As atividades complementares realizadas pelos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, visam à realização de estudos transversais, opcionais, de interdisciplinaridade e de permanente atualização profissional específica, sobretudo, nas relações profissionais, nas ações de pesquisa e de ensino que associem teoria e prática e nas ações de extensão desenvolvidas junto à sociedade.
Constituem atividades de natureza acadêmica, profissional e sociocultural e fomentam a prática de estudos independentes de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, possibilitando aos discentes novos conhecimentos, adquiridos não somente no ambiente acadêmico, mas também em atividades independentes, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
São espaços e momentos de enriquecimento curricular, que ampliam as oportunidades dos discentes para se apropriarem do conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que o capacitarão a ser um bom profissional em sua área específica. Sendo assim, oportuniza a oxigenação do currículo permitindo outras atividades além das previstas no formato tradicional das aulas e práticas convencionais. Possibilita a abertura de espaços para o exercício da aprendizagem em outros lugares e tempos diferenciados dos da sala de aulas, oficinas e laboratórios, constituindo-se, porém, como oportunidades curriculares significativas.
A relação das atividades complementares com suas respectivas cargas horárias é apresentada em regulamento próprio, bem como nos projetos pedagógicos dos cursos. Os estudantes apresentam os seus documentos comprobatórios das atividades complementares por meio do ensino, pesquisa/iniciação científica e extensão para validação em seu curso.
De acordo com o estabelecido pelo curso de Ciências Contábeis, as Atividades Complementares se organizam segundo as três dimensões indissociáveis conforme regulamento: atividades de ensino, atividades de pesquisa e atividades de extensão.
Todas as atividades complementares são monitoradas e controladas por meio de uma sala criada no Google Classroom, na qual os alunos entregam seus certificados de participação em seminários, congressos, fóruns, cursos e eventos correlatos, cujos conteúdos são pertinentes à matriz curricular.
Os documentos são validados e avaliados por um professor responsável, com o devido registro das respectivas cargas horárias no sistema acadêmico.