CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2025-1
Capacitações docentes realizadas no primeiro semestre 2025
Capacitações docentes realizadas no primeiro semestre 2025
29/01/2025
Primeira oficina de Capacitação Docente promovida pela Gestão Pedagógica - GEPE - da UNIVALE, dentro do evento institucional de início das atividades acadêmicas do 1º semestre 2025.
O objetivo foi o de alinhar o setor da Gestão Pedagógica aos Núcleo Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos da UNIVALE, para planejamento de ações efetivas de organização didático/pedagógica, com o propósito de tornar os conteúdos programáticos mais adequados à realidade das profissões, bem como melhores estruturados na correlação com DCN's, PDI's, PPC's, Portfólios, Planos de Ensido e Planos de Aulas.
03/02/2025
Realizou-se no Hermirão (grande auditório da UNIVALE - Campus II) a palestra oganizada pelo GEPE - Gestão Pedagógica, cujo objetivo foi trazer respostas para os seguintes questionamentos:
Por que avaliação continua sendo um desafio no processo de ensino/aprendizagem?
Por que a Educação está sempre em transformação?
Por que a avaliação impacta o desenvolvimento dos alunos?
Sempre na busca da melhoria contínua, a instituição mais uma vez se esforça em encontrar modos mais efetivos para tornar o processo de transformação de indivíduos em cidadãos dignos e profissionais competentes, o mais próximo da excelência.
04/02/2025
A oficina "Balanço do Equilíbrio Docente" foi um momento de reflexão promovido pelo GEPE, sobre como os docentes da UNIVALE estão preparados para enfrentar as adversidades do dia a dia acadêmico, considerando tantas variáveis que impactam decisivamente no cotidiano das ações de ensino/aprendizagem dos cursos.
Com a participação do pessoal do ESPAÇO A3, os participantes tiveram a oportunidade de externar suas experiências e dificuldades para trabalhar de forma mais efetiva na construção do conhecimento científico.
Desde problemas acadêmicos/pedagócios, até psicológicos, diversas situações corriqueiras foram tratadas durante a manhã, como mais uma ação de melhoria contínua pela busca da excelência na formação e transformação das pessoas.
05/02/2025
Em mais uma oficina de capacitação profissional realizada pela Gestão Pedagógica - GEPE - da UNIVALE, no período da manhã, tratou-se da ampliação do conhecimento sobre questões avaliativas do tipo objetivas padrão INEP, bem como conhecer as funcionalidades do aplicativo EvalBee para correção de gabaritos de prova via celular.
05/02/2025
Da Sala à Lei: Direitos, Convenções e Prática no Dia a Dia, foi uma palestra institucional promovida pela Fundação Percial Farquhar - FPF, realizada no período noturno, para orientar e alinhar os funcionários com relação aos registros e evidências de jornada de trabalho, de tal forma que a remuneração calculada pelo departamento pessoal seja justa para todos.
O foco principal foi com relação às implementações nos processos de registro e evidenciação de jornada de trabalho, de modo que sejam simplificados, sem perder a qualidade e, especialmente, a legitimidade com relação ao regramento trabalhista.
06/02/2025
Divulgação do resultado da 9ª edição do Prêmio Inovação, uma iniciativa da UNIVALE que visa reconhecer e valorizar as práticas inovadoras desenvolvidas por docentes, técnicos administrativos (PTA) e estudantes da universidade.
Mais uma vez o curso de Ciências Contábeis foi agraciado, agora pelo projeto integrado com o curso de Arquitetura e Urbanismo. A ação correspondeu à orientação dos alunos de arquitetura, através do Escritório Modelo de Arquitetura, aos de contábeis quanto ao layout das empresas criadas no plano de negócio correspondente ao trabalhado interdisciplinar do 8º período.
O valor agregado aos planos de negócio, com o apoio do curso de Arquitetura, foi imenso, dando qualidade e assertividade aos trabalhos, chamando a atenção pela riqueza de detalhes que os layouts tiveram.
Esta foi uma experiência importante para os alunos de contábeis, pois os de arquitetura mostraram a importância de um bom projeto de layout não só com relação a design, mas como ponto forte para contribuir com o desempenho das operações dentro de espaços otimizados para a execução das atividades cotidianas das empresas e com isso, reduzindo o esforço operacional, o que impacta significativamente nos gastos, melhorando o resultado.
27/03/2025
A transformação digital no ensino superior tem se intensificado nos últimos anos, especialmente após a pandemia, exigindo dos docentes novas competências pedagógicas e tecnológicas. Diante desses desafios, a proposta do 1º momento formativo da Conexão GEPE em 2025, é apresentar os fundamentos institucionais da Universidade Vale do Rio Doce para a implementação das Disciplinas Digitais nos cursos de graduação presencial; discutir sobre a perspectiva dos modelos pedagógicos e metodológicos da EaD; avaliar os processos e avanços conquistados e fomentar práticas pedagógicas inovadoras que aproveitem os recursos digitais para promover o engajamento discente e resultados de ensino-aprendizagem mais efetivos.
A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) promoverá, nos dias 07 e 08 de julho de 2025, a VII Jornada de Educação Inclusiva, evento que se consolida como um espaço significativo de reflexão, formação e atualização para o corpo docente, no que tange aos desafios e às conquistas relacionadas à inclusão no ensino superior.
A presente edição tem como principais objetivos: ampliar o conhecimento e a conscientização acerca dos direitos educacionais das pessoas com deficiência no contexto universitário; esclarecer sobre as práticas pedagógicas inclusivas voltadas à efetivação do processo de ensino e aprendizagem, com destaque para a construção e implementação do Plano Individual de Desenvolvimento (PID), bem como das adaptações metodológicas necessárias; e, sobretudo, promover o fortalecimento da acessibilidade atitudinal – elemento fundamental para a construção de uma cultura de paz, respeito e acolhimento no ambiente acadêmico.
Este diálogo ampliado com a comunidade interna e externa reforça o compromisso institucional da UNIVALE com a democratização do acesso, a permanência qualificada e o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Alinha-se, ainda, ao Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade da Universidade (Resolução CONSUNI: 018/2024), bem como aos princípios estabelecidos pelo Regimento Geral e pelo Regulamento Ético-Disciplinar, os quais preconizam o respeito à diversidade, a empatia, a responsabilidade social e a convivência ética como fundamentos de uma educação superior inclusiva, equitativa e transformadora.