A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) tem por função propor, coordenar, centralizar e apoiar políticas transversais na universidade para os alunos(as), docentes e servidores(as) que se refiram a políticas inclusivas e de permanência, pautadas sob a ótica da equidade e da interseccionalidade. Tais políticas incluem em seu escopo a saúde integral, com especial atenção à saúde mental, as questões socioeconômicas, étnico-raciais, culturais e de gênero, assim como de acessibilidade para pessoas com deficiências, garantindo a consolidação do pertencimento, respeitadas as suas singularidades. Deve se traduzir em programas e ações capazes de viabilizar simultaneamente a participação coletiva, a pluralidade de saberes, como a produção de temas e recortes de conhecimento, garantindo efetivas trocas e permeabilidades com a sociedade.Para tanto, a PRIP será estruturada em cinco áreas que, necessariamente, trabalharão de forma articulada. São elas:
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) foi criada em 5 de maio de 2022. Compõe, juntamente com a Reitoria as outras quatro Pró-Reitorias (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Cultura e Extensão), os órgãos centrais executivos da Universidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: https://prip.usp.br/
A concessão de auxílios assistenciais aos estudantes de graduação é quase que em sua totalidade disponibilizada pelo Centro USP de Acolhimento e Referência de Estudantes - CARE (ou Superintendência de Assistência Social - SAS), órgão ligado à estrutura administrativa da Reitoria da Universidade de São Paulo, é o setor responsável pela análise e concessão de auxílios assistenciais (social, restaurante, creche e educação infantil, passe escolar, moradia estudantil e outros) aos estudantes.
Para saber mais, acesse o site: https://sas.usp.br
Estudantes ingressantes, que estão no primeiro ano de cursos de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem receber auxílio financeiro mensal e alimentação totalmente subsidiada desde o primeiro dia de aula. O processo para receber o benefício é feito no momento da matrícula eletrônica, rápido e de forma declaratória.
Atenção: esse suporte é fornecido apenas durante o primeiro ano de curso. Caso a/o estudante continue em situação de vulnerabilidade, deve fazer a inscrição no PAPFE nos anos seguintes.
O PAPFE é um programa para a concessão dos benefícios, de acordo com a necessidade e os recursos determinados pela Universidade, priorizados em processo de classificação socioeconômica com critérios unificados e pré-estabelecidos para todos os campi da USP. A seleção dos alunos, implementação e acompanhamento dos benefícios do PAPFE são coordenados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Os alunos que podem se inscrever são aqueles devidamente matriculados em curso de graduação da USP que estejam cursando a primeira graduação, inclusive os estudantes intercambistas.
O prazo para as inscrições e pré-requisitos necessários para a concessão dos benefícios se encontram em : https://prip.usp.br/apoio-estudantil/ e no Edital PAPFE 2023, e não são prorrogados, portanto, se atente às datas!
Os benefícios disponibilizados pelo PAPFE, são:
Vaga em moradia estudantil (Apoio Moradia);
Auxílio Financeiro;
Auxílio Alimentação;
Auxílio-Livros.
Os estudantes priorizados na seleção socioeconômica e não contemplados com vaga em moradia concorrerão ao Auxílio Financeiro.
O Apoio Moradia deve, obrigatoriamente, ser reavaliado anualmente. Para mais informações, acesse o Edital PAPFE 2023 ou o Site da PRIP
O PUB visa unir as atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP, de forma a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, com um apoio financeiro.
Os docentes, que atuarão como orientadores, poderão apresentar projetos em uma das três vertentes: ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão. Os estudantes interessados devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente.
Para maiores informações, consultar o Edital PUB.
Para que o aluno seja inscrito no Programa Unificado de Bolsas, o interessado deve ter feito sua inscrição prévia no PAPFE, realizando todos os procedimentos necessários, inclusive anexando os documentos que sejam solicitados e, desse modo, obter, do PAPFE, a pontuação socioeconômica. Para tanto, os estudantes deverão acessar o sistema https://uspdigital.usp.br/jupiterweb e se inscrever no ícone Programa de Bolsas – PAPFE. Uma vez tendo status inscrito ou qualificado no PAPFE, o estudante poderá se inscrever nos projetos disponíveis no PUB-USP através do sistema JupiterWeb.
As bolsas tem vigência de 12 meses, com o valor de R$ 500,00.
Conforme legislação em vigor, o pagamento é realizado exclusivamente em conta corrente do Banco do Brasil com titularidade do beneficiado.
A carga horária de atividades do bolsista no projeto é de 10 (dez) horas semanais, perfazendo um total de 40 (quarenta) horas mensais.
Para mais informações a respeito dos requisitos de inscrição, processo de seleção do estudante, concessão de bolsa, pagamento, frequência e outros, acesse o Edital PAPFE 2023.
Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP (IC/ICT) visa garantir que os estudantes de graduação aprendam por meio de métodos científicos e de técnicas de sua área de atuação através do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente, pós-doutorando ou pesquisador colaborador da USP com título de doutor.
Se trata de um programa do CNPq que concede anualmente bolsas de Iniciação Científica no valor de R$ 700,00 e vigência de 12 meses.
O docente qualificado escolhe e indica um estudante que atenda aos requisitos com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas para a bolsa.
O projeto submetido deve conter até 10 páginas a ser enviado deve conter: Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências (o projeto pode ser individual do bolsista ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo estudante bolsista). Assim que a pesquisa for submetida, caso seja aprovada pelo Comitê de Ética, o processo de seleção será realizado pela Comissão de Pesquisa, que deverá avaliar e classificar as propostas da Unidade de acordo com a priorização dos pedidos, passar por todos os processos de avaliação e caso seja enfim aprovado o estudante poderá realizar a pesquisa, sendo que, ao final da vigência da bolsa, deverá apresentar o projeto e resultado no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) que tem como objetivo divulgar resultados de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais.