc. O Serviço também é responsável por expedir documentos como atestado de matrícula e histórico escolar. É importante observar que o prazo para emissão da maioria dos documentos é de cinco dias úteis.
Telefone: 3061-7532 - E-mail: gradee@usp.br
Os Representantes Discentes representam os alunos da EE em reuniões, apresentando a opinião dos estudantes e levando a todos o que está sendo decidido na faculdade, portanto é necessário comprometimento. Não há limite de RDs por sala. São vários os colegiados onde os RDs estão inseridos, como a Comissão de Graduação (CG) – colegiado de referência para o graduando, Congregação (CGG), Conselho Técnico Administrativo (CTA), Conselho de Departamento (CD), Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Comissão de Cooperação Internacional da Escola de Enfermagem da USP (CCInt-EE), Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs), etc.
À CG compete coordenar as atividades de ensino de graduação, respeitadas as diretrizes e normas fixadas pelo Conselho de Graduação da USP. Toda atividade ou solicitação relativa aos estudantes de graduação, que não esteja descrita no calendário escolar ou regulamentada pelo Regimento Geral da USP deve ser encaminhada para análise da Comissão de Graduação. A Comissão de Graduação é composta por dois docentes de cada departamento de ensino da Escola, um representante do Hospital Universitário e dois representantes discentes. Atualmente a presidência da Comissão de Graduação está a cargo da Professora Dra. Marina de Góes Salvetti, docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (ENC). É possível ter 2 RDs titulares e 2 suplentes.
Órgão consultivo e deliberativo máximo da Unidade. É presidida pela Diretora da EE, Professora Dra. Regina Szylit. Algumas de suas atribuições são:
Aprovar o regimento da Unidade, Departamentos e suas modificações;
Propor ao Conselho de Graduação (CoG) a estrutura curricular dos cursos;
Propor ao Conselho Universitário a criação de cargos docentes;
Deliberar sobre a revalidação de diplomas de graduação obtidos no exterior em instituições de ensino superior (intercâmbio);
Opinar sobre a criação ou reformulação de cursos de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional), entre outros.
O RD participa de votações e pode levar demandas relacionadas a essas e muitas outras atribuições da Congregação. É possível ter até 2 RDs titulares e 2 suplentes.
Órgão assessor da Diretoria para questões administrativas, incluindo a questão orçamentária da Unidade. Também é presidido pela Diretora da EE. É uma experiência muito marcante e que te ensina como é mantida uma universidade pública, abrangendo visões críticas sobre como e onde é possível impactar e atuar positivamente. É possível ter 1 RD titular e 1 suplente.
Órgão deliberativo e consultivo no âmbito de cada Departamento. É nesse conselho que os estudantes têm representação discente. O RD atua na aprovação de estatutos no departamento, levantando demandas dos alunos a respeito das disciplinas oferecidas por aquele departamento, entre outras. É necessário ter comprometimento ao escolher ser RD, principalmente e mais especificamente no departamento ENO, se o RD falta em reuniões, por exemplo, algumas decisões não conseguem ser tomadas por falta de quórum. É possível ter 1 RD titular e 1 suplente no Conselho de cada Departamento (ENC, ENO, ENP e ENS - consultar aba "Departamentos de Ensino").
À CCEx compete atuar na execução dos programas da área de Cultura e Extensão na sua dimensão mais ampla, com o objetivo de promover a integração social da população universitária e desta com a sociedade. Na CCEx há debates sobre atividades fora do contexto de sala de aula, como as residências, mestrado e doutorado, eventos da escola e calendário USP, e também mantemos contato com a coordenação das ligas para fazer a disponibilização de espaço. O RD ajuda com sugestões de atrações para os eventos da faculdade. É possível ter 1 RD titular e 1 suplente.
Tem como objetivo coordenar atividades acadêmicas de cooperação internacional, dando apoio administrativo para ações de intercâmbio de discentes, acompanhando e divulgando editais.
Às CoCs competem o acompanhamento pedagógico dos estudantes de graduação. A EE possui duas Comissões Coordenadoras de Curso: a Comissão Coordenadora de Curso de Bacharelado e a Comissão Coordenadora de Curso de Licenciatura. Estudantes com eventuais dificuldades acadêmicas devem acionar a CoC. A Professora Dra. Paula Cristina Nogueira, docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirurgico é a atual coordenadora da CoC Bacharelado. A Professora Dra. Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega, docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica é a atual coordenadora da CoC Licenciatura.
Comissão Coordenadora de Curso de Bacharelado (CoCb): 2 RDs titulares.
Comissão Coordenadora de Curso de Licenciatura (CoCl): 1 RD titular e 1 suplente.
Nas instâncias em que é possível ter suplente, apenas o RD titular vota (o suplente pode substituí-lo e votar em seu lugar, caso o titular não possa ir). Mas ambos podem participar de reuniões e trabalhar juntos, o que deixa a representação muito mais colaborativa, não sobrecarregando o RD. As vagas vão sendo preenchidas conforme a quantidade de inscritos para cada representação. A ordem é do mais votado para o menos votado preenchendo todas as vagas titulares e, em seguida, as vagas para suplente.
Obs.: As Comissões de Pesquisa e de Pós-Graduação não oferecem assento a estudantes de graduação.
As Salas Pró-Aluno são laboratórios de informática que possibilitam ao aluno a utilização de computadores conectados em rede e impressora para uso acadêmico. A Sala Pró-Aluno da EEUSP está localizada no primeiro andar do prédio principal, com horário de funcionamento das 8h às 22h em dias úteis.
O computador pode ser acessado com um login enviado via e-mail pela Equipe de Informática da EEUSP no início do primeiro semestre, com senha posteriormente alterada pelo aluno. Caso o aluno ainda não tenha acesso ao login e senha de uso, os monitores plantonistas da Sala estão à disposição para auxílio no acesso e requerimento de login. Mensalmente é liberado um número coletivo de cotas de impressão, ou seja, o uso da impressora é coletivo e deve ser utilizado com parcimônia, sendo proibido a impressão colorida e de livros ou documentos extensos.
A Ouvidoria da Escola de Enfermagem tem como foco ser um canal de comunicação para que a comunidade da EEUSP e cidadãos em geral possam ter suas demandas recebidas e analisadas quando estas não foram plenamente ou satisfatoriamente atendidas por outros meios, no que tange às atividades e funções da EEUSP. Esta é uma instância que se propõe a acolher e ajudar a comunidade no encaminhamento de manifestações que surjam a partir da necessidade da resolução de problemas ou dificuldades encontradas pelos usuários a fim de alcançar o máximo de efetividade na resolução das questões, sejam elas denúncias, reclamações, sugestões ou elogios.
O atendimento é extensivo aos alunos, ex-alunos, professores, ativos ou aposentados, servidores técnicos e administrativos, bem como a qualquer pessoa que tenha alguma interação acadêmica, administrativa ou mesmo eventual com a EEUSP, e que traga alguma questão que ainda não conseguiu resolver em demais instâncias.
As manifestações, tais como denúncias, reclamações, sugestões ou elogios devem ser encaminhadas via link http://www.ee.usp.br/site/index.php/paginas/mostrar/3711/3330/201