2025
2025
17/01/2025
Confirmado pela Receita Federal o resultado do desempenho do NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis: Com relação ao ano anterior, o NAF passou de 3º para 1º lugar em nível de serviços prestados em Minas Gerais, sendo que em nível nacional, saiu da 4ª para a 2ª colocação.
Com a reestruturação do núcleo, agora mais alinhado ao escopo acadêmico da instituição, espera-se que o desempenho, além de impactar no desenvolvimento e crescimento pelos atendimentos realizados à comunidade, também impacte em pesquisas científicas que contribuam com soluções relevantes para o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade, considerando que a Ciência Contábil Aplicada é conhecimento acadêmico essencial para o equilíbro socioeconômico.
Que em 2025 o cenário favoreça ainda mais o empenho das pessoas envolvidas no NAF, para que a UNIVALE se fortaleça como um ator relevante para Governador Valadares e Região e que as parcerias se consolidem e aumentem, para que a abrangência seja ainda maior!
14/02/2025
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, participou da comemoração dos 23 anos de atuação da ASCANAVI - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, no município de Governador Valadares. O NAF muito contribuiu para a constituição da associação, bem como tem acompanhado seus associados, orientando-os quanto às questões fiscais, isto é, tributárias, trabalhistas e, especialmente, previdenciárias.
Esteve presente ao evento o GIT - Gestão Integrada do Território, da Escola de Pós-Graduação da UNIVALE, pois muito se tem pesquisado, e o resultado destas pesquisas tem contribuído para o fortalecimento da associação em nível de ações que melhorem as condições de trabalho e, com isso, as questões de meio ambiente. Além disso, o GIT tem participado da história e evolução da associação desde seus primórdios.
Um belo trabalho que tem favorecido a cidade de Governador Valadares na coleta seletiva e na reciclagem de lixo, promovendo o bem estar e a qualidade de vida do município.
Sabe-se que muito ainda há para ser feito, mas seria muito mais, não fosse os esforços da ASCANAVI para promover o desenvolvimento e crescimento do município ao longo destes anos de muita luta.
03/04/2025
No período da manhã, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, professor Mauro Guariente, reuniu-se com o Diretor Operacional do CRC/MG, Júlio César da Silva. O objetivo foi estreitar as relações entre as instituição, com a preocupação maior pela formação de novos profissionais para a área, dada a escassês de recursos humanos para o processo. O CRC, na sua missão, apresentou os recursos em formação profissional ofertados, sendo que o coordenador do curso irá aproveitar este canal para ampliar a capacidade de formação de egressos para além da UNIVALE. Espera-se uma parceria que una as instituições para que no futuro, em médio prazo, tenhamos uma produção de capital humano adaptado e preparado para as novas tendências do mercado, especialmente no que se refere às tecnologias de informação e de inteligência artificial.
No período da tarde, o coordenador do curso representou o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, na cerimônia de entrega dos prêmios oferecidos pela Receita Federal - Rede NAF, por conta dos desempenhos conquistados no exercício de 2024. Com é sabido, o NAF do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE foi o 2º melhor do Brasil e o 1º em Minas Gerais no quesito prestação de serviços de orientações fiscais a mais de 1.500 atendidos, alcançando a marca de mais de 24.000 serviços prestados. Ainda, o NAF alcançou a marca de 13 das 18 boas práticas previstas pelo programa de Cidadania Fiscal.
28/07/2025
NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - mantém o posto de liderança regional e NACIONAL em serviços prestados!
A expectativa é a de que o desempenho melhore a partir de 2025/2, com a reestruturação do CAUC, aumentando o escopo do NAF com a participação de dois professores na dimensão acadêmica (professor Luan Sodré e professora Luana Freitas). Isto deve expandir a penetrabilidade do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE em nível de pesquisa científica e de projetos de extensão curricular, o que impactará no quesito "Boas Práticas", pois denota ações sociais para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico.
Espera-se a consolidação das interações e integrações com o programa de pós-graduação da UNIVALE, o GIT - Gestão Integrada do Território, o que deve impactar positivamente na relação entre a IES e a comunidade locorregional.
12/09/2025
Os cursos de Ciências Contábeis e Direito da UNIVALE, participaram de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM-GV, cujo objetivo foi o de divugar o programa MULHER CIDADÃ, do Ministério da Fazenda, do qual o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIVALE - é o agente em Governador Valadares, com base em Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal do Brasil e a Instituição de Ensino Superior. Representaram os cursos o professor Mauro Guariente e a professora Dra. Sara Edwirges Barros Silva.
De acordo com a pauta da reunião, a violência contra a mulher foi tema e uma das reinvidicações do CMDM era por um aparelho celular a ser doado para a PPVD - Patrulha de Prevenção à Violência da Mulher, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao saber desta demanda, o professor Mauro Guariente, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, prontificou-se em ceder o aparelho celular, o qual estava de posse do NAF para atendimento aos microempreendedores individuais MEI.
Entendendo-se ser uma demanda de extrema importancia ao município e dada a urgência para a solução do problema, ficou acordado que o repasse seria feito, já que o aparelho foi uma doação da prefeitura de Valadares, por meio da Receita Federal, ao NAF em 2022.
O aparelho a ser doado estava ainda estava lacrado na embalagem original e, sendo oportuno para incrementar o canal de comunicação da PPVD junto à comunidade, melhorando o já inestimável serviço prestado pela PMMG à cidade de Governador Valadares.
18/09/2025
O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, repassou para a PPVD - Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica - um aparelho celular que, anteriomente havia sido doado pela Prefeitura Municicipal de Governador Valadares/Receita Federal, cujo objetivo era incrementar a capacidade produtiva nos atendimentos junto aos microempreendedores indfividuais - MEI.
Como havia a necessidade de melhorar/ampliar o canal de atendimento da PPVD junto à comunidade na prevenção/combate à violência contra mulher, o NAF se compadeceu desta demanda, cedendo o aparelho para a Polícia Militar de Minas Gerais, no 6º Batalhão em Governador Valadares.
A cada minuto de 2020, alguém ligava para um centro de denúncias para relatar um caso de violência doméstica contra mulheres. Esses dados estão no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Somente o Disque 190 recebeu 694.131 ligações sobre violência doméstica, total 16,3% maior do que o ano anterior. Por dia, ao menos 630 mulheres, no Brasil, procuraram uma autoridade policial para denunciar um episódio de violência doméstica.
Diante desse contexto, a Polícia Militar de Minas Gerais criou a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) que presta serviço de proteção às vítimas reais ou em potencial. A guarnição tem a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar.
Em Governador Valadares, o PPVD (Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica) é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que trabalha em parceria com outros órgãos municipais e estaduais para oferecer um atendimento completo às vítimas.
A equipe do PPVD de Governador Valadares é formada por policiais militares capacitados, sendo obrigatoriamente um homem e uma mulher em cada guarnição. A missão desses agentes é desestimular a reincidência da violência doméstica e familiar.
Além da guarnição da PMMG, a rede de enfrentamento à violência em Valadares, que atua em conjunto com o PPVD, inclui:
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): Unidade da Polícia Civil que investiga crimes de violência doméstica.
Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): Envolve o acompanhamento de medidas protetivas de urgência.
Outras instituições da rede municipal: Incluem serviços de apoio jurídico, psicológico e social, como a Secretaria Municipal de Saúde, que publicou boletins epidemiológicos sobre a violência contra a mulher.
O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE estará presente, concorrendo ao prêmio "Selo OURO", pelo desempenho em 2025 como unidade de atendimento da "Rede Aqui tem SEBRAE".